Buscar

Filosofia geral e jurídica. Resumo do período pré-socrático

Prévia do material em texto

Resumo de Filosogia Geral e Jurídica. Período pré-socrático.
Período pré-socrático: 
Neste os filósofos se preocupavam principalmente com a natureza das coisas, também chamado de período gosmológico. Temos nesse período as escolas Jônica, Pitagórica, Heleática e Atomista.
Escola Jônia.
Tales: Primeiro da escola Jônica, se preocupava com com a Physis, que pode ser traduzido por natureza, ele dizia que o elemento constitutivo de tudo (Arkhé) era a água.
Anaximandro: Também defendia o Arkhé, que para ele era o Apeiron (Algo indeterminado e em movimento).
Anaximendes: Para ele, o elemento constitutivo (arkhé) era o ar (pneuma), o ar é respiração e é vida; O fogo é o ar rarefeito.
Heráclito: Último pensador desta escola, para ele o elemento constitutivo (arkhé) era o fogo, do fogo proviam todas as coisas e para ele deveria regressar. Para ele a natureza é justiça, tendo como fundo a injustiça, pois sem esta a justiça não poderia ser nomeada. Ele defendia o contra ponto, dizia que a instabilidade era preciso para ter estabilidade. A justiça (diké) e a guerra (polemos) opoem-se e se unem.
Escola Pitagórica.
Por ser matemático, Pitágoras achava que o elemento constitutivo de tudo (arkhé), eram os números, e para ele a justiça era simbolizada pelos números 4 e 9. São os primeiros resultados da multiplicação por um número par e um ímpar, multiplicado por eles mesmo e gerando resuldado. Ele foi o primeiro a usar o termo FILOSOFIA.
Escola Heleática.
Xenôfones: Também defendia um elemento constitutivo, que para ele era a terra (não planeta), ele foi professor de parmeneses. Ele defendia um Deus imaterial, ingerado, único, imóvel (do plano metafísico para a terra) 
Parmênises: Para ele a razão permite encontrar a verdade (perfeita e imutável). E o sentido leva a opinião que só permite conhecer a aparencia das coisas, a certeza conduz à verdade.. (Razão -- Verdade. Sentido --- Opinião.)
Zenão: Ele aparentemente aceitava a oposição do adversário para depois mostrar susas contradições. Este era o novo método, Aristóteles o chamava de fundador da dialética. Dizia que há mundos multiplos e o vazio não existe.
Melisso: Afirmava que o universo é infinito, imóvel, uma unidade igual a si mesma e material. Também dizia que o vazio não existia, pois o vazio nada é, e o que nada é, não pode ser.
Escola Atomística
Leucipio: Defendia elementos infinitos e que tudo está em um movimento perpétuo
Demócrito: Para ele o Arkhé era o vazio e os átomos, pois só do vazio algo poderia surgir e também dizia que o universo é infinito
Resumo feito de boa fé para ajudar estudantes, assim como eu. Espero ter ajudado, desculpem qualquer erro. Falta período socrático e pós-socrático.

Continue navegando