A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Questão 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1
Se qualquer atividade exige planejamento, a educação não foge dessa exigência. É correto afirmar que na área da educação os tipos de planejamento mais frequentes são:
Escolha uma:
a. Planejamento Educacional; Planejamento de Currículo; Planejamento de Ensino
Gabarito: Unidade 1, p. 23
Na área da educação os tipos de planejamento mais frequentes são: Planejamento Educacional; Planejamento de Currículo; Planejamento de Ensino
b. Planejamento Educacional; Planejamento de Metas; Ensalamento
c. Planejamento Financeiro; Planejamento de Currículo; Planejamento de Ensino
d. Planejamento Educacional; Planejamento de Currículo; Planejamento de Metas
e. Planejamento Educacional; Planejamento Financeiro; Planejamento de Ensino
Feedback
A resposta correta é: Planejamento Educacional; Planejamento de Currículo; Planejamento de Ensino.
Questão 2
As instituições de ensino contam com uma série de diretrizes que orientam a elaboração de documentos de caráter obrigatório. Sobre este tema, assinale a única opção que corresponde corretamente à lacuna da sentença abaixo:
O _____________ é um documento de orientação pedagógica e administrativa da unidade, em que se explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, o sistema de avaliação do plano, a estrutura organizacional e administrativa.
Escolha uma:
a. Plano da Escola
Gabarito: Unidade 1, p. 24
O plano da escola é o plano pedagógico e administrativo da unidade, em que se explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, o sistema de avaliação do plano, a estrutura organizacional e administrativa.
b. Plano de docentes
c. Plano Financeiro
d. Planejamento de Gestão Docente
e. Plano de currículos obrigatórios
Feedback
A resposta correta é: Plano da Escola.
Questão 3
A figura do Inspetor Escolar nas Instituições Escolares proporciona uma estreita ligação entre os outros órgãos do Sistema Educacional, quer sejam Secretarias quer sejam Regionais e Unidades Escolares, para garantir a aplicação legal do regime democrático. Por isso, o Inspetor tem uma grande concentração nos aspectos Administrativos, Financeiros e Pedagógicos das Unidades Escolares, trabalhando inclusive, como agente sociopolítico. Considerando que a autonomia da instituição educacional se baseia na busca de sua identidade, expressa na construção de seu projeto pedagógico e do seu regimento escolar, como manifestação de seu ideal de educação e que permite uma nova e democrática ordenação pedagógica das relações escolares, a LDBEN, ao conceder autonomia às instituições de ensino destas, exige responsabilidade. Cabe à Inspeção Escolar do sistema de ensino, ao qual a instituição estiver vinculada, acompanhar o desenvolvimento de suas atividades visando à garantia da oferta de uma educação de qualidade. O Inspetor Escolar, no exercício de sua função, tem como seus atributos verificar:
Escolha uma:
a. a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino municipal;
b. a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino estadual;
c. a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação dos sistemas federal, estadual e municipal de ensino.
d. a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino ao (s) qual (is) estiver vinculada;
Gabarito: a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino ao (s) qual (is) estiver vinculada (Capítulo 1).
e. a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino federal;
Feedback
A resposta correta é: a compatibilidade do Regimento Escolar e da Proposta Pedagógica com a legislação do sistema de ensino ao (s) qual (is) estiver vinculada;.
Questão 4
Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; não apenas como um solucionador de problemas, mas também que desenvolva trabalhos relacionados à prevenção da indisciplina na escola.
Qual das alternativas descreve melhor sua função no ambiente escolar?
Escolha uma:
a. A função do supervisor escolar está relacionada somente às funções relacionadas aos professores.
b. A função do supervisor escolar está voltada ao planejar e desenvolver projetos.
c. A função do supervisor escolar está voltada somente a parte disciplinar.
d. A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem.
Gabarito: A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem (Capítulo 3 – Supervisão Escolar).
e. A função do supervisor escolar está voltada à administração da escola.
Feedback
A resposta correta é: A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem..
Questão 5
A ideia que comumente se tem do coordenador ou diretor de um Centro de Formação de Condutores é aquela relacionada a questões burocráticas, de um profissional que existe para solucionar problemas que surgem e que nem sempre está pronto para atender todas as demandas e necessidades da comunidade escolar. Sabemos que esta visão está ultrapassada, de modo que a principal função do diretor de ensino em um Centro de Formação de Condutores é:
Escolha uma:
a. Orientar estudantes sobre os procedimentos da instituição.
b. Oferecer uma formação continuada ao educador.
Gabarito: Unidade 2, página 43
O Diretor de Ensino é peça fundamental nas reuniões pedagógicas. Sua principal função que é a de oferecer uma formação continuada ao educador é exercida com veemência nas reuniões pedagógicas, pois estas constituem um espaço privilegiado para tal.
c. Selecionar a equipe pedagógica.
d. Realizar a avaliação do desempenho dos profissionais.
e. Avaliar o desempenho dos alunos por meio de provas e projetos.
Feedback
A resposta correta é: Oferecer uma formação continuada ao educador..
Questão 6
Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização. Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real. Observe os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção que correspondem a aplicações da avaliação de desempenho:
I - Identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores que impactam para na empresa.
II - Identificar diferenças individuais e estimular a comunicação interpessoal.
III – Indicar demandas de treinamento da equipe.
IV – Instigar a competição acirrada e a disputa entre os colaboradores.
Escolha uma:
a. I e III, apenas
b. I, II, III e IV
c. I e II, apenas
d. I, apenas
e. I, II e III, apenas
Gabarito: Unidade 3, p 48
Todos os itens correspondem corretamente a aplicações da avaliação de desempenho.
Feedback
A resposta correta é: I, II e III, apenas.
Questão 7
A gestão de tempo hoje é um tema muito discutido nas empresas bem como os chamados “ladrões de tempo”. Bons gestores sabem que a adequada condução de reuniões pedagógicas pode aumentar a produtividade da sua equipe. Mas como conduzir uma reunião adequada aumentando a produtividade?
Abaixo leia os itens sobre a correta condução de reuniões:
I. Chegue no horário certo, e respeite o horário de término.
II. Deve-se expor a pauta em um flip-chart ou quadro na sala de reuniões