Buscar

povos idigenas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
	
	
 
�Fechar�
Avaliação: CEL0495_AV_201305058321 » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
Tipo de Avaliação: AV 
Aluno: 201305058321 - KATIA GOMES ARAUJO 
Professor:
FLAVIA MIGUEL DE SOUZA
Turma: 9002/AB
Nota da Prova: 3,0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 09/03/2015 17:00:30 
�
 1a Questão (Ref.: 201305163314)
3a sem.: Resitência
Pontos: 0,0  / 1,5 
Vivia no litoral africano Uma régia tribo ordeira cujo rei era símbolo De uma terra laboriosa e hospitaleira Um dia, essa tranqüilidade sucumbiu Quando os portugueses invadiram Capturando homens Para fazê-los escravos no Brasil Na viagem agonizante Houve gritos alucinantes lamentos de dor Ô, ô, ô adeus, Baobá, ô, ô, ô Ô, ô, ô adeus, meu Bengo, eu já vou Ao longe, Minas jamais ouvia Quando o rei mais confiante Jurou à sua gente que um dia os libertaria Chegando ao Rio de Janeiro No mercado de escravos Um rico fidalgo os comprou E para Vila Rica os levou A idéia do rei foi genial Esconder o pó de ouro entre os cabelos Assim fez seu pessoal Todas as noites quando das minas regressavam Iam à igreja e suas cabeças banhavam Era o ouro depositado na pia E guardado em outro lugar com garantia Até completar a importância Para comprar suas alforrias Foram libertos cada um por sua vez E assim foi que o rei Sob o sol da liberdade trabalhou E um pouco de terra ele comprou Descobrindo ouro enriqueceu Escolheu o nome de Francisco E ao catolicismo se converteu No ponto mais alto da cidade, Chico Rei Com seu espírito de luz Mandou construir uma igreja E a denominou Santa Efigênia do Alto da Cruz (Geraldo Babão, Djalma Sabiá e Binha - Chico Rei - 1964) 
Influenciados pelo samba do Salgueiro discuta as formas de resistência e assimilação dos negros no Brasil do século XVII e XVIII. 
Resposta: os filhos dos escravos nasciam e eram livres.Os escravos passou a poder trabalhar e ter um ganho para compra sua liberdade.Teve o o movimento de resistencia africana que gerou o sistemas dos quilombos. Os escravos começaram a se unir contra a escravidão e lutar pela sua liberdade.A prova que a união faz a força que eles conseguiram vencer apesar de ter muitas mortes.Vendo tudo isso a princesa Isabel assinou a abolição aos escravos.Pois ja sabiam que não iriam mais controlar os escravos.Mas na minha opinião ainda somos todos escravos mas legalizados , trabalhamos em troca de comida , moradia vestimentos, e ainda temos que devolver dinheiro para nossos senhores que sãos os politicos em forama de impostos.
Gabarito: O aluno deve construir um texto que mostre as formas de resistência, políticas, ecoNõmicas e culturais e os processos de assimilação dcorrentes, como as Irmandades.
Fundamentação do(a) Professor(a): Incorreto, conforme gabarito.
�
 2a Questão (Ref.: 201305310626)
sem. N/A: A sociedade brasileira
Pontos: 1,5  / 1,5 
A Revolta da Chibata, que aconteceu em 1910, é um dos movimentos sociais mais importantes da história da República brasileira. Relacione a Revolta da Chibata ao legado deixado pela escravidão.
Resposta: Embora o uso das chibatadas como castigo tinha sido proibido na marinha,continuavam aindam sendo aplicado como castigo. Hermes fonseca sofreu8 pressões de varios setores da sociedades para acabar mais rapido possivel o movimento dos reivoltosos.
Gabarito: O aluno deve mostrar que a Revolta da Chibata foi liderada pelos marujos da Marinha, que na sua maioria eram negros e mulatos, e foi motivada pelos castigos físicos, que podem ser considerados uma das heranças na escravidão. 
�
 3a Questão (Ref.: 201305251696)
1a sem.: Aula 1
Pontos: 0,0  / 0,5 
Os aldeamentos jesuíticos exerceram um papel fundamental para o sucesso da catequese, estando os índios reunidos em um só local era possível exercer uma influência diária sobre eles. A respeito da catequese podemos afirmar:
foi exercida pela Ordem Jesuíta e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo; 
foi exercida por diversas Ordens religiosas e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo; 
foi exercida pela Ordem Jesuíta e tinha como objetivo a escravização dos índios. 
foi exercida pela Ordem Jesuíta e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo e sua transformação em súditos do rei português; 
foi exercida por diversas Ordens religiosas e tinha como objetivo a conversão dos índios ao catolicismo e sua transformação em súditos do rei potuguês; 
�
 4a Questão (Ref.: 201305251737)
2a sem.: Aula 2
Pontos: 0,0  / 0,5 
Em 1570, o Estado português, juntamente com a Igreja católica, elaborou a primeira legislação indigenista, proibia a escravização dos índios e oficializava a catequese. Comprova-se que a partir de então, a relação entre colonos e jesuítas, já conturbada, piorou, para minimizar o conflito entre os dois grupos a coroa portuguesa criou:
a seleção de comunidades indígenas que podiam ser escravizados. 
um sistema de aprceria entre colonos e religiosos na exploração da mão de obra indígena 
dois decretos que permitiam a escravidão indígena somente em caso de guerra justa ou resgate; 
uma espécie de divisão igualitária de nativos entre missionários e colonos; 
uma lei que punia com rigor a todos os colonos que praticassem a escravidão indígena; 
�
 5a Questão (Ref.: 201305105010)
3a sem.: Africanismo
Pontos: 0,0  / 0,5 
A escravidão de origem africana nasceu no Brasil colonial e se fortaleceu em locais conhecidos como plantation. Esses locais ganharam seu formato mais conhecido na época colonial, na região litorânea do nordeste brasileiro. Ali, a plantation pode ser definida como o sistema de 
plantações de cana, café e cacau feitas do sudeste do Brasil até a Amazônia, que visavam o enriquecimento dos portugueses através do uso em larga escala da mão-de-obra indígena. 
comércio e distribuição de mão-de-obra escrava africana para a lavoura canavieira nordestina. Esse sistema era vulgarmente conhecido como ¿tumbeiro¿ ou tráfico de escravos. 
plantação de cana-de-açúcar, feita em larga escala por mão-de-obra escrava de origem africana, que visava o mercado exportador europeu.
plantação de café em larga escala e com o uso da mão-de-obra africana e mestiça, que visava o mercado exportador europeu, comércio este monopolizado por Portugal. 
Movimento de resistência africana que geraria o sistema dos quilombos.
�
 6a Questão (Ref.: 201305194495)
4a sem.: Aula 4
Pontos: 0,5  / 0,5 
Uma alternativa que muitos escravos encontraram não só para construir suas famílias extensas, mas também para lutar pela liberdade, se deu através da filiação às:
Macumba criada nos Quilombos
Fileiras do exército brasileiro
Irmandades negras católicas
Associações de Moradores dos Subúrbios
Associações islâmicas criadas no Brasil
�
 7a Questão (Ref.: 201305331711)
sem. N/A: Formas de resistência ao poder escravista
Pontos: 0,0  / 0,5 
A história da colonização portuguesa na América foi marcada pela escravidão negra e indígena. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresente essa relação.
As relações entre a colonização portuguesa e os movimentos anti-escravistas foi marcada única e exclusivamente pela negociação.
A existência da escravidão na colonização portuguesa da América é um dado que vem sendo desmentido pela historiografia mais recente a respeito do período.
As relações entre a colonização portuguesa e os movimentos anti-escravistas foi marcada única e exclusivamente pela repressão.
Se por um lado, a colonização portuguesa combateu os movimentos indígenas e africanos de resistência à escravidão, também buscou negociar e pactuar acordos de convivênciacom esses elementos.
Somente houve o uso da violência na repressão aos movimentos africanos. Naquilo que se refere aos movimentos indígenas sempre houve a negociação por parte da metrópole.
�
 8a Questão (Ref.: 201305296134)
sem. N/A: AULA 6
Pontos: 0,0  / 0,5 
Tal movimento trouxe para o cenário intelectual da época importantes debates sobre a questão indígena na história brasileira, embora a figura vencedora pouco se assemelhasse aos rebeldes Aimberê e Canindé. Foi ainda a fonte inspiradora para autores magistrais da literatura brasileira, como José de Alencar e Gonçalves Dias, além de pintores como Victor Meirelles. Estamos falando do:
Impressionismo;
Realismo;
Expressionismo;
Indianista;
Parnasianismo.
�
 9a Questão (Ref.: 201305293539)
sem. N/A: Herança Indígena e a sua inserção efetiva no Brasil contemporâneo
Pontos: 1,0  / 1,0 
"...aquela parcela da população brasileira que apresenta problemas de inadaptação à sociedade brasileira, motivados pela conservação de costumes, hábitos ou meras lealdades que a vinculam a uma tradição pré-colombiana.". Esta definição, presente no texto "Culturas e línguas indígenas do Brasil", é de qual antropólogo brasileiro? 
Darcy Ribeiro 
Fernando Henrique Cardoso 
Silvio Romero 
Roberto da Matta 
Nina Rodrigues 
�
 10a Questão (Ref.: 201305334099)
sem. N/A: Aula 9
Pontos: 0,0  / 1,0 
Assinale a resposta que demonstra a relação entre a escravidão e a Revolta da Chibata.
O presidente Hermes da Fonseca sofreu pressões de vários setores da sociedade para encerrar o mais rápido possível o movimento revoltoso. Um claro resquício da escravidão.
Embora o uso da chibata como castigo na Armada brasileira já houvesse sido abolido em um dos primeiros atos do regime republicano, na prática, os marinheiros, cuja grande maioria era formada por homens negros e mestiços, continuavam a receber as punições. Um claro resquício da escravidão.
Muitos dos envolvidos acabaram morrendo encarcerados ou foram executados pelas forças oficiais. Um claro resquício da escravidão.
Os revoltosos ameaçaram bombardear capital do país se não tivesse as suas reivindicações a atendidas. Um claro resquício da escravidão.
Assim que os marinheiros se renderam, Hermes da Fonseca expulsou da Marinha todos os envolvidos e promoveu a prisão de vários deles. Um claro resquício da escravidão.
	
	
Período de não visualização da prova: desde 03/03/2015 até 17/03/2015.
Parte inferior do formulário
 
 
_1488812007.unknown

Outros materiais