Buscar

Estudos Disciplinares ED UNIP 9 SEMESTRE

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES – TÉCNICAS RESTROPECTIVAS
RESPOSTA
B) Na diversificação de instrumentos de proteção, considera-se essencial a predominância do valor social da propriedade urbana sobre sua condição de mercadoria.
C) Impedir a saída de obras de arte nacionais para outros países.
D) Preparação, coleta de informações, análise conjunta e relatório do diagnóstico.
B) Tombado, preservado e tutelado
D) Sob a lente da equipe técnica, há que se lembrar que o desenvolvimento da ciência da conservação já apontou que a conservação é um assunto restrito a conservadores: arquitetos, engenheiros, químicos, físicos, biólogos e administradores.
A) Os avaliadores da arquitetura e das coleções baseiam-se em conhecimentos, experiências e análise qualitativa para chegar às estratégias encomendadas.
A) Cabe Ação Direta de Inconstitucionalidade em face de artigo de Constituição estadual que declare integrantes do patrimônio científico-cultural do estado-membro os sítios paleontológicos e arqueológicos localizados em municípios do referido estado.
C) Recomendação de Nova Délhi, de 1956.
E) A Carta de Veneza (1964) proclama que a conservação dos monumentos não exige manutenção permanente, pois esta pode mascarar as características originais que os preservam ao longo do tempo.
E) O desplacamento de trechos de concreto das colunas pode indicar a ocorrência de um processo de corrosão das armaduras, fenômeno que provoca uma diminuição do volume das barras de aço.
C) Retração é uma deformação imposta, cujo valor depende do carregamento aplicado à estrutura, provocada pela perda de água por evaporação, gerando redução do volume do concreto.
C) A restauração é entendida como uma operação de natureza excepcional, que termina onde começa a hipótese.
E) Todos os itens estão certos.
B) A Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (Paris, 1972) considera que os bens do patrimônio mundial, cultural e natural apresentam um interesse excepcional e, por isso, devem ser preservados como elementos do patrimônio mundial da humanidade inteira.
A) Alguns dos conjuntos de elementos materiais a preservar são os seguintes: a forma urbana resultante da malha fundiária e da rede viária; as relações entre edifícios, espaços verdes e espaços livres; e as vocações diversas da cidade adquiridas ao longo da sua história.
D) Apenas os itens II e III estão certos.
E) é possível classificar as causas das degradações em edifícios como oriundas de três agentes: ações antrópicas, causas imprevistas (incluindo guerras, conflitos ou problemas ambientais fora do controle, como terremotos, tufões etc.) e resultantes de características do meio ambiente em que o edifício está inserido
D) A degradação resultante das condições ambientais locais está vinculada a características do ar, da água, da temperatura e dos agentes biológicos.
D) As obras de intervenção devem resultar em novas estratégias para a visibilidade do conjunto ou de suas partes, promovendo formas de apreensão inovadoras que rompam com as anteriores.
B) Inventário Nacional;
C) Orientar medidas de proteção;
E) A documentação disponível.
A) Levantamento e verificação das datas originais das fontes;
B) Prefeitura Municipal
A) Os recalques 
E) as perspectivas criadas devem enquadrar-se à ambiência e destacar as proporções e os ornatos da arquitetura.
B) Carta de Veneza
E) Os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e cientifico.
Decreto-lei 25/37;
D) o direito próprio ou titularidade sobre o domínio das coisas tombadas;
D) os edifícios, a cidade e a paisagem são referências, da mesma forma que obras de arte, ofícios e festas;
C) Experiências prévias em projetos de restauração.
B) Exercer a vigilância e preservação vedado o uso do poder de polícia administrativa para a proteção deste patrimônio
A) dos bens pertencentes à União, aos Estados e aos Municípios se fará de ofício, por ordem do diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, independente de notificação à entidade a quem pertencer, ou sob cuja guarda estiver a coisa tombada, a fim de produzir os necessários efeitos;
B) Apenas o item I está correto.
B) Seu discurso funda uma nova visão de patrimônio pensado, sobretudo, a partir do conceito antropológico de cultura e de sua diversidade, resultando num alargamento de critérios para a definição de um bem a ser objeto de uma política de patrimônio.
C) alterações morfológicas na cidade e incremento da mancha urbana, decorrentes da própria dinâmica e expansão das cidades, apresentam intrínsecas correlações com o processo de deslocamento do centro ativo urbano e a formação de novas centralidades, o que sugere considerá-los responsáveis diretos pela perda de vitalidade nas antigas áreas centrais.
B) Compilação e análise de registros oficiais, iconografia histórica, história oral, artigos de jornais, periódicos e outras fontes são componentes do levantamento fotográfico.
A) cadastramento e pesquisa; elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; execução da obra; implementação do uso; conservação preventiva.
 B) Edifícios e sítios de valor histórico não devem passar por intervenções para adequação de uso, uma vez que tais usos devem ser restritos àqueles para os quais os bens foram originalmente concebidos.

Outros materiais