Buscar

AV 2 Produção de Texto 2 Tent - Newton Paiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Um texto acadêmico deve contemplar a precisão científica e visão crítica próprias das instituições de pesquisa. Assim, o autor deve buscar escrevê-lo de forma clara, consistente e direta.
Leia as alternativas abaixo e localize o texto que pode ser considerado produção acadêmica:
	
	a.
	Pode-se dizer que o Naturalismo começou em terras brasileiras com a publicação do romance O Mulato do autor maranhense Aluísio de Azevedo no ano de 1881. O mesmo autor também escreveu a obra O Cortiço, que acabou sendo um dos romances mais marcantes da literatura brasileira. Os escritores naturalistas do Brasil se ocuparam, principalmente, com os temas mais obscuros da alma humana e, por isso, outros fatos importantes da história do país acabaram sendo deixados de lado, como a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República. ( https://www.estudopratico.com.br/naturalismo-caracteristicas-e-contexto-historico/) .
	
	b.
	Em São Luís, já adulto, sua preocupação básica é a de desvendar suas origens e, por isso, insiste com o tio em visitar a fazenda onde nascera. Durante o percurso a São Brás, Raimundo começa a descobrir os primeiros dados sobre suas origens e insiste com o tio para que lhe conceda a mão de Ana Rosa. Depois de várias recusas, Raimundo fica sabendo que o motivo da proibição se devia à cor de sua pele. (O Mulato).
	
	c.
	Não te quero ter porque em meu ser está tudo terminado.
Quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados. (Vinícius de Moraes).
	
	d.
	Para Lima, a experiência foi pior que a de outro desastre natural que vivenciou, o furacão Wilma, de categoria 4, que atingiu México, Haiti, Cuba e Flórida em 2005. (http://g1.globo.com/mundo/noticia/predio-balancava-como-um-navio-diz-brasileira-sobre-terremoto-no-mexico.ghtml).
	
	e.
	A campanha “Chega de Violência”, desenvolvida pela Terremoto Propaganda para a Operação Verão da Ecovia, está no espaço mais cobiçado da Archive.  (http://www.gazetadopovo.com.br/economia/anuncio-paranaense-e-destaque-internacional-08zoqz052m082301ugmqbz49a).
2,5 pontos   
PERGUNTA 2
Preste atenção ao seguinte trecho:“A maioria dos leitores tem noção do que seja um parágrafo e grande parte dos redatores percebe, ao escrever um texto, o momento exato em que deve iniciar um novo parágrafo. Mesmo assim, uma reflexão sobre a organização do parágrafo pode ser muito útil para melhorar a competência na escrita.” (GOLDSTEIN; LOUZADA; IVAMOTO, 2009, p. 31)
Fonte: GOLDSTEIN, Norma; LOUZADA, Maria Silvia; IVAMOTO, Regina. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2009.
O fragmento apresentado explora a disposição e estrutura do parágrafo. A respeito disso é correto afirmar que:
I. Todo parágrafo é construído em torno de uma ideia nova.
II. Alteramos o parágrafo quando mudamos a temática.
III. Em cada parágrafo, exige-se a exposição de um novo argumento.
IV. O tópico frasal é prescindível em todos os parágrafos.
V. Parágrafos longos são aqueles que melhor explicam a ideia.
Estão corretas as afirmativas:
	
	a.
	I e III
	
	b.
	II e V
	
	c.
	I, II, III, IV e V
	
	d.
	II, IV e V
	
	e.
	III e V
2,5 pontos   
PERGUNTA 3
A partir do Novo Acordo Ortográfico, percebeu-se que alguns acentos deixaram de existir. Leia o trecho do texto “Então, Adeus”, de Lygia Fagundes Telles e identifique a palavra em que o acento está incorreto:
“Olhei-o. Sob a luz azulada do crepúsculo, aquela face branca e transparente era de tamanha fragilidade, que cheguei a me comover. Até logo?... “Então, adeus!”, ele deveria ter dito. Eu ia embarcar para o Rio no dia seguinte e não tinha nenhuma idéia de voltar tão cedo à Bahia. E mesmo que voltasse, encontraria ainda de pé aquela igrejinha arruinada que achei por acaso em meio das minhas andanças? E mesmo que desse de novo com ela, encontraria vivo aquele ser tão velhinho que mais parecia um antigo morto esquecido de partir?!...”
- Acesso em 11 jan. 2017.http://www.releituras.com/lftelles_entaoadeus.asp
	
	a.
	Até
	
	b.
	Então
	
	c.
	Idéia
	
	d.
	tinha
	
	e.
	Crepúsculo
2,5 pontos   
PERGUNTA 4 ( ERRADA )
Sabe-se o quão importante é a preocupação com a pontuação na língua portuguesa. A mudança ou ausência de uma vírgula pode alterar ou impossibilitar a compreensão de um texto, independente de sua extensão.
Com base nesta preocupação, leia as alternativas abaixo e assinale a que apresenta pontuação correta, com total compreensão de seu sentido.
	
	a.
	É neste mundo globalizado que o homem vive atualmente, e dele retira as informações que irão contribuir para ampliação dos seus conhecimentos e das suas experiências.
	
	b.
	É neste mundo globalizado que o homem vive atualmente e dele retira as informações que irão contribuir, para ampliação dos seus conhecimentos e das suas experiências.
	
	c.
	É neste mundo globalizado que o homem vive atualmente e dele retira as informações, que irão contribuir para ampliação dos seus conhecimentos e das suas experiências.
	
	d.
	É neste mundo globalizado, que o homem vive atualmente e dele retira as informações que irão contribuir para ampliação dos seus conhecimentos e das suas experiências.
	
	e.
	É neste mundo globalizado que o homem vive atualmente e dele retira as informações que irão contribuir para ampliação dos seus conhecimentos e das suas experiências.
2,5 pontos   
PERGUNTA 5
Muitas vezes, encontramos pessoas bastante cansativas, uma vez que falam muito sem necessidade. Nem sempre, estamos dispostos a ouvir informações que não são de nosso interesse. Da mesma forma acontece com nosso texto, que se torna cansativo ao leitor pela ampla exposição de informações que não são produtivas ao foco da discussão. 
O fragmento anterior sugere a importância de se dar atenção a um fator importante na produção de texto, que é: (Assinale a opção correta)
	
	a.
	Coesão.
	
	b.
	Prolixidade. 
	
	c.
	Excesso de clareza.
	
	d.
	Objetividade.
	
	e.
	Coerência.
2,5 pontos   
PERGUNTA 6
Ernst-Pereira e Funck (2001, p. 6) elucidam que “No momento em que a multidisciplinaridade, em suas mais variadas formas, passa a caracterizar a prática acadêmico-pedagógica, não se pode mais pensar leitura e escrita como atividades autocentradas, desvinculadas de questões sociais mais abrangentes.” Sendo assim, a leitura é um processo dinâmico que envolve nosso universo de experiências diárias para mergulharmos na profundidade do texto. Desse modo, existem técnicas de leitura que podem ser empregadas em situações com finalidades diversas.
ERNST-PEREIRA, Aracy; FUNCK, Susana Bornéo (Org.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas (RS): Educat, 2001.
Assinale a afirmativa correta a respeito das estratégias de leitura.
	
	a.
	O scanning busca informações específicas.
	
	b.
	Skimming é a leitura mais lenta do material.
	
	c.
	A leitura informativa faz uma avaliação bastante específica da estrutura do texto.
	
	d.
	A leitura informativa busca identificar o vocabulário mais complexo.
	
	e.
	A leitura de estudo avalia informações e dados. 
2,5 pontos   
PERGUNTA 7
Ao pesquisar sobre a fundação de uma pequena cidade no litoral. Um exemplo de fonte primária que pode ser:
	
	a.
	Um habitante local
	
	b.
	Um jornal
	
	c.
	O diário de registro do porto
	
	d.
	O neto de uma testemunha local
	
	e.
	Um documentário feito na cidade
2,5 pontos   
PERGUNTA 8 ( eRRADA)
Um dos acentos que mais dúvidas causa entre os usuários da Língua portuguesa é a sinalização de crase. Há algumas regras que, mesmo com o novo acordo ortográfico, não foram alteradas.
Baseando-se nas orientações já apresentadas durante o curso, indique a única opção em que o acento grave está empregado de maneira correta.
	
	a.
	O candidato foi à restaurante comprar novos livros para seus estudos.
	
	b.
	O médico assistiu à paciente com atenção.
	
	c.
	A polêmica foi relativa às questões sociaise econômicas do país.
	
	d.
	Fomos à Bahia passar às férias de verão.
	
	e.
	O rapaz gostaria de comprar àquele automóvel.
2,5 pontos   
PERGUNTA 9
A introdução do texto dissertativo é a parte em que apresentamos a ideia principal a ser discutida ao leitor. Sendo assim, existem algumas estratégias para se iniciar o primeiro parágrafo deste tipo de texto. Uma delas é a introdução por meio de citação, em que:
(Complete a informação, escolhendo uma das alternativas ofertadas.)
	
	a.
	exploramos o assunto, já no início do texto, por meio de questionamentos.
	
	b.
	definimos o objeto de estudo por meio de um argumento. 
	
	c.
	trazemos a afirmação de um autor competente na área em discussão.
	
	d.
	apresentamos o nosso ponto de vista sobre a atualidade com dados passados.
	
	e.
	estabelecemos contraste entre duas ideias.
2,5 pontos   
PERGUNTA 10
A coesão textual é estabelecida quando os enunciados possuem uma ligação que confere sentido ao texto. Sendo assim, é considerada a harmonia e concatenação entre as ideias. Para isso, existem os articuladores textuais, as chamadas conjunções. Diante disso, assinale a frase que apresenta um articulador que estabelece o sentido de conclusão.
	
	a.
	Meu comportamento é como o seu.
	
	b.
	É preciso, portanto, de mais consistência naquele projeto de estágio.
	
	c.
	Embora não tenha tido um bom desempenho na prova, Joaquim ainda é um bom aluno.
	
	d.
	Conseguimos comprar um carro porque trabalhamos muito.
	
	e.
	Se tivéssemos nos esforçado mais, seríamos mais elogiados pelo professor.
2,5 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

Outros materiais