A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APOL  ESTUDO DAS RELAÇÕES ETNICO RACIAIS E FUND. HISTÓRICOS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10
Disponivel em: https://www.google.com.br/search?q=fontes+históricas&espv=2&biw=1366&bih=667&site=webhp&tbm=isch&imgil=Gr3llOmJea9 acesso 12/07/15
As diferentes fontes podem ser utilizadas com o objetivo de proporcionar a produção de conhecimento sobre a história da educação. Sobre o uso das fontes, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	As fontes devem ser utilizadas tão somente por historiadores e abordar o tema da pesquisa.
	
	B
	As fontes da escola são documentos importantes que sempre foram preservados pelas instituições e contribuíram com a história da educação.
	
	C
	As fontes são preservadas e mantidas por instituições públicas e acessíveis para todos que necessitam de pesquisas. 
	
	D
	As fontes históricas devem ser lidas com vistas nas múltiplas relações subjacentes à produção e o historiador deve ter conhecimento dos diversos tipos de fontes.
As fontes históricas devem ser lidas com vistas nas múltiplas relações subjacentes à produção e o historiador deve ter conhecimento dos diversos tipos de fontes. (p.29)
	
	E
	As fontes não são consideradas um bom recurso para o ensino de história e para a prática pedagógica.
Questão 2/10
?A historiografia europeia, numa época em que só havia História científica na Europa, escreveu, desde meados do século XIX e em boa parte do século XX, a História do homem como história da civilização cristã ocidental e, embora menos abertamente, do processo de formação dos principais estados-nações europeus.?
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000200002 acesso em 12/07/15
 
A compreensão de que não existe “a” verdade em história não implica na validade de toda opinião, nem que alguns fatos ou acontecimentos sejam incontestáveis. Nesse contexto, quais devem ser os caminhos para que a explicação histórica possa ser considerada científica?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	Para que a explicação histórica possa ser considerada científica é necessária a descrição detalhada de uma situação-problema, de uma fundamentação metodológica, de uma pesquisa organizada e de referência bibliográfica.
	
	B
	Alguns caminhos são necessários para considerar científica a explicação histórica: delimitação do problema de pesquisa, metodologia científica, clareza e coerência textual, referências.
	
	C
	Os caminhos a serem seguidos se referem na existência de um problema de pesquisa claro, de um método de seleção, da organização e da interpretação das fontes e de um referencial teórico.
Você acertou!
Os caminhos a serem seguidos se referem na existência de um problema de pesquisa claro, de um método de seleção, da organização e da interpretação das fontes e de um referencial teórico. (p. 18)
	
	D
	Para considerar a explicação histórica científica são necessários seguir alguns caminhos relevantes como: apresentação do problemas e objetivos, metodologia, organização e coerência das ideias principais da pesquisa.
	
	E
	Os caminhos são necessários para considerar científica são: tema, justificativa, metodologia e cronograma da pesquisa.
Questão 3/10
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”
 
DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. P.114
 
 
Neste excerto Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais.  De acordo com os conteúdos  abordados nas aulas e no livro- base sobre a transmissão das regras sociais é correto afirmar:
 
	
	A
	As regras sociais são transmitidas naturalmente.
	
	B
	Entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
“A família e a escola são instituições nas quais aprendemos as normas de nossa sociedade” (p. 16)
	
	C
	Existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
	
	D
	As regras sociais são imutáveis.
	
	E
	Socialização é o nome que damos ao descumprimento das normas sociais.
Questão 4/10
O documento não é inócuo. É antes de mais nada, o resultado de uma montagem, consciente ou inconscientes da história, da época, da sociedade que produziu, mas também das épocas durante os quais continuou a viver, talvez esquecido, durante as quais continuou a ser manipulado, ainda que pelo silencio.
LE GOFF, J. Documento/monumento. In: História e Memória. 5 ed. Campinas: Ed. Da Unicamp, n. 32 p. 2003 (p. 537-538)
 
Sobre a importância para o historiador dos termos documentos e fontes, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 – Fonte
2 – Documento
 
(  ) É inócuo, durável e pode ser analisado.
(  ) Registro ou testemunho do passado humano.
(  ) O historiador extraí informações específicas, de acordo com a pergunta que quer responder.
(  ) Meio por qual é possível  selecionar e interrogar, tornando-se informações para o historiador.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 - 2
	
	B
	2 – 2 -  1 - 1
Você acertou!
Fonte O historiador extraí informações específicas, de acordo com a pergunta que quer responder. Meio por qual é possível  selecionar e interrogar, tornando-se informações para o historiador.  Documento - É inócuo, durável e pode ser analisado. Registro ou testemunho do passado humano (p. 26-28)
	
	C
	1 - 2 - 1 -  2
	
	D
	2 - 1 – 2 - 1
	
	E
	2 – 2 – 1 - 2
Questão 5/10
“Aos 72 anos de idade, o marechal Lima da Silva via realizado seu desejo (...) ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família.”
 
SOUZA, Adriana Barreto de. A metamorfose de um militar em nobre: trajetória, estratégia e ascensão social no Rio de Janeiro joanino. Tempo, v. 12, n. 24, p. 54-73, 2008. P. 71-72
: Ao processo de mudança de um estrato social para outro ou de uma classe para outra damos o nome de...
	
	A
	Estratificação social.
	
	B
	Mobilidade social.
Você acertou!
“Podemos definir mobilidade social como o movimento de indivíduos e grupos de um estrato social a outro, de uma posição de classe ou status a outra, ou mesmo como uma mudança de ocupação ou profissão. Em qualquer desses casos, a mobilidade social implica  o deslocamento entre posições socioeconômicas diferentes. “ (p. 32)
	
	C
	Desclassamento.
	
	D
	Ascenção social.
	
	E
	Mudança social.
Questão 6/10
No Brasil, a história da educação está relacionada a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela programatização.
ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação)  Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8)
 
No que diz respeito aos aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. A história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional.
II. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil.
III. A disciplina história da educação primeiramente foi atribuída aos cursos de História e Filosofia.
IV. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da