Buscar

Exrecício 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: VERÔNICA SOARES DA CRUZ IGLESIAS
	Matrícula: 201401254624
	Disciplina: SDE0640 - FILOSOFIA DA CIÊNCIA 
	Período Acad.: 2015.1 - EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc. (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. p.218.). Sobre as formas da ideologia, assinale o que for correto.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	Podem-se associar religião, alienação e ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação acríticos.
	
	
	Direitos das minorias, como movimento dos sem terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso, não devem ser contemplados pelas políticas públicas.
	
	
	Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido de classes sociais e de classes políticas.
	
	 
	A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de diferenças naturais entre os seres humanos.
	
	
	A diferença entre ideologia e senso comum é que a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas.
	
	
	
		2.
		Em A Ideologia Alemã, Marx e Engels afirmam que a classe dominante luta sempre para não perder seu status em relação à classe dominada. Para esta sociedade dividida em classes, permanecer como tal, a melhor forma de manutenção do poder é o(a):
		Quest.: 2
	
	
	
	
	insatisfação.
	
	 
	convencimento.
	
	
	descaso.
	
	
	solidariedade.
	
	
	esclarecimento.
	 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	
		3.
		Segundo ______________, o Estado constitui o ¿primeiro poder ideológico¿, assim ele é uma forma de organização que a burguesia. A sociedade cria para si um órgão visando a defesa de seus interesses comuns diante dos ataques de dentro e de fora.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Jacques Maritian
	
	
	Auguste Comte
	
	
	Gaston Bachelard
	
	 
	Friedrich Engels
	
	
	Emmanuel Mounier
	 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	
		4.
		A concepção filosófica do materialismo histórico e dialético fopi o método científico elaborado por Karl Marx para interpretar a hiostória da humanidade. Assinale a afirmatica que expressa esse método.
		Quest.: 4
	
	
	
	 
	As formas históricas assimiladas pela sociedade dependem, principalmente do idealismo racional.
	
	
	As transformações históricas resultam de ações isoladas de indivíduos e grupos sociais.
	
	 
	A consciência do homem depende do modo de produção no qual ele está inserido.
	
	
	O processo formativo da espécie humana não depende das condições históricas.
	
	
	As relações de trabalho e produção de que o homem participa não altera a consciência.
	 Clique aqui para visualizar o Gabarito Comentado desta questão.
	
	
		5.
		Quem possui o entendimento de que a "concepção histórica, até o momento, ou tem omitido completamente a base real da história (forças de produção, capitais, divisão social do trabalho, propriedade, formas sociais de intercâmbio que cada geração encontra como produto da geração precedente e que a atual reproduz e transforma, alterando a forma da luta de classes), ou a tem considerado como algo secundário, sem qualquer conexão com o curso da história" ?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Comte
	
	 
	Marx
	
	
	Mounier
	
	
	Bachelard
	
	
	Bourdieu
	
	
	
		6.
		Vimos com ------------------ que embora a consciência seja determinada pelas condições materiais em que vive, as ideias não representam a realidade tal como é e sim tal como aparece, dando ensejo ao surgimento do imaginário social e, com a divisão entre trabalho material e intelectual, ao surgimento da ideologia.
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Platão
	
	 
	Marx
	
	
	Popper
	
	
	Kant
	
	
	Husserl

Outros materiais