Buscar

Teoria Geral da Administração - Forum aulas 1 a 3

Prévia do material em texto

Teoria Geral da Administração – Fórum aulas 1 a 3
Seguem as minhas respostas e considerações a respeito dos questionamentos abordados:
 
1) Para Taylor, a Gerência deve seguir 04 princípios da administração científica. Explique-os.
Princípio do planejamento – Taylor acreditava na substituição das experiências já vividas por métodos científicos. Isto é, tudo que era improvisado ou possuía uma visão de uma determinada pessoa a respeito do tema, era substituído por planejamento e testes específicos com a finalidade de “destrinchar” os movimentos para reduzir e racionalizar a execução da tarefa proposta.
Princípio de preparo dos trabalhadores – A seleção dos operários de acordo com suas “aptidões” era necessário para preparação e treinamento dos mesmos, objetivando produzir mais e melhor, reduzindo o custo, de acordo com o método planejado para atingimento da meta estabelecida (na aula 1 o professor fala em um operário alto para pintar o teto, deixando de lado a necessidade de investimento em um equipamento para ergue-lo, para então “aproveitar” a “aptidão” do operário).
Princípio de controle – O controle do trabalho executado era de suma importância para certificar de que a metodologia desenvolvida estava sendo cumprida para alcance da meta (Conforme aula 1, este controle era feito por um encarregado que supervisionava o trabalho dos operários)
Princípio da execução – Era necessário distribuir as tarefas e responsabilidades para que o trabalho fosse feito da maneira mais disciplinada possível (homem máquina).
 
2) Henry Ford adotou três princípios básicos que ajudaram não somente a produção, mas a uma verdadeira revolução na forma de fabricação e de consumo. Comente esta afirmativa, abordando estes três princípios.
 1) Intensificação. 2) Economicidade. 3) Produtividade.
Ford foi um visionário ao afirmar que a intensificação da produção (1° princípio) através da diminuição do tempo de produção, utilizando de forma veloz e imediata os equipamentos e matérias primas disponíveis, era necessária para que o produto fosse colocado mais rápido no mercado e, consequentemente, a venda ocorresse também de forma mais rápida, gerando assim, seu retorno financeiro.
Ao reduzir o volume do estoque de matéria prima em transformação, Ford afirmava que quanto mais rápida é a produção, mais rápido o automóvel é pago a empresa, fazendo com que este pagamento ocorresse antes de vencido o pagamento dos salários e da mercadoria anteriormente adquirida.  Gerando essa economia (2º princípio), o investimento com mão de obra e matéria prima eram pagos de maneira muito ágil, principalmente para a época.
Com o aumento da capacidade de produção (3º princípio) do operário no mesmo período por meio da linha de montagem, o operário ganha mais e o operário também (como disse o vídeo da aula 1, Ford acreditava na distribuição de lucros como fator incentivador dos operários)
  3) O que representou o experimento de Hawthorne para os estudos da administração? O que foi (numa síntese) esse experimento e quais as suas principais conclusões? A que teoria da administração, este experimento está relacionado?
A experiência de hawthorne teve uma grande representatividade nos estudos da administração, pois levantou uma questão importante e que não era abordada pela teoria clássica de Taylor, Faiol e Ford: As relações humanas.
Esse experimento teve o objetivo inicial de testar o efeito da luminosidade na capacidade de produção (montagem dos equipamentos), juntamente com alteração nas condições de trabalho. Ao final da experiência, foi concluído que a luminosidade não afetou em absolutamente nada a capacidade de produção. Os fatores determinantes para o aumento ou diminuição da produção estavam relacionados diretamente as condições de trabalho a que as moças eram submetidas, bem como os laços criados no ambiente de trabalho, a partir do momento em que houve toda essa mudança no ambiente.
O experimento de Hawthorne esta ligado diretamente à teoria das Relações Humanas.
Comentário pessoal: Hoje se fala muito em qualidade do ambiente de trabalho, condições oferecidas pela empresa ao funcionário, meritocracia, etc. e, fiquei bastante surpresa de saber que em uma época considerada tão retrógrada condição “emocional” do funcionário já era tema de estudo. Ponto para Mayo.
 
4) O que representou a Sociologia da Burocracia para a administração? Ainda, o que são “disfunções da burocracia” (faça uma síntese)? Você percebe isso (disfunções) em seu local de trabalho? Explique.
A teoria burocrática veio de uma forma mais estruturada, havia racionalidade e método organizacional nela, pois ela considerava que as pessoas orientavam as suas ações para uma ordem semelhante, porque seus desempenhos individuais são guiados por normas coletivas e legitimadas, diferente da teoria clássica (que era extremamente mecanizada) e da teoria relações humanas (que era muito “sentimental" )
As disfunções da burocracia são as consequências do “exagero” desta teoria. O apego exagerado a normas, excesso de documentos para formalizar uma ação, impessoalidade no relacionamento, apego as rotinas e procedimentos (sem ter cabeça aberta para novas soluções), processo decisório é feito por quem esta no topo da pirâmide, sem ter idéia do que acontece no ambiente operacional. Etc.
No meu local de trabalho percebo diariamente a disfunção da burocracia. Trabalho em uma empresa do ramo varejista bastante antiga. No meu time de trabalho existem pessoas que trabalham há muito tempo na companhia. Atualmente, existe um projeto de melhoria de processos e, as pessoas que tem mais dificuldades em se adaptar as mudanças são as que estão na empresa há mais tempo (que estão agarradas aos procedimentos antigos).
Além disso, percebo que a visão delas não é global em relação a operação. Sempre tem aquele que diz: Mas esse não é o meu trabalho (não importa se aquilo vai atrapalhar a empresa, não faço o que não é minha função).
Isso tudo sem contar no excesso de normas obsoletas, frases como “sempre foi feito assim”, conflitos a respeito do excesso de formalismo e por ai vai.
Comentário pessoal: como a empresa esta passando por uma fase de mudanças, é absolutamente perceptível como as disfunções da burocracia afetam os processos.  
Fontes de estudo, além do material Estácio:
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/principais-teorias-e-escolas-da-administracao/50247/
http://www.sobreadministracao.com/
http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Administracao Cientifica.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75901979000200010&script=sci_arttext
http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?idc_cad=es6kfzjy0
http://pt.wikiversity.org/wiki/Introdução_à_Administração/Teoria_da_Burocracia

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes