Buscar

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA RESPIRATÓRIO
Interpretar a gasometria
Na gasometria acima, observa-se um pH abaixo do normal, tendo em vista que o pH sanguíneo normal está entre 7,35~7,45, verificamos, também,uma pO2 desregulada, abaixo do normal, já que o normal está entre 80 a 100 mmHg. Além disso, a saturação da Hb está bem abaixo, pois a faixa normal está entre 92% a 98%, expondo, portanto, que os níveis de Oxigênio está abaixo do esperado na corrente sanguínea, caracterizando uma insuficiência respiratória e uma má perfusão.
Explicar as alterações pressóricas no nível da membrana respiratória causadoras do extravasamento de líquidos e consequentemente estertores bolhosos.
Tendo em vista que o paciente apresenta uma infecção urinária, provoca-se um desequilíbrio hídrico, o qual pode ser responsável por um aumento de pressão. Tal aumento age na membrana respiratória, onde o aumento da pressão sanguínea, aliado à infecção, provoca uma migração para os alvéolos tanto de líquido como de células imunitárias, gerando uma quadro de Edema de pulmão, ocorrendo, portanto, o aparecimento dos estertores bolhosos.
Qual o significado dos estertores sibilantes
Chiado é um som sibilado agudo, que ocorre durante a respiração. Ele ocorre quando o ar flui através de tubos respiratórios estreitos. Sibilo é um sinal de que uma pessoa pode estar tendo problemas respiratórios. O som do chiado é mais óbvio ao expirar (exalar), mas pode ser ouvido ao inspirar (inalar).O sibilo vem mais frequentemente dos pequenos tubos respiratórios (tubos brônquicos) no tórax, mas pode se dever a um bloqueio em vias aéreas maiores ou em pessoas com alguns problemas nas cordas vocais.
Explicar o mecanismo de regulação da respiração envolvido na taquipnéia.
	A taquipneia é o termo médico usado para descrever a respiração quando está muito rápida, especialmente se você tem respiração rápida e curta devido a doença pulmonar ou outra causa médica. A concentração de íons hidrogênio do sangue ou, em outras palavras, o pH do sangue, modifica a ventilação alveolar, através do centro respiratório. Esta estrutura do sistema nervoso central se comporta como um “sensor” do pH do sangue. Quando a concentração de íons hidrogênio do sangue esta elevada (pH baixo) o centro respiratório aumenta a freqüência dos estímulos respiratórios, produzindo taquipnéia. Com o aumento da freqüência respiratória, aumenta a eliminação do C02 do sangue; a redução dos níveis sanguíneos do C02 eleva o pH.

Outros materiais