Buscar

Relatório de Genética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de Genética
Aula prática de extração de DNA.
	Foi observado como fazer uma extração simples de DNA de qualquer coisa viva, no caso, sementes secas de ervilha.
	O experimento foi muito simples, sendo possível de ser feito em casa.
	Primeiro foram apresentados os ingredientes:
Ervilha: Fonte de DNA.
Água gelada: para processar a enzima (ervilha), no liquidificador. Não é possível fazer o experimento com água morna ou quente, pois o calor faz com que o DNA “abra”, havendo assim a separação das fitas.
Detergente: Adicionado na etapa 2, o detergente tem a função de romper a bi camada lipídica que está na membrana celular. Com a destruição dessa camada pelo detergente, o citoplasma é liberado e permanece no suco diluído
Enzima: 
Álcool etílico: O álcool, quando adicionado na etapa 4 no suco de morango, faz o DNA dafruta de alglutinar e se unir, e após isso, ele forma uma massa filamentosa eesbranquiçada. Após esse passo, é possível vermos o DNA no topo do recipiente.
Sal. A adição do sal (NaCl) no início da experiência proporciona ao DNA um ambiente favorável. O sal contribui com íons positivos e negativos. Os positivos neutralizam a carga negativa do DNA, e os negativos as histonas, permitindo que o complexo DNA+Histonas não se repila mais e então se enovele. Se não fosse a presença do sal, ele poderia desintegra-se. Um outro fato, é que o sal aumenta a densidade do meio, o que facilita a migração do DNA para o álcool.
A fonte de dna foi colocada no liquidificador, junto com a agua gelada e o sal, para ser processada e quebrar as células para o DNA ficar exposto, fora do núcleo. A água tem que ser gelada para que o dna permaneça com as duas fitas, pois o calor faz com que o dna “abra” separando as fitas.
Foi possível extrair o DNA do morango porque através de um método simples,várias etapas acabaram com a extração dessa molécula. Na primeira etapa, foipossível ver a destruição da parede celulósica que envolve a célula vegetal. Já nasegunda, o detergente foi responsável pelo rompimento da membrana citoplasmática eda liberação do DNA no suco. Assim, com a adição do álcool, foi possível separar essa molécula do resto do suco. Com esse experimento, provamos a existência doDNA através dos resultados obtidos.

Outros materiais