A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Artigo - Auditoria Interna (3)

Pré-visualização | Página 1 de 3

Faculdade Estácio Unidade de Belém	
DANIELA CARVALHO E SOUZA JUSTINO
AUDITORIA INTERNA
Relatório final, apresentado a Universidade Estácio de Sá, como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientador: Prof. Dr. Joao Sabel
Belém - Pa
2018
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus pela conquista e pela existência de meus amados filhos que me apoiaram e me ajudaram mesmo sabendo que não poderia estar na maioria das vezes juntos e a minha mãe pelo apoio de cuidar deles.
“A persistência é o menor caminho do êxito”. (Charles Chaplin)
Aos meus amados filhos Joao Victor e Geovanna Cristina, para que sintam motivados pela busca do conhecimento.
As dificuldades encontradas na implantação de melhorias pela auditoria interna em Industria de Produção de Oleo de Palma.
Resumo
Os avanços tecnológicos do mercado empresarial e as características dos processos de controle interno e gerenciamento de processos estão em constantes mudanças e aperfeiçoamentos. Diante disso, o presente tem como objetivo apresentar uma Analise das Decisoes impostas pela auditoria interna e o seu reflexo no Operacional apresenta as análises referentes aos processos operacionais de uma corporação, abordando as dificuldades encontradas pela implantação de novos dos procedimentos e etapas atribuídas pela auditoria interna, explanando sobre a técnica, as fundamentações e objetivos. Para a elaboração deste trabalho, a abordagem metodológica utilizada foi a de caráter investigativa, qualitativa e exploratória, a qual abordou, primeiramente, as pesquisas bibliográficas e analise de documentos a respeito do assunto. E, posteriormente, foi realizada a aplicação de um estudo de caso aos profissionais da área de auditoria interna, de forma a contemplar a visão dos mesmos referentes aos processos de controle. Isso é interessante, pois evidencia as reais dificuldades encontradas pelos profissionais, bem como contribui para o avanço das técnicas e melhorias dos processos. 
Palavras - chave: controle interno, auditoria interna, gerenciamento de processos.
The difficulties encountered in the implementation of improvements by the internal audit in the Oil Production Industry of Palma.
Abstract
The technological advances of the business market and the characteristics of the processes of internal control and process management are in constant changes and improvements. The purpose of this paper is to present an analysis of the decisions imposed by the internal audit and its reflection in the Operational presents the analysis of the operational processes of a corporation, addressing the difficulties encountered by the implementation of new procedures and stages assigned by the internal audit , explaining about the technique, the fundamentals and objectives. For the elaboration of this work, the methodological approach used was that of investigative, qualitative and exploratory character, which first addressed the bibliographical researches and analysis of documents regarding the subject. And, afterwards, a case study was applied to the professionals of the internal audit area, in order to contemplate their vision regarding the control processes. This is interesting because it shows the real difficulties encountered by professionals, as well as contributes to the advancement of techniques and process improvements.
Key words: internal control, internal audit, process management.
INTRODUÇÃO
A competitividade no mercado exige que as empresas estejam preparadas para absorver os impactos do desenvolvimento econômico, o qual atinge níveis de crescimento constantes. Em razão disso, é essencial que a corporação tenha competência em relação à gestão empresarial, visto que o sucesso dos negócios está diretamente ligado ao bom planejamento, direção, controle e desempenho dos sistemas produtivos. 
Ao longo dos anos, os estudos administrativos foram desenvolvidos tomando como principal objetivo a melhoria dos processos internos das empresas, de forma a evitar desperdícios e problemas no controle da qualidade dos serviços. 
No sentido de melhorar a organização empresarial, pode ser implementada Pela Auditoria Interna, a qual funciona como um instrumento de controle de qualidade administrativo e é responsável por verificar se todos os processos internos estão sendo efetivamente desenvolvidos e/ou aplicados. Além de verificar se as normas e leis estão sendo seguidas, além de oferecer suporte ao setor de finanças. 
Através da Auditoria Interna é possível oferecer segurança no cumprimento dos objetivos da corporação, de forma a garantir a integridade e a qualidade da gestão. Isso porque a auditoria é constituída por técnicas e procedimentos que examinam os controles internos e as informações referentes às finanças, contabilidade, e quaisquer outras operações do órgão empresarial. Todo esse processo garante a investigação de fraudes, erros de contratos e relatórios, ineficiências nos processos praticadas pelos indivíduos internos à empresa (administradores e outros colaboradores). 
Contudo, mesmo diante dos benefícios da auditoria interna, muitos profissionais da área encontram dificuldades na implantação das técnicas de controle de qualidade, visto que podem sofrer resistência por parte do corpo funcional da empresa, ou até mesmo, pela falta de recursos financeiros, para organizar e realizar os processos. Sendo assim, esta pesquisa disserta a respeito dessas dificuldades encontradas pelos auditores internos que impedem o sucesso do processo administrativo das corporações.
Assim, esse artigo tem como objetivo apresentar uma analise das decisões impostas pela auditoria interna e o seu reflexo no operacional
O artigo tem como Metodologia a elaboração deste relatório, a abordagem metodológica utilizada foi a de caráter investigativa, qualitativa e exploratória, diante da aplicação de um estudo de caso aos profissionais da área de auditoria interna, de forma a contemplar a visão dos mesmos referentes aos processos de controle interno. No que diz respeito à parte teórica, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, as quais viabilizaram a sustentação científica da pesquisa. Ambas as técnicas, abordagem teórica e estudo de caso, contemplam ao estudo mais qualidade em termos de análise e avaliação geral dos procedimentos em questão, principalmente por tratar-se de uma temática extremamente importante e de grande destaque no ramo administrativo e empresarial. 
A pesquisa bibliográfica pode ser definida como “estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”. VERGARA, Sylvia Constant (2011, p.43)
Também, segundo Vergara, a pesquisa documental é:
Realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas: registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, comunicações informais, filmes, microfilmes, fotografias, videoteipe, informações em disquete, diários, cartas pessoais e outros. (VERGARA, 2011, p. 43)
A pesquisa também foi elaborada a partir de estudo de caso, ambientado em uma empresa de telecomunicações na cidade de Belém/PA.
Estudo de caso é o circunscrito a uma ou poucas unidades, entendidas essas como pessoa, família, produto, empresa, órgão público, comunidade ou mesmo país. Tem caráter de profundidade e detalhamento. Pode ou não ser realizado no campo. Utiliza métodos diferenciados de coleta de dados. (VERGARA, 2011, p. 44)
O estudo foi realizado levando em consideração os procedimentos adotados na organização interna da empresa. 
A pesquisa bibliográfica foi estruturada de acordo com os estudos dos principais autores do assunto em questão.
Princípios da administração
Conforme entendimento de Fayol (2009) sobre o ciclo