Buscar

DINÂMICA INTERNA - EPIROGÊNESE E OROGENESE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PROF. OBERDAN QUINTINO DE ATAIDES
GEOLOGIA/BIOGEOGRAFIA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
IFG - CAMPUS - FORMOSA
DINÂMICA INTERNA: EPIROGÊNESE E OROGÊNESE
*
*
CONCEITO:
O termo deriva do grego “ epeiro” , que significa continente. 
Refere-se aos movimentos no sentido vertical de vastas áreas continentais, sem perturbar localmente a disposição e a estrutura geológica das formações que compõe os blocos afetados por estes movimentos.
*
*
Não se deve confundir epirogênese com eustásia.
Eustasia refere-se ao movimento de equilíbrio do nível médio dos oceanos que pode sofrer acréscimo ou retração conforme a influência de uma série de fatores como: ocorrência de glaciações, alteração no regime das correntes, nas marés, alteração das temperaturas médias, etc.
Epirogênese - é um conjunto de processos geológicos que levam a elevação de parcelas significativas dos continentes ou mesmo o seu rebaixamento ao longo do tempo geológico
*
*
O movimento epirogenético pode ser:
A) Positivo - quando do levantamento do continente levando ao recuo do mar.
B) Negativo - Quando do rebaixamento de parcela do mar levando a transgressão por parte de suas águas.
 
*
*
*
*
EVIDÊNCIAS DA EPIROGÊNESE
EVIDÊNCIAS DIRETAS:
Levantamento da região de Estocolmo 19cm nos últimos 50 anos e o consequênte rebaixamento da Holanda cerca de 30 cm por século.
Escandinávia tem sofrido um soerguimento nos últimos 200 anos.
O templo de Serápis , próximo a Nápoles passou exibir as colunas de sua fundação , apresentando vestígios de incrustações de lemilibrânquios marinhos confirmando a sua ocorrência.
*
*
*
*
No norte da Alemanha, em contraposição, possuem evidências de marcas de arado e solo revolvido por anos de práticas agrícolas.
No litoral da Inglaterra é possível se dragar turfa a 40 metros de profundidade, que a 9.000 anos fazia parte do continente.
No Brasil, as maiores evidências apontam para perfurações feitas por ouriços do mar alguns metros na costa de Pernambuco, Fernando de Noronha e em Santa Catarina. 
*
*
*
*
EVIDÊNCIAS INDIRETAS:
Formações fossíliferas;
Terraços marinhos, com registros muito acima do nível dos oceanos.
Na Região dos Grandes Lagos observam-se praias elevadas em razão do recuo dos oceanos melhor evidenciado após a última glaciação.
*
*
Epirogênese e morfologia
Áreas que foram passíveis deste movimento ao serem soerguidas promovem um avanço dos oceanos reduzindo o poder de erosão dos rios levando consequentemente a ocorrência de maior sedimentação.
Caso ocorra o contrário maior será ação erosiva dos rios ou denudação das áreas de encostas surgidas.
*
*
OROGÊNESE
A Palavra tem origem no grego “oro” montanha.
Designa um conjunto de processos que levam a formação de montanhas ou um conjunto de montanhas.
Conceituar montanhas perpassa por uma vasta bibliografia e um grande esforço teórico. Para fins didáticos conceituaremos montanhas como todas as superfícies com altitudes superiores a 3000 mts, onde predominem os processos erosivos.
*
*
*
*
Prováveis origens da montanhas
Origens vulcânicas:
Resultantes do derrame de lavas vulcânicas;
Extinção de vulcões .
Ex: Aconcágua, Chimborazo, Vesúvio , Monte fuji.
Origens erosivas de dissecação planáltica:
Regiões que sofreram com processo epirogenético , podem conter rios com intenso poder erosivo que podem escavar ao longo de milhões de anos vales dando origem a conjuntos montanhosos. Ex – Rio Colorado.
*
*
Origem por meio de falhamentos:
São produzidas pela elevação de blocos de uma região submetidos a energia de falhamento, ou abatimento de outras áreas envolvidas.
Origem das montanhas por dobramentos:
O choque entre as placas tectônicas com rochas suficientemente plásticas pode provoca a formação de grandes montanhas com a cordilheira dos Andes, Himalaia , montanhas rochosas, etc.
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais