Buscar

O que é Competência Interpessoal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O que é Competência Interpessoal
 De acordo com Fela Moscovici, competência interpessoal significa: habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada um e às exigências da situação. Essa competência é resultado de uma percepção acurada, realística das situações interpessoais e de habilidades específicas comportamentais que conduzem ao relacionamento mais autêntico e satisfatório para as partes envolvidas.
Eu e os Outros
As relações interpessoais acontecem por meio da interação compartilhada por duas ou mais pessoas. As interações não ocorrem no vazio, acontecem em diversos contextos sejam eles organizacionais, educacionais, familiares ou comunitários. 
Essas situações sociais, independente de contextos onde ocorrem, são geridas por costumes e normas de acordo com cada cultura. Nesses múltiplos ambientes existe a interação humana, que por sua vez, influencia o rumo das atividades, e também os resultados destas organizações. 
Ou seja, nossa existência é marcada a todo instante por relacionamentos. Um grande, dinâmico e complexo sistema interligado por fios invisíveis em constante processo de transformação. Assim já dizia o poeta Vinicius de Moraes; “a vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”. 
A Primeira Impressão
O contato entre duas ou mais pessoas é a chamada “primeira impressão” é o impacto que cada um causa no outro ou nos outros, descreve Moscovici (1985). Este primeiro encontro depende de diversos fatores psicológicos, das experiências de cada uma das pessoas, suas expectativas e motivações no momento, e ainda depende da própria situação do encontro. 
Quando a primeira impressão é positiva em ambos os lados, a tendência é que se estabeleça um relacionamento de simpatia e aproximação facilitando o relacionamento interpessoal e atividades em comum. Quando o impacto é positivo em apenas um das partes, o relacionamento tende a ser difícil, exigindo um grande esforço de conhecimento das partes envolvidas buscando desmistificar a primeira impressão. 
São bastante comuns julgamentos, pré-conceitos e impressões errôneas que acarretam em dificuldades e aborrecimentos desnecessários. Jogar a culpa no outro é sempre mais fácil e cômodo, do que um exame em suas próprias atitudes e preconceitos desfazendo impressões negativas que não condizem com a realidade. 
Relações Interpessoais
Num relacionamento interpessoal existe influência recíproca. Se o ambiente é agradável, harmonioso e produtivo certamente, as pessoas envolvidas nesse processo contribuem para isso. Da mesma forma, as pessoas envolvidas também colaboram para estabelecer um clima tenso, com constantes conflitos, deterioração nos relacionamentos e consequentemente queda no desempenho das atividades. 
Os sentimentos influenciam as interações e as atividades desenvolvidas. Problemas não resolvidos no mundo dos sentimentos impedem o crescimento e desenvolvimento pessoal e organizacional. É difícil e extremamente desgastante conviver em ambientes sem nenhuma compreensão do comportamento das pessoas, sem identificar a troca de influências e sem conhecer particularidades de seu próprio comportamento encontro com o outro é sempre algo incógnito, é sair da zona de conforto, sair ao mundo desconhecido, é uma nova experiência. Qualquer conjectura do encontro é mera especulação, pré-conceito, expectativa ou ansiedade que algumas vezes está bem distante da situação real. Enfrentar? Desistir? Lamentar? Somente tendo conhecimento da situação real é que se pode decidir como conviver com ela. 
Permanecer na tranquilidade e aconchego da zona de conforto limita e restringe as experiências. Enquanto que a abertura a novos encontros possibilita novas experiências, sensações e experimentações. 
Pessoas convivem, trabalham e reagem frente às outras pessoas com que estabelecem um contato; conversam, tem afinidades, ou não, aproximam-se ou se afastam, entram em conflito, competem, colaboram, apoiam, e desenvolvem afeto. Construindo um universo de novas experiências e vivencias sociais. 
O resultado da interação humana influência diretamente no desempenho e na produtividade prevista ou esperada seja individual ou coletiva. A interação humana ocorre permanentemente entre as pessoas e se manifestam sob as formas verbais e não verbais, pensamentos, sentimentos, reações mentais, físicas ou corporais e até mesmo por meio do silêncio e afastamento. 
De acordo com Moscovici (1985) a forma como são tratadas as diferenças individuais interfere significativamente no processo de interação de um grupo. Quando as diferenças são aceitas e discutidas com franqueza a comunicação flui facilmente, existe o diálogo, os participantes se ouvem entre si, articulam seus pensamentos, opiniões e sentimentos. 
No entanto, quando as diferenças são contidas tem início a construção de barreiras entre os participantes, começam as “fofocas” e distorções na comunicação. As pessoas se armam, já não ouvem umas as outras, não falam o que gostariam e distorcem a percepção de tudo o que acontece dentro daquele contexto. 
A qualidade do relacionamento interpessoal depende exclusivamente da influência entre as partes envolvidas. Pode ser agradável, cooperativo causando bem estar nas pessoas que integram suas forças para o alcance de um objetivo maior que a soma de suas forças. Mas também pode ser estressante, desgastante e conflitivo, levando a degradação das relações e também a dissolução de relacionamentos ou mesmo do grupo. 
Aquisição de Competência Interpessoal
Um dos pontos que mostra a competência interpessoal de uma pessoa é a sua capacidade de interagir conservar e melhorar a qualidade de seus relacionamentos. “Duas pessoas, coerentes no pensar, sentir e agir tendem a pautar-se pela honestidade nas relações, garantindo confiança mutua e troca de estimulação positiva, fortalecendo dessa maneira o compromisso entre elas”, concluem (PTer competência interpessoal de acordo com Moscovici (1985, p.27), é ter a “habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, de lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação.”RETTE e PRETTE, 2001, p. 36). Portanto, para que uma pessoa tenha competência interpessoal é preciso desenvolver algumas habilidades fundamentais que veremos a seguir: 
Ampliação de Percepção: ter uma percepção acurada e sensível das pessoas envolvidas na situação interpessoal e também dos fatores significativos que afetam a situação. 
Autoconhecimento: ter uma boa percepção de si mesmo, estando consciente da forma como interage com as pessoas e como se deixa influenciar pelas ações, comentários, condutas e opiniões, aceitando suas carências e habilidades. Tendo uma melhor percepção e aceitação de si consequentemente terá uma melhor aceitação das diferenças individuais, fazendo uma leitura adequada dos outros e da situação relacional. 
Receber Feedback: Disponibilidade interna para o crescimento, coragem e desprendimento para o processo de autoconhecimento que só pode ser alcançado com a ajuda dos outros por meio do feedback, exercitando a aceitação de si na dimensão ainda desconhecida do eu. 
Dar Feedback: Oferecer feedback direcionada a pessoa e não para o fato. É uma forma de ajudar o crescimento do outro, uma verdade dita com amor para o desenvolvimento do outro. 
Flexibilidade: Flexibilidade na percepção e atitudes para visualizar os mais variados aspectos da mesma situação e agir de forma diferenciada conforme cada circunstância, não seguindo um padrão estático e rotineiro de comportamento. Também se refere a experimentar novas formas de conduta e resolução de problemas, estimulando a criatividade, resolvendo os problemas e conhecendo a sensação de auto realização com sua própria capacidade de criação e superação. 
Equilíbrio entre cognição e emoção: Significa considerar os conteúdos cognitivos de forma equilibrada numa situação de troca interpessoal. Em algumas situações, a solução é alcançadapara o conteúdo cognitivo, no entanto, afeta de forma irrevogável o conteúdo afetivo, fazendo com que o relacionamento, em algumas situações, sofra prejuízos irreversíveis. 
É importante dosar estes dois itens de forma equilibrada, evitando transtornos e buscando o fortalecimento da relação. Uma combinação que dá bons resultados nesse âmbito é amor e verdade. Dizer a verdade com amor é uma fórmula que resulta em equilíbrio nas dimensões cognitivo afetivas das relações interpessoais.
Conclusão
A comunicação, seja ela verbal ou não verbal, é o que gera o vínculo entre as pessoas e os grupos aos quais fazem parte. Portanto, saber se comunicar, além de uma qualidade indispensável na carreira, é um atributo essencial à construção de relacionamentos interpessoais positivos. Representa ouvir e ser ouvido, criar um ambiente de respeito, onde as pessoas são capazes de trocar ideias, conhecimentos e experiências de forma recíproca.
Quando as pessoas querem se comunicar efetivamente umas com as outras, elas se abrem a ouvir, na essência, o que o outro tem a dizer, a decodificar as informações e intenções contidas ali, bem como se sentem mais seguras e confortáveis para expor o que pensam e dialogar com seus colegas de trabalho, amigos ou familiares. Por isso, prezar por uma boa comunicação faz toda diferença para que as relações interpessoais sejam sempre construtivas. Assim como nós, cada pessoa tem sua origem e sua história, que merece ser sempre honrada e respeitada. Como tal, para que possamos elevar a qualidade do nosso relacionamento interpessoal no trabalho e nos demais ambiente onde vivemos, devemos sempre buscar evoluir como seres humanos e defender o respeito às diferenças sejam elas quais forem.
Contudo, ao contrário do que muitos pensam, entender estas diferenças e também buscar seus pontos em comum, pode trazer muitos aprendizados e crescimentos para ambos. Permita-

Outros materiais