Buscar

AtividadesPrimarias&Segundarias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Prof. Angelo Alvarez 
*
*
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
Todas as atividades fazem parte do custo logístico e todo custo influencia na formação de preços. Quanto mais eficiente for a logística de uma empresa, melhor será a competitividade e rentabilidade do negócio.
*
*
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
As atividades da logística podem variar de acordo com a função organizacional de cada empresa. Mas basicamente podemos definir em dois conjuntos:
 1) Atividades Primárias e 
 2) Atividades Secundárias. :
*
*
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
PRIMÁRIAS
As Atividades Primárias são classificadas assim, pois detém a maior parcela de custos ou são críticas para a logística. São elas
*
*
Transportes 
É uma das atividades logística mais importante devido ao fato dele absorver de 33% a 66% de todos os custos relacionados à logística. O transporte adiciona o valor de “lugar” ao produto. 
Nenhuma empresa pode operar sem realizar a movimentação externa de materiais. O transporte pode ocorrer com um ou vários modais diferentes. 
http://www.youtube.com/watch?v=WixrVg9MmMw
*
*
Gestão de Estoques
Para atingir um nível de serviço mínimo, é necessário possuir disponibilidade do produto. Os estoques agem como amortecedores entre a oferta e a demanda. O estoque agrega o valor de “tempo” ao produto, para tanto, deve estar próximo aos consumidores ou ao ponto de manufatura.
*
*
Processamento de Pedidos 
São as solicitações realizadas pelo cliente que disparam todos os eventos logísticos para o seu abastecimento, sem pedidos a logística em si não é necessária. Os custos tendem a ser baixos em relação as outras duas atividades principais
http://www.youtube.com/watch?v=VYvSxegbL8w
*
*
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
SECUNDÁRIAS ou de APOIO :
Exercem a função de apoio às atividades primárias na obtenção de níveis de bens e serviços requisitados pelos clientes, a saber:
*
*
Armazenagem 
É a atividade da cadeia de suprimentos e de distribuição que permite manter bens, materiais ou produtos, secos ou refrigerados, em instalações adequadas, por um determinado período de tempo. 
*
*
Manuseio de materiais
Qualquer mecanismo ou tecnologia aplicada a movimentação de cargas, podendo ainda ser subdividida em:
 Carregamento;
 Descarregamento;
 Deslocamento;
 Transporte contínuo
http://www.youtube.com/watch?v=lDyi9Yipt7c
*
*
Embalagem 
No âmbito logístico, facilita a movimentação, estocagem e protege a mercadoria contra avarias ou perdas que podem ser ocasionadas durante o manuseio do material. Em um âmbito mais amplo a embalagem também reúne funções relacionadas a marketing, design e meio ambiente.
http://www.youtube.com/watch?v=TU1O-L7BDbw
*
*
Suprimentos
Trata da aquisição de matéria prima e insumos, fundamentais a produção ou a prestação de serviços.
*
*
Programação de Produtos
Compreende o ato de planejar e elaborar os itens de produção conforme a necessidade da empresa (pedidos), usando os respectivos itens da lista de matéria prima e insumos.
*
*
Sistemas de Informação
Irá criar todo o fluxo de informações dentro da empresa como entre os clientes e fornecedores.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais