Buscar

Questionarios perguntas abertas TGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questionários das perguntas abertas das provas TGA
1 – Podemos traçar inúmeras comparações entre Fayol e Taylor quando estudamos as teorias cientifica e clássica da administração. Uma destas comparações refere-se á ênfase na tarefa, que era uma característica da abordagem cientifica, enquanto a ênfase da abordagem clássica se dava na estrutura da organização. Desenvolva uma argumentação, descrevendo esta diferença.
R – A teoria cientifica tem ênfase na tarefa, ou seja, mecanicista onde o individuo é um ser não pensante que fazer apenas aquilo que foi treinado a fazer. Já na teoria clássica, vemos uma evolução na maneira de ver e tratar o funcionário. Onde observamos a importância dada a organização como um todo.
2 – Sob o ponto de vista da teoria estruturalista, a empresa é um sistema aberto, em constate relação com o meio externo. Há fatos econômicos e sociais do ambiente externo que influem nas organizações. Cite três fatos econômicos e sociais que contribuíram para o surgimento das grandes organizações.
R – Aumento da população, acumulação de recursos, crescimento da economia, mudança de governos.
3 - Quais as contribuições de Henry Ford para o processo produtivo?
R – As contribuições de Ford mais importantes foram a interdependência da peças produzidas em locais diferentes e a linha de montagem. A linha de montagem só foi viabilizada pela interdependência das peças e estas, por sua vez, foram viabilizadas pela especificação das medidas das peças que se ajustavam a outra com valores máximos e mínimos preciso e tolerância rígidas. 
4 –Qual a essência da escola de administração denominada Escola da administração cientifica ?
R – Se iniciou com o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor, tinha como essência a divisão do trabalho em tarefas elementares e praticamente indivisíveis e a especialização das pessoas na execução dessas tarefas visando obter ganhos de produtividade, bem como no pagamento das pessoas baseado na produção efetiva. Baseavam-se no principio de que os operários, sendo pouco instruídos, deveriam fazer sempre a mesma coisa, de modo a viabilizar seu treinamento na execução de tarefas simples, conseguindo, assim produzir melhor e mais depressa. Acreditavam também que bastava descobrir a única maneira certa de produzir com alta eficiência, levando a extremos exageros as ideias pioneiras sobre divisão do trabalho que aparecem no livro a riqueza das nações de Adam Smith, em que ele simplifica com a produção de um simples alfinete os ganhos de produtividade a serem obtidos. A escola partia do pressuposto que o objetivo da empresa e do seu pessoal era o mesmo: o máximo de dinheiro para ambos.
5 – Por que é importante estudar as varias teorias da administração que foram desenvolvidas?
R – Porque cada uma delas fornece uma perspectiva diferente para definir os problemas e as oportunidades relativas a administração, e para desenvolver modos de lidar com eles.
6 - Qual é a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?
R – Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sócias típicos de cada organização que se dividem em: aspectos formais e abertos e informais e ocultos. Clima organizacional é o estado em que se encontra a empresa ou parte dela em cada momento, estado momentâneo e passível de alteração mesmo em curto espaço de tempo em razão de novas influencias surgidas e que decorre das ações da empresa, das reações dos empregados e ou ambos os casos.
7 – Esta abordagem ve a organização com um todo e como parte do ambiente externo. Qual teoria a que se refere essa definição? Justifique.
R – Sistemica. Ao invés de lidar separadamente com os vários segmentos de uma organização, a teoria sistêmica ve a organização como um sistema unificado e propositado, composto de partes inter-relacionadas. Com isso, a teoria dos sistemas nos diz que a atividade de qualquer segmento afeta e graus variados a atividade de todos os outros segmentos.
8 –Herzberg é conhecido pelos estudos sobre motivação humana e a teoria dos dois fatores. Diante disso, explique a teoria dos dois fatores criada pelo autor.
R – Fatores higiênicos ( como as condições de trabalho, salario, status e segurança), cuja ausência cria insastifação; fatores motivacionais (realização, reconhecimento, satisfação no trabalho, responsabilidade e desenvolvimento pessoal), que são necessários a satisfação. Os aspectos satisfatórios estavam mais relacionados ao conteúdo do trabalho ( denominados fatores intrínsecos ou de motivação), enquanto os aspectos insatisfatórios diziam respeito as condições dentro das quais o trabalho era executado ( fatores extrínsecos ou higiênicos ).
9 – O desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais as pessoas do que as técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional. Cite as etapas do processo de desenvolvimento organizacional?
R - Coleta de dados – se decide utilizar o DO, faz-se uma pesquisa sobre ambiente interno, o clima organizacional e procura-se obter dados sobre problemas comportamentais. Diagnóstico organizacional – os grupos formados para analisar os dados elaboram planos e fazem recomendações rumo as mudanças. Ação de intervenção – por meio de reuniões de confrontação procura-se o melhor relacionamento intergrupal. Em função da retroação de dados o processo é avaliado.
10 – A burocracia é entendida como uma organização em que o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes. O termo também é empregado com o sentido de apego dos funcionários aos regulamentos e rotinas, causando inferência a organização. Para Max Weber a burocracia é a organização eficiente por excelência e que possui características. Quais são elas?
R – Caráter legal das normas e regulamentos; caráter formal das comunicações; caráter racional e divisão de trabalho; impessoalidade nas relações; hierarquia de autoridade; rotinas e procedimentos padronizados; competência técnica e meritocracia; especialização de administração; profissionalização dos participantes; completa previsibilidade do funcionamento.
11 – As teorias administrativas foram desenvolvidas por alguns pensadores administrativos, psicólogos, sociólogos, etc. de acordo com o que foi visto nas teorias comportamental e contingencial, cite três representantes da teoria comportamental e três da contingencial.
R – Comportamental: Abraham H. Maslow , Rensis Likert, Herbert A. Simon. Contigencial : Chandler. Thompson. Lawrence, lorsch, burs e stalker.
12 – Porque o contato pessoal direto é tão importante nas comunicações e por que é, em muitos casos, difícil substitui-los por contatos impessoais como e-mail, telefonemas, etc., como citado na teoria da burocracia?
R – Porque no contato pessoal direto é possível transmitir muitas informações que não se transmitem nos contatos impessoais. O contato direto, apesar do imenso desenvolvimento das telecomunicações, continua sendo insubstituível como instrumento de comunicação. Existem sinais e indícios, voluntários ou involuntários, que somente são proporcionados por meio de contato direto: um gesto, um olhar, um franzir da testa, um sorriso, a postura, o modo de vestir e uma infinidade de outros sinais. Há que se lembrar de que o contato direto para ser tão importante é preciso ser realmente um contato pessoal. 
13 – Em meados da década de 50, a teoria das relações humanas entrou em declínio e a teoria da burocracia não conseguiu ultrapassar e resolver as profundas divergências e conflitos existentes nas novas organizações. A teoria estruturalista veio representar um avanço na teoria burocrática com características da teoria das relações humanas e criticas a organização formal. Quais as características da teoria estruturalistas?
R - Abordagem múltipla das organizações; abordagemglobalizante das organizações; recompensas sociais e mateiras; conceito de homem organizacional; estabelecimento dos níveis organizacionais; considera os conflitos como inevitáveis – tipologias das organizações.
14 – Teoria Estruturalista considera que o homem para ter êxito em todas as organizações, precisa ter quatro características. Quais são elas?
R – Flexibilidade; capacidade de adiar recompensa; tolerância as frustações; permanente desejo de realização.
15 – Para Taylor, o principal objetivo da administração deve ser o de assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado. Sendo assim, de acordo com os seus estudos, ele criou a chamada ORT ( organização racional do Trabalho). Explique- a e cite três aspectos pertencentes a ela.
R – ORT –Organização racional do trabalho: Analise do trabalho e estudo de tempos e movimentos o trabalho consistia em decompor cada tarefa em series ordenada de movimentos simples. Com isso, padronizava o método de trabalho e o tempo destinado a sua operação. Três aspectos: estudo na fadiga humana, divisão do trabalho e especialização, desenho de cargos e tarefas, incentivos salarias e prêmios de produção, condições de trabalho, padronização, supervisão funcional, conceito de homo economicus.
16 – Alguns autores do desenvolvimento organizacional consideram que mudar a estrutura organizacional não é suficiente para mudar uma organização. A única maneira viável de mudar uma organização é mudar sua cultura, isto é, os sistemas dentro dos quais as pessoas vivem e trabalham. Para que as organizações possam sobreviver e se desenvolver, para que existia a renovação e a revitalização, deve-se mudar a cultura organizacional. Diante do contexto, conceitue cultura organizacional.
R – a cultura organizacional repousa sobre um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de relacionamentos sociais típicos de cada organização.
17 – Existem quatro características do desenho organizacional: diferenciação, formalização, centralização e integração, que precisam ser adequadamente sintonizadas e dimensionadas para que o sistema seja coerente e integrado. Como podem ser trabalhadas as novas tendências da diferenciação dentro das organizações?
R – Mais para generalização, integração, juntar, equipes integradas e transitórias de trabalho e adaptabilidade e mudança, do que especialização, divisão do trabalho, separar, órgão definitivos e separados, rigidez e mecanicismo.
18 – A força tarefa é constituída por equipe heterogênea de especialidades em diferentes áreas, os quais são deslocados de suas funções habituais para, em conjunto, se dedicarem a uma tarefa especifica e complexa, que exija abordagens e enfoque diferentes. A força – tarefa apresenta características interessantes, quais são elas?
R - foco nas missões especificas, aglutinação de diferentes competências, conjunção de especialidades, transitoriedade, curta duração, coordenação, e resposta a complexidade.
19 – O desenho estrutural de uma organização consiste em um conjunto de decisões sobre os elementos estruturais com o proposito de definir uma estrutura adequada a estratégia e ao ambiente da organização. Existem três tipos tradicionais de estrutura organizacional: a linear, a funcional e a linha- staff. Quais as vantagens e desvantagens que você percebe como as mais significantes para se trabalhar com a organização linear.
R – Vantagens estrutura simples e de fácil compreensão, clara delimitação das responsabilidades dos órgãos, facilidade de implantação, estabilidade, ideal para pequenas empresas, ideal para situações de permanência e estabilidade e com desvantagens pode-se citar estabilidade e constância das relações formais, autoridade linear baseada no comando único, exagera a função de chefia e de comando, torna o chefe um generalista, a medida que a empresa cresce, provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação, comunicações indiretas.
20 – Enriquecimento de cargos significa reorganizar e ampliar o cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca , através do acrescimento de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação. Quais as vantagens deste enriquecimento de cargos?
R- Vantagens elava a motivação intrínseca do trabalho, desempenho de alta qualidade no trabalho, elava satisfação com o trabalho, redução de faltas e de desligamentos.
21 – Henry Ford ao implantar a empresa Ford criou 3 princípios: da intensidade ( integração vertical e horizontal) da economicidade e da produtividade. Baseando-se no que relata cada principio, mostre como eles seriam utilizados em uma indústria farmacêutica. 
R- Intensidade: utilizaria uma produção integrada e praticas do just –in – time e investiria na rede de distribuição, ou seja, maior numero de representantes farmacêuticos. Economicidade: reduziria o estoque de matéria prima, tentando produzir a maior parte delas, o que agilizaria a produção, baseando-se nos pedidos dos representantes. Produtividade: iria padronizar a linha de montagem e os equipamentos utilizados na linha de produção, obtendo agilidade e redução de custos.
22 – quais as três razões distintas que marcaram o nascimento da teoria do desenvolvimento organizacional?
R – T.O.D. nasceu por três razões distintas: a primeira refere-se aos problemas burocráticos nas organizações, para superar suas limitações, quanto dificuldade administrativas, eficiência e lucratividade, empresas com pouco dinamismo concluíram que tinham necessidade de mudar, mudar para crescer e vencer. A segunda razão foi conhecimento sistêmico da organização. A partir de uma percepção ampla da organização, o dirigente verificou que o sistema interno precisava adequa-se a realidade do ecossistema: novamente a analise sugeria mudanças. A Terceira diz respeito a tecnologia administrativa que encoraja a mudança.
23 - Apesar de as experiências de Hawthorne terem influenciado profundamente o modo como encarar a produtividade no trabalho, é ainda hoje motivo de debate se as conclusões de Elton Mayo são consistentes. Por quê?
R – Aparentemente, o ambiente social no trabalho é apenas um dos fatores interativos que influenciam a produtividade. Os níveis de salários, os níveis de interesse em determinadas tarefas a estrutura e a cultura organizacional, entre outros, são fatores muito importantes para a produtividade da empresa.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes