Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MARIA CLAUDIA RAMOS PEIXOTO – RGM:20477091
Reflita a necessidade de exercermos uma liderança flutuante na Escola, reunindo todos por meio do Projeto Político Pedagógico
Todas as equipes possuem um responsável pelas ações que envolvem as atribuições do grupo, os chamados líderes. Cortella e Mussak (2009) afirmam que ser líder não equivale a ser chefe, colocando que grandes líderes como Mahatma Gandhi, Martin Luther King ou Sócrates, nunca foram “chefes”, no sentido próprio da palavra, mas sim líderes que inspiraram por meio do exemplo, admiração e respeito.  Assim, as pessoas podem exercer o papel de líder independentemente da sua função. Dentro das escolas não é diferente. Existem diversos profissionais que exercem o verdadeiro papel de líder, como, por exemplo, o professor que possui uma grande admiração dos alunos.
E é neste contexto que os líderes – coordenadores e diretores, por exemplo – podem atuar de forma a angariar subsídios que otimizem o dia a dia de trabalho, utilizando isso como insumo para rever seus processos e vislumbrarem a realização de novos projetos. Mesmo que a escola não consiga ou entenda que não é possível realizar todas as sugestões, dar a oportunidade para isso já é uma forma de demonstrar que a valorização existe. O que não pode ocorrer é a centralização do “poder”, que não permite que as trocas de experiências e participação de todos ocorra de forma profícua. Não devemos nos esquecer que independentemente do tipo de responsabilidade ou da valorização que será estabelecida entre escola e professor/aluno, todos precisam trabalhar em prol da escola. Ou seja, o líder não deve se posicionar como único responsável pelas conquistas, mas, também, não deve ser responsabilizado como único responsável pelos insucessos. O mais importante a ser considerado é que independentemente da filosofia de trabalho ou a característica da gestão escolar, exista harmonia. Isso permitirá um ambiente saudável, onde as famílias e os alunos valorizarão cada ação promovida pela escola.
REFERÊNCIAS
MUSSAK, Eugenio, CORTELA, Mario Sergio. Liderança em foco. Papirus, 2009
CORTELA, Mario Sergio. Por que fazemos o que fazemos? Editora do Brasil, 2016

Outros materiais