Buscar

AV Comunicação e Expressão da Escrita ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0643_AV_ » COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA ESCRITA
	Tipo de Avaliação: AV
	Professor:
	JACINTA MELO DE SOUSA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova:  Nota de Partic.:         Data: 11/03/2015 15:05:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201310397840)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Em um texto, temos elementos que precisam estar ¿costurados¿ para que formem um dado sentido. Um texto com coesão é um texto conectado, interligado. Além de uma sequência lógica (coerência), um texto precisa que suas ideias estejam encadeadas através de diversos mecanismos linguísticos como as conjunções, sinônimos, pronomes, numerais, advérbios . No texto citado abaixo, há uma série de elementos que mantém o texto coeso. Explique o uso deles, identificando a circunstância neles expressas. ¿Embora estivesse cansado, Pedro continuava trabalhando, criando novos jogos, apesar de considerá-los inúteis para a empresa. O desenhista procurava, no entanto, justificar seu emprego, a fim de garantir um bom estilo de vida.¿
		
	
	
Gabarito: No texto aparecem os seguintes elementos coesivos indicando diferentes circunstâncias : Embora ¿ Concessão ; apesar de ¿ concessão; no entanto ¿ adversidade; a fim de ¿ finalidade
	2a Questão (Ref.: 201310398673)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Uma resenha descreve as propriedades da obra , relata as credenciais do autor , resume a obra, apresenta as conclusões e a metodologia empregada, expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou e, por fim, apresenta uma avaliação da obra, destacando o público ao qual a obra se destina. Por ser um texto essencialmente descritivo, a resenha é um texto completo, que elimina qualquer outra tentativa de se explorar o tema nela exposto ?
		
	
	
Gabarito: A resenha, como qualquer modalidade de discurso descritivo, nunca pode ser completa e exaustiva, já que são infinitas as propriedades e as circunstâncias que envolvem o objeto descrito. o resenhador deve proceder seletivamente, filtrando apenas os aspectos pertinentes do objeto, isto é, apenas aquilo que é funcional em vista de uma intenção previamente definida.
	3a Questão (Ref.: 201310388365)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No trecho "quando alguém começa a falar, sabemos se é de São Paulo, gaúcho, carioca ou português", o autor faz referência a um tipo de variação linguística na seguinte alternativa:
		
	
	histórica.
	 
	socio-cultural.
	
	coloquial.
	 
	geográfica.
	
	profissional.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201310250473)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	¿ A atual cultura de imagens é superficialíssima, ao contrário do que acontecia na Idade Média e na Renascença, épocas que também eram marcadas por uma forte imagética. Pense, por exemplo, nas imagens veiculadas pela publicidade. Elas captam a nossa atenção por apenas poucos segundos, sem nos dar chance para pensar. Essa é a tendência geral em todos os meios visivos. Assim, a palavra escrita é, mais do que nunca, a nossa principal ferramenta para compreender o mundo. A grandeza do texto consiste em nos dar a possibilidade de refletir e interpretar. Prova disso é que as pessoas estão lendo cada vez mais, assim como mais livros estão sendo publicados a cada ano. Bill Gates, presidente da Microsoft, propõe uma sociedade sem papel. Mas, para desenvolver essa ideia, ele publicou um livro. Isso diz alguma coisa.¿ (Entrevista (Ciências Humanas ¿ IBGE, Veja, 7 de julho de 1999) A frase final do entrevistado - Isso diz alguma coisa - refere-se à:
		
	
	valorização da leitura através dos tempos.
	
	desvalorização das imagens no mundo da Microsoft.
	
	necessidade de novas pesquisas sobre o valor da leitura.
	
	pouca importância do livro diante da importância do computador no mundo moderno.
	 
	contradição entre o pensamento e a ação de Bill Gates.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201310346611)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Existem algumas estratégias para a construção de um parágrafo. Diante desta afirmação, marque a melhor alternativa:
		
	
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, são usados, por exemplo, conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores não auxilia no entendimento do leitor.
	 
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, são usados, por exemplo, conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor.
	
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, no entanto, não são usados conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor. Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, no entanto, não são usados conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor.
	
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor. Para isso, no entanto, não são usados conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor.
	
	Para a construção de um parágrafo, é importante que a mensagem escrita seja entendida pelo leitor, mas não por todos, apenas os que tem interesse sobre o assunto abordado. Para isso, são usados, por exemplo, conectivos, que atuam no texto como marcadores que denotam ideias como causa e consequência, oposição, construção de hierarquia entre as frases. O uso destes marcadores auxilia no entendimento do leitor.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201310346237)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todos são bem-vindos, INCLUSIVE, os namorados. Na frase anterior, o conectivo destacado dá ideia de:
		
	
	Escala de hierarquia, desvalorizando o elemento mais forte. Neste caso, os namorados.
	
	Escala de hierarquia, enfatizando o elemento mais fraco. Neste caso, os namorados.
	
	Escala de hierarquia, enfatizando o elemento mais forte. Neste caso não existe um elemento mais forte.
	
	Nenhuma das respostas.
	 
	Escala de hierarquia, enfatizando o elemento mais forte. Neste caso, os namorados.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201310409889)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O uso de um código fechado , isto é, a utilização de palavras precisas, específicas , contribui para a clareza da linguagem, não deixando margem à ambigüidade, ao duplo sentido. Podemos encontrar o uso da ambigüidade na seguinte opção :
		
	
	Os porteiros colocavam os jornais na soleira das portas, sem serem percebidos pelos moradores.
	
	Os concursos públicos animam os jovens. Estes querem um bom emprego na esfera federal.
	 
	Ninguém concordava com suas opiniões. Elas estavam confusas, mal estruturadas, por isso a audiência retirou-se cedo.
	
	Os aparelhos de TV estavam ligados , no mesmo horário. Todos viam o noticiário local, em suas casas.
	 
	As notícias sobre a guerra circulavam nas revistas. Elas pareciam não terminar nunca.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201310390593)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O documento utilizado para descrever as observações , relatar os atendimentos e as análises feitas dos dados coletados, além das visitas in loco é o
		
	 
	relatório social.
	
	laudo técnico
	
	parecer social.
	
	resenha crítica.diário de campo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201310392206)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Parecer social contém a avaliação teórica e técnica de dados coletados pelos assistentes sociais. Deste modo, este documento pode ser caracterizado, em relação a sua linguagem como uma apresentação de que tipo ?
		
	 
	Descritiva - interpretativa
	
	dissertativa - opinativa
	
	Dissertativa - injuntiva
	 
	Dissertativa - argumentativa
	
	Narrativa - subjetiva
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201310379518)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Planejar é conveniente em qualquer momento. No âmbito empresarial, o planejamento tem as seguintes características definidoras: I. Manter o equilíbrio entre o proposto e a realidade de mercado. II. Fazer a análise e contextualização do problema. III. Possuir a flexibilidade necessária para se adaptar às possíveis mudanças de mercado. IV. Definir os meios de comunicação a ser utilizados. V. Definir métodos de controle e avaliação da empresa.
		
	 
	Somente I e III e V estão corretas.
	 
	Somente I e III estão corretas.
	
	Somente III e IV e V estão corretas.
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	Somente III e IV estão corretas.

Outros materiais