Buscar

Exercício 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: VERÔNICA SOARES DA CRUZ IGLESIAS
	Matrícula: 201401254624
	Disciplina: SDE0642 - POLÍTICA SOCIAL I 
	Período Acad.: 2015.1 - EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Como sabemos, a desigualdade social é algo que remota de tempos primórdios. Principalmente na sociedade brasileira, não podemos afirmar que a divisão social se deu a partir da implantação do capitalismo quando temos ainda no período de Brasil colônia, um sistema de escravidão em que negros e índios são submetidos a trabalho sem remuneração e sem condições de vida consideradas básicas. Portanto, O capitalismo no Brasil acentuou as desigualdades sociais, mas não foi o seu causador. Assinale a opção correta a respeito desse enunciado.
		Quest.: 1
	
	
	
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
	
	
	
		2.
		A Teoria de Divisão de Poderes traz para o Brasil nos dias atuais:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	a formação das Políticas Privadas:
	
	 
	a formação dos Três Poderes atendendo a função social jurídica.
	
	
	a formação das Políticas Públicas
	
	
	a divisão do Estado em forças.
	
	
	a divisão dos Poderes Públicos
	
	
	
		3.
		Estado é um conceito político que significa forma de organização social e controle soberano. Ou seja, é:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	o conjunto de instituições da sociedade civil que regulam a sociedade dentro de um determinado território, tendo pois a autoridade para fazê-lo. Estado e governo não são sinônimos. O governantes são pessoas que, durante um período, através de cargos desempenhados nas instituições que formam o Estado ajudam a organizá-lo
	
	
	o conjunto de instituições que regulam a sociedade dentro de um determinado território, tendo pois a autoridade para fazê-lo. Estado e governo são sinônimos. O governantes são pessoas que, durante um período, através de cargos desempenhados nas instituições que formam o Estado ajudam a organizá-lo.
	
	
	o conjunto de instituições da sociedade civil que regulam a sociedade dentro de um determinado território, não tendo pois a autoridade para fazê-lo. Estado e governo são sinônimos
	
	
	o conjunto de instituições que regulam a sociedade dentro de um determinado território, não tendo pois a autoridade para fazê-lo. Estado e governo não são sinônimos. O governantes são pessoas que, durante um período, através de cargos desempenhados nas instituições que formam o Estado ajudam a organizá-lo.
	
	 
	o conjunto de instituições que regulam a sociedade dentro de um determinado território, tendo pois a autoridade para fazê-lo. Estado e governo não são sinônimos. O governantes são pessoas que, durante um período, através de cargos desempenhados nas instituições que formam o Estado ajudam a organizá-lo.
	
	
	
		4.
		Após a Segunda Guerra Mundial, a sociedade Capitalista gerada na Revolução Industrial chega com força total ao Brasil e a outras partes do mundo. A sociedade passa a ser dividida entre:
		Quest.: 4
	
	
	
	 
	A minoria burguesia (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje.
	
	
	A minoria burguesia (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), não causando uma enorme desigualdade social
	
	
	A minoria comunista (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje.
	
	
	A minoria nobre (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje
	
	
	A minoria socialista (quem possui o capital e quer sempre aumentá-lo) e proletariado (trabalhadores submetidos e reféns do sistema), causando uma enorme desigualdade social vista até hoje
	
	
	
		5.
		Com a Revolução Industrial, que começou pela Inglaterra no século XVIII ,começava a se constituir, ao redor do mundo, um novo modelo de sociedade denominada Capitalista. Uma das principais mudanças nessa nova organização mundial foi à divisão de classes sociais, contudo esse processo só chegou ao Brasil em:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	1945
	
	
	1964
	
	
	1988
	
	
	1993
	
	 
	1930
	
	
	
		6.
		Por seu impacto sobre a cidadania social, a política social acaba por apresentar consequências relevantes para as demais dimensões da cidadania. Analise os enunciados abaixo e indique a resposta errada:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	As liberdades de ir e vir, de firmar contratos, inclusive contratos de trabalho, de possuir, dispor e transacionar propriedades, de ter opiniões e crenças e expressá-las são manifestações de cidadania política.
	
	
	A cidadania social ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
	
	
	A cidadania social compreende o conjunto de direitos e obrigações que possibilita a participação igualitária de todos os membros de uma comunidade nos seus padrões básicos de vida.
	
	 
	O mercado ao mesmo tempo depende e reforça os direitos individuais, fornecendo uma base para a expansão de uma dimensão da cidadania, a civil, que equaliza as pessoas diante da lei, independentemente de seu status.
	
	
	A cidadania política se define como o direito de influir nas decisões sobre os destinos coletivos mediante participação direta no exercício do poder ou por intermédio das instituições representativas dos governos local e nacional.

Outros materiais