A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
estatistica

Pré-visualização | Página 2 de 2

suponha que x assuma valores inteiros não negativos. E dito que x possui uma distribuição de Poisson com media onde ( ʎ > 0) se a função de probabilidade de x .
Como há situações em que n ou a + b são grandes, a distribuição de Poisson fornece aproximações uteis. Também observe que a distribuição de Poisson envolve apenas um parâmetro, np. 
A distribuição de Poisson tem muitas aplicações importantes que não apresenta ligações direta com a distribuição binomial, nesse caso, np, é substituído pelo parâmetro ʎ( letra grega minúscula lambda) e a probabilidade de se obter x sucesso é calculada pela formula: 
 X = 0,1,2,3........
Onde ʎ é interpretado como o numero esperado, ou media, de sucessos. Essa formula se aplica a muitas situações em que podemos esperar um numero fixo de “ sucesso” por unidade de tempo (ou por qualquer tipo de unidade).
Na pratica, as probabilidades do Poisson ( os valores de distribuição do Poisson )raramente são calculadas por substituição direta na formula ou usadas uma tabela especial. Essa tarefa pode ser simplificada enormemente usando um computador. Lembrando que os símbolos representa uma constante que e aproximadamente igual a 2,71828......
 
Referencial teórico 
Noções de probabilidade e estatística. Autor Marcos Nascimento Magalhões e Antônio Carlos Pedrosa de lima. 6º ed São Paulo. (Editora da universidade de são Paulo 2004-academia; 40)
Estatística aplicada: economia, administração e contabilidade/ John E. Freund; tradução Claus Ivo Doering.—11. ed—Porto Alegre: Bookman, 2006.
PDF. Estatística geral, LUIS FELIPE DIAS LOPES, DR.DE UFSM 2003.
PDF. Estatística curso 1. Ministério das ciências e tecnologia, instituto nacional de pesquisa espacial. Dr. Corina da costa Freitas. MSc. Corina Daleles Renno. MSc. Manoel Araújo Sousa. Material de referencia para o curso 1 de estatística. INPE São José dos Campos, Março de 2003.