Buscar

Plexos Nervosos Periféricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Plexo Braquial
É formado pelos ramos anteriores dos 4 últimos troncos cervicais e pelo primeiro tronco torácico. C5 liga-se a C6; C7 prossegue isolado; C8 liga-se a T1, formam-se assim três troncos: superior, médio e inferior. Cada um destes troncos divide-se em ramos anteriores e ramos posteriores. Os três ramos posteriores dos troncos se unem para formar o fascículo posterior, os dois ramos anteriores superiores se unem para formar o fascículo lateral e o ramo anterior inferior permanece isolado e forma o fascículo medial. O fascículo posterior forma os nervos: axilar, radial e toracodorsal. O fascículo lateral forma os nervos musculocutâneo e uma das raízes do nervo mediano. O fascículo medial forma os nervos ulnar (uma das raízes do mediano) e os cutâneos mediais do braço e do antebraço.
Axilar - Motor para o músculo deltóide e redondo menor; Sensibilidade da região deltóidea.
Radial - Motor para os músculos das regiões posteriores do braço, antebraço e Sensibilidade parte posterior do braço, antebraço e lateral do dorso da mão.
Toracodorsal: Motor para o músculo latíssimo do dorso
Musculocutâneo: motor para os músculos da região anterior do braço; Sensibilidade da região lateral do antebraço;
Mediano: motor para os músculos da região anterior do antebraço (exceto flexor ulnar do carpo e parte do flexor profundo dos dedos) e da região tenar da mão; Sensibilidade: região lateral da palma da mão.
Ulnar - motor para o músculo flexor ulnar do carpo, parte medial do flexor profundo dos dedos, músculos da mão (2 lumbricais mediais e todos os interósseos palmares e dorsais); Sensibilidade região medial da mão dorso e palma.
Cutâneos mediais do braço e antebraço: Sensibilidade da região medial do braço e antebraço.
Plexo Lombar
É formado pelos ramos anteriores do 1º ao 4º troncos lombares (acrescido de um ramo de T12). Os troncos de L2 a L4 se dividem em ramos anteriores e posteriores que podem emitir ramos diretamente ou voltar a se reunirem para só então emitir ramos. 
Ramos:
Ilio-hipogástrico: sensibilidade da parte inferior do abdome e motricidade dos músculos da parede abdominal. origem: T12 e L1. 
Ilioinguinal: sensibilidade parte superior da coxa, genitais externos e motricidade dos músculos da parede abdominal. origem: L1. 
Genitofemoral: Sensibilidade de parte da região anterior da coxa e dos genitais externos, motricidade do músculo cremáster. origem L1 e L2. 
Cutâneo femoral lateral (Cutâneo Lateral da Coxa): sensibilidade da parte lateral da coxa. origem L2 e L3 
Obturatório: sensibilidade da parte medial da coxa e motricidade dos músculos mediais da coxa. origem: ramos posteriores de L2, L3 e L4. 
Femoral: sensibilidade das partes anterior da coxa e medial da perna e do pé e motricidade dos músculos da região anterior da coxa. origem: ramos anteriores de L2, L3 e L4. 
Plexo Sacral
É formado pelos ramos anteriores do 4º e 5º troncos lombares e dos 4 troncos sacrais que também apresentam divisões anteriores e posteriores. 
Ramos:
Glúteo superior: motricidade de músculos da região glútea, abdutores da coxa. Origem: divisão posterior de L4-S1. 
Glúteo inferior: motricidade do músculo glúteo máximo, extensor da coxa. Origem: divisão posterior de L5-S2 
Cutâneo femoral posterior: Sensibilidade da região posterior da coxa e inferior da região glútea, parte dos genitais externos e região anal. Origem: ambas as divisões de S1-S3. 
Isquiático: motricidade dos músculos da região posterior da coxa. Origem: ambas as divisões (anterior e posterior) de L4 - S3. 
Tibial: sensibilidade das regiões posterior da perna e plantar e motricidade dos músculos das regiões posterior da perna e plantar. Origem divisão anterior. Ramos: plantares medial e lateral. 
Fibular comum. Origem: divisão posterior, ramos: 
- Fibular profundo: motricidade dos músculos das regiões anterior da perna e dorsal do pé. 
- Fibular superficial: sensibilidade região ântero-lateral da perna e dorsal do pé e motricidade dos músculos da região lateral da perna. 
Pudendo: sensibilidade do períneo e parte dos genitais externos e motricidade dos músculos do períneo. Origem divisão anterior de S2 - S4 
*Plexos nervosos periféricos. Nos seus trajetos os nervos periféricos ramificam-se, a estas redes de ramificações denominamos plexo nervoso periférico. Nas raízes dos membros superiores encontramos os plexos cervical e braquial, na raiz dos membros inferiores encontramos os plexos lombar e sacral. 
Identificar
Plexo Cervical: Nervo frênico, Nervo auricular magno 
Plexo Braquial: Nervo axilar, Nervo radial, Nervo musculocutâneo, Nervo mediano, Nervo ulnar, Nervo cutâneo medial. 
Nervos Torácicos: Nervo intercostal. 
Plexo Lombossacral: Nervos ilio-hipogástrico/ilioinguinal, Nervo genitofemoral, Nervo cutâneo femoral lateral, Nervo obturatório, Nervo femoral, Nervo cutâneo femoral posterior, Nervo isquiático, Nervo tibial, Nervo fibular comum, Nervo fibular profundo, Nervo fibular superficial, Nervo pudendo, Nervo glúteo superior, Nervo glúteo inferior.

Outros materiais