Buscar

Atividade 1 RH I Unigranet

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
	
	
	
ATIVIDADE 01
01. Conceitue Administração de Recursos Humanos. Liste as políticas tradicionais de RH.
A Administração de Recursos Humanos, em outros tempos, tratava da vida funcional do empregado, porém somente daquilo que é corriqueiro em uma empresa, como pagamento, férias, abonos, dentre outros. Estudando melhor aqui se percebe que a ARH é uma ferramenta que visa influenciar os relacionamentos dentro da empresa e que trata também de assuntos, antes, nunca vistos. Vai desde a percepção de talentos até a formação de líderes. Isso nos leva a uma tarefa difícil na hora de conceituar a ARH. Mas creio que é uma ferramenta que lida mesmo com seres humanos, então a ARH deve ser uma estratégia organizacional que faça com que os funcionários se sintam bem no ambiente de trabalho, possam mostrar seus talentos e ainda dá chances para que um funcionário em potencial possa ser reconhecido na organização. Além, é claro de tratar também dos assuntos corriqueiros citados acima.
02. Dentre os diversos objetivos da ARH nas organizações, caracterize pelo menos 03 dos apresentados na aula. Argumente sua visão sobre eles; 
- Facilitar a implantação de mudanças: a ARH, tendo um profissional antenado, deve ser flexível e aceitar mudanças, principalmente pelo fato de ser uma ferramenta que pode descobrir líderes e descobrir talentos.
- assessorar no crescimento pessoal e profissional das pessoas: uma boa política de RH ajudará o funcionário a crescer profissionalmente e pessoalmente, ensinando o mesmo a lidar com situações difíceis e ainda ensinando no trato com outras pessoas, isso ele levará para toda a sua vida.
- desenvolver planejamento de carreira: muito importante para que o profissional se sinta motivado a fazer tudo melhor e com mais vontade, pois sabe que poderá crescer na empresa. 
03. Quais as observações em relação ao perfil, atuação, responsabilidade do ADMINISTRADOR DE RECURSOS HUMANOS? Argumente sua resposta; 
O Administrador de recursos humanos de ser um profissional que saiba lidar com gente, pois ele poderá visualizar uma qualidade aqui e outra ali, em um ou outro funcionário e também visualizar defeitos. Ele deve saber lidar com todas as intempéries da empresa e fazer com que haja sucesso na mesma através de seu trato com todos e de seu olho “clínico” para vislumbrar as qualidades. Esse profissional deve ser comunicativo, talentoso, dentre outros.
04. A Administração de Recursos Humanos na perspectiva contemporânea:
XA - cuida da parte referente ao desenvolvimento das pessoas que pertencem à organização.
B - encarrega-se das rotinas trabalhistas, tendo sob sua responsabilidade a administração dos eventos burocráticos decorrentes do contrato de trabalho.
C - encarrega-se da definição de metas e objetivos estratégicos a partir dos quais se define o recrutamento e a seleção de recursos humanos.
D - cuida das relações trabalhistas externas da empresa com os sindicatos, com o Governo e com outros órgãos públicos.
E - responsabiliza-se pela operacionalização das estratégias de desenvolvimento organizacional das empresas.
05. Desenvolver papéis de recursos humanos e criar um RH estratégico e eficiente na organização reúne um conjunto de desafios ao administrador. Leva-se tempo para ser capaz de entender a complexidade do ambiente e também a conhecer todas as necessidades da empresa. As práticas de Gestão de Pessoas 
A - devem criar aptidões organizacionais que aumentem o nível de competitividade das empresas.
B - não precisam estar alinhadas ao que o mercado exige, pois o RH e a própria gestão de pessoas está vinculada ao ambiente interno.
C - são eficazes quando a empresa que as adota tem bastante dinheiro para realizá-las. Normalmente empresas de médio e grande porte tem RH bem desenvolvido. 
D - têm influência apenas em aspectos internos das empresas.
XE - NDA
ATIVIDADE 02
01. O que é uma Organizacional Empresarial? Conceitue e Exemplifique; 
Organização empresarial é um grupo de pessoas que se juntam para produzir produtos ou serviços com a finalidade de alcançar resultados econômicos ou sociais. Essas organizações podem ou não ter interesses econômicos.
02. Quais os desafios da Administração de Recursos Humanos, frente à diversidade de ambientes organizacionais? Justifique sua resposta
A cada dia o mercado é mais competitivo e é necessário atender às novas exigências desse mercado, isso só será possível com um bom contingente de pessoas e é aí que entra a administração de RH, tentando manter pessoas capacitadas para cada função, sempre com a finalidade do bom desempenho da organização. E ainda fazer com que o ambiente organizacional seja agradável, motivado, descobrindo novos líderes, novas aptidões.
03. Como se dá ou se caracteriza um Ambiente Organizacional? A gestão de Pessoas varia de ambiente para ambiente?  JUSTIFIQUE
O ambiente organizacional é composto por pessoas com várias identidades culturais, que trabalham juntas, convivem juntas e tem o objetivo de dar um bom desempenho a empresa. O ambiente organizacional também possui suas hierarquias e deve sempre respeitar as cargas culturais de cada membro. Ele pode mudar sim, se a gestão de pessoas variar. Dependendo da maneira como cada gestão conduz esse ambiente organizacional, ele irá mudar.
04 - Para atuar de forma estratégica, o RH de uma organização deve desempenhar quatro papéis: de agente de mudanças, de parceiro estratégico, de especialista em administração e de defensor dos funcionários. Qual das seguintes ações favorece a atuação de RH como parceiro estratégico?
XA - Obter o ajuste entre os planos de recursos humanos e os planos empresariais e focalizar os resultados e não meramente as atividades operacionais da área.
B - Oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional aos funcionários e suprir os funcionários com os recursos necessários para atingir as metas definidas.
C - Garantir que os funcionários estejam totalmente comprometidos com a empresa e orientar os gerentes para que eles compreendam a importância de ter funcionários motivados.
D - Identificar e otimizar os processos da área que contribuirão para aumentar a credibilidade de recursos humanos, criando um modelo de transformação e de novas culturas.
E - Aumentar a capacidade de a organização se engajar e capitalizar as mudanças, traduzindo a visão da empresa em atitudes e comportamentos valorizados.
05 - Leia as inserções e assinale corretamente: 
I - Organização empresarial ou comercial constitui um grupo de pessoas que se juntam com objetivos de produzir ou comercializar produtos ou serviços para alcançar resultados econômicos e sociais. 
PORQUE
II- As organizações são instituições com fins especiais. Elas se concentram em tarefas como produzir serviços, informações, conhecimentos, produtos para atender às necessidades de determinadas classes sociais.
A respeito dessas duas informações, é CORRETO afirmar que:
XA) as duas informações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
B) as duas informações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
E) as duas afirmações são falsas.

Outros materiais

Outros materiais