Buscar

trabalho de psicodiagnostico.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tema: Psicodiagnóstico infantil
Queixa: Agressividade
Abordagem: Psicanálise
Psicodiagnostico Infantil
O psicodiagnóstico é o processo de avaliação psicológica que ocorre no contexto clínico. Como a avaliação psicológica é função privativa do psicólogo é fundamental que este profissional busque compreender minimamente todos os fatores que estão envolvidos nesta atuação. O psicodiagnóstico tem como objetivo identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico do sujeito, com enfoque nos aspectos psicopatológicos.
, o psicodiagnóstico é delimitado no tempo. Há, portanto, algumas etapas básicas deste processo, sendo elas: o enquadre, em que são realizados os acordos com paciente como os valores, os prazos, objetivos, entre outros; a anamnese; aplicação da bateria de testes; correção e análise de dados; devolutiva, que deve ser dada a quem de direito e respeitando o sigilo profissional.
No caso do psicodiagnóstico com crianças, existem algumas especificidades a serem consideradas. A criança deve ser sempre compreendida como parte de seu contexto, assim o psicólogo que trabalha com crianças jamais deve ignorar sua família. Neste caso, a família deve estar presente no processo de psicodiagnóstico, principalmente no momento do enquadre, da anamnese e da devolutiva. A avaliação com criança não pode ser rígida, mas sim buscar os principais recursos capazes de acessar o universo infantil e fornecer dados importantes para a compreensão deste sujeito. Portanto, não se pode falar em psicodiagnóstico infantil sem se considerar uma avaliação lúdica. Deve-se haver cautela com as conclusões precipitadas de processos avaliativos, com as crianças, que estão em plena maturação e desenvolvimento, o cuidado com as hipóteses diagnósticas deve ser redobrado. Os resultados da avaliação psicodiagnóstica constituem um retrato do momento da criança, que é influenciado por vários contextos e fatores, portanto, jamais devem ser tomados como verdades absolutas!
Aspectos de legislaçao á considerar - (vou ver c Roberto segunda)
Proocesso do psicodiagnóstico
Enquadramento : 
Estipular obrigações, papéis , direitos e deveres de ambas as partes.
Contrato de trabalho: Horário e dia das sessões, lugar de realização, valor do processo e prévia da quatidade de sessões. Estabelecimento de obrigações de ambas as partes (Faltas, reposições, etc), com assinatura de contrato.
Permite o esclarecimento de quaisquer dúvidas.
Anamnese : É realizada pelo psicólogo através de perguntas direcionadas ao paciente e pais (mãe e pai) com o propósito de que o mesmo relate sintomas que possam auxiliar no diagnóstico. 
Entrevista : Entrevista Inicial 
O principal objetivo dessa entrevista é conhecer o paciente, investigar os sinais e sintomas para a formulação de hipóteses. Deve-se deixar que o paciente falar livremente, o psicólogo é ouvinte.
Entrevista semi- dirigida: Identificar a origem da consulta (queixa), expectativas e obervação do comportamento dos pais e da criança.
Levantamento de hipóteses iniciais : Advém de perguntas específicas onde as respostas prováveis (hipóteses) podem ser confirmadas ou não.
Segunda sessão – Sessão livre (observação)
Nesta sessão o encontro é somente com a criança.
O objetivo principal é a observação livre, onde a criança poderá brincar, desenhar e até mesmo conversar. É importante que se estabeleça um vinculo entre paciente – psicólogo.
Se necessário, poderá ser reaizado mais de uma sessão livre.
Terceira sessão – Entrevista de Anamnese
Nesta sessão o encontro é com os pais e a criança.
O propósito desda sessão é que possa se conhecer como se dá a relação familiar, traçar um perfil.
Está sessão se necessário podera se estender, para que seja traçado um perfil de forma assertiva.
Quarta sessão – Hora do jogo
Nesta sessão o psicólogo irá utilizar de técnicas que vão ajuda-lo a esclarecer melhor suas duvídas sobre as hipóteses iniciais. Serão utilizadas técnicas expressivas e projetivas.
É importante que a hora do jogo se possível se prolongue por mais de uma sessão para melhor assertividade do psicodiagnóstico.
Sexta sessão – Devolução
A sessão será direcionada para a divugação do psicodiagnótico, sempre deixando evidente o comprometimento com o sigilo de informações. É importante deixar claro que os pais sigam as orientações do psicólogo.
Fazer encaminhamentos se necessário.
Testes:
Finalizei a parte dos testes
- HORA do JOGO
- HTP
- WISC III
- DFH III
- SSRS - B

Outros materiais