Buscar

Fundamentos de Direito Empresarial - Forum aulas 1 a 3

Prévia do material em texto

Fundamentos de Direito Empresarial – Aulas 1 a 3
 
Aula 1 – as fontes do direito são basicamente de onde eles são originados, ou seja, de onde ele nasce. Essas fontes podem ser materiais ou formais.
A fonte material refere-se ao ÓRGÃO que tem o poder para criar e elaborar uma lei. Por exemplo: um município não tem poder para legislar sobre impostos e taxas do âmbito federal e vice-versa.
As fontes formais são aquelas pela qual o direito se manifesta. Por exemplo: Leis, Decretos, Resoluções, jurisprudência, costumes, etc.
As fontes formais podem ser imediatas e mediatas.
As IMEDIATAS são criadas por meio de processos legislativos adequados. Elas são extraídas dos textos constitucionais ou legais (exemplo: leis federais, leis municipais, leis estaduais)
Já as MEDIATAS, não foram criadas por processo legislativo. Elas consideram os costumes jurídicos, doutrina, princípios gerais do direito (exemplo: a própria doutrina e a jurisprudência)
Aula 2 – Pelo assistido na aulas 2, percebi que as obrigações empresariais são muitas e bastante burocráticas. Infelizmente nosso país não ajuda muito em relação à burocracia. São muitos registros diferentes em várias instâncias, o que causam taxas altas e impostos futuros.
Ainda com tanta burocracia exigida,  com todas as obrigações inerentes a atividade empresarial cumpridas, o empresário fica seguro em relação aos seus direitos e, ainda facilita a fiscalização dos órgãos competentes (prefeitura, Receita Federal e estadual, etc)
 Se analisarmos o histórico das condições e exigências para regularizar uma empresa, é possível perceber que essa burocracia vem diminuindo, acredito que pela grande quantidade de empresas irregulares existentes. Essa diminuição da burocracia acaba sendo um fator incentivador para que as empresas exerçam suas atividades dentro da regularidade. (empresas de menor porte, já que as S.A continuam tendo mais exigências, o que é absolutamente normal pelo porte e representatividade econômica delas)
 
Aula 3 – A personalidade jurídica nasce com o registro do contrato social na junta comercial. É como se fosse a “certidão de nascimento” da empresa.
O registro do CNPJ não é o fator que faz nascer a personalidade jurídica de uma empresa. Pode-se comparar a inscrição do CNPJ com o próprio CPF: Só conseguimos inscrição do nosso CPF se tivermos nossa certidão de nascimento (documento de identidade). Por isso, a importância da Junta Comercial do Estado nesse processo de abertura e regularização da empresa.
Após o registro regular da empresa, é possível separar a pessoa do sócio da pessoa da sociedade.  Isto quer dizer que o sócio passa a responder apenas pelos bens da empresa (enquanto o mesmo for empresário, seus bens se misturam com os da empresa – vide entrevista transmitida dentro da aula 3).
A personalidade jurídica é de extrema importância. Através dela, as sociedades empresariais passam ter seus direitos e deveres devidamente protegidos pela legislação, pois estão inseridas no âmbito jurídico.
 
Fontes de estudo:
http://www.jurisway.org.br/
Curso de Direito Comercial – Fábio Ulhôa Coelho – Vol. 1 (principalmente cap. 4) - possuo o livro em PDF, caso alguém se interesse, pode deixar o e-mail que eu compartilho.
http://www.crasp.gov.br/crasp/WebForms/interna.aspx?secao_id=206&campo=7268
http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/6208/Aquisicao-da-personalidade-juridica-da-empresa

Continue navegando