A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Questão 3

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1
Em uma instituição de ensino, a aprendizagem é o fator de maior relevância para o sucesso ou não da instituição, o que deve ser inserido como foco central do paradigma ensino-aprendizagem.
Com base nas videoaulas e no material didático, assinale a alternativa correta:
I) Um professor cria condições que possam favorecer a aprendizagem, o que ocorre por meio de desenvolvimento de atividades com conteúdo a ser aprendido, de maneira a organizar as informações e as atividades que possibilitam o aluno a alcançar o objetivo, através da construção do conhecimento.
II) O processo de aprendizado pode ser dividido em três partes, Dinâmico, Pessoal e o Contínuo, onde este último é o aprendizado iniciado na infância e continua ao longo da vida, constituindo um processo permanente.
III) Dentre os estilos de aprendizagem podemos notas que a aprendizagem ativa é aquela que ocorre a partir de textos e pela leitura continua.
IV) Pode ser considerado que o processo de aprendizado se inicia como o refinamento de habilidades até a aquisição do conhecimento propriamente dito, constituindo um processo interno. 
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Estão corretas apenas as alternativas I, III e IV.
c. Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV.
Capítulo utilizado: Dificuldades de Aprendizagem. III) Está incorreta pois a aprendizagem ativa é aquela realizado pelo fazer, de maneira que o aluno possa assimilar através do campo prático.
d. Estão corretas apenas as alternativas II e III.
e. Estão corretas apenas as alternativas I e II.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas apenas as alternativas I, II e IV..
Questão 2
De acordo com o aprendido, a Andragogia é a aprendizagem voltada aos adultos, aquela que, de acordo com a metodologia de ensino, possui uma educação voltada ao ser humano em sua forma adulta.
Assinale a alternativa com base no conteúdo proferido.
I) Umas das diferenças primordiais da psicologia e da Andragogia é que o professor na psicologia tem o papel de auxiliar a aprendizagem, já na Andragogia o professor tem o papel centro no processo de aprendizado.
II) Na teoria, a Andragogia faz com que o professor acabe sendo um tutor, devendo buscar atividades de grupo, trazendo amplo conhecimento teórico sobre o assunto de maneira mais aprofundada.
III) A diferença entre a pedagogia e a Andragogia é que, na psicologia o professor é responsável por toda decisão sobre o conteúdo de aprendizagem, já na Andragogia devem seguir certos pressupostos, como o adulto precisa saber o porquê precisa aprender, a bagagem educacional que os adultos possuem que são distintas de crianças, dentre outros.
IV) Ao momento que surgiu o conceito de Andragogia, esse foi considerado oposto da psicologia. Porém, ao longo da evolução e das influências das práticas da Andragogia na psicologia, este conceito passou a ser paralelo.
Escolha uma:
a. Estão corretas apenas as alternativas III e IV.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Estão corretas apenas as alternativas I e IV.
d. Estão corretas apenas as alternativas I e II.
e. Estão corretas apenas as alternativas II e III.
Gabarito comentado:Capítulo utilizado: Andragogia. I) Está incorreta, pois na Andragogia, o professor possui papel de auxiliar na aprendizagem, uma vez que os adultos possuem suas cargas educacionais, práticas e experiências de vida. Já, na psicologia, o professor tem o papel principal no processo de aprendizagem por trazer e elaborar o conteúdo que será aprendido. II) Está incorreta a alternativa, pois a Andragogia deve fazer com que o tutor possa trazer conteúdos mais práticos, com a intenção de demonstrar a importância deste aprendizado e o que mudará nas vidas dos alunos, buscando a sensação que a atividade irá mudar a vida de todos e não simplesmente conhecimento a mais.
Feedback
A resposta correta é: Estão corretas apenas as alternativas III e IV..
Questão 3
Qual plano é composto pelos planos pedagógicos e administrativos da unidade, em que apresenta a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas, o sistema de avaliação, a estrutura organizacional e administrativa da escola?
Assinale a única alternativa correta:
Escolha uma:
a. Plano dos alunos
b. Plano da direção
c. Plano dos professores
d. Plano dos pais
e. Plano da escola
Gabarito Comentado:A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: O plano da escola. O plano da escola é um guia de orientação para o planejamento do processo de ensino.
Feedback
A resposta correta é: Plano da escola.
Questão 4
A aprendizagem torna-se significativa quando encontramos uma situação de resolução de problemas. É um paradigma de ensino-aprendizagem, que coloca o aluno como foco central dessa interação e torna-o capaz de construir seu conhecimento a partir da solução de problemas. Essa pode ser uma solução encontrada para minimizar as dificuldades de aprendizagem na relação candidato e condutor dos Centros de Formação de Condutores. Para que se melhore todo o processo de aprendizagem, devem-se levar em consideração os estilos de aprendizagem. Segundo os estudos do Livro da Disciplina, indique a alternativa correta sobre as categorias que representam os estilos de aprendizagem:
Escolha uma:
a. Auditiva, Leitura/Escrita, Passiva e Olfativa
b. Visual, Auditiva, Leitura/Escrita, Passiva e Olfativa
c. Visual, Auditiva, Leitura/Escrita, Ativa e Olfativa
Gabarito comentado: As categorias que representam os estilos de aprendizagem são: Visual, Auditiva, Leitura/Escrita, Ativa e Olfativa. Tema abordado na página 112, do Livro da Disciplina.
d. Visual, Auditiva, Leitura/Escrita, Gustativa e Olfativa
e. Visual, Leitura/Escrita, Passiva e Olfativa
Feedback
A resposta correta é: Visual, Auditiva, Leitura/Escrita, Ativa e Olfativa.
Questão 5
O plano de ensino é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre e contém os seguintes componentes: ementa da disciplina, justificativa da disciplina em relação aos objetivos gerais da escola e do curso, objetivos gerais, objetivos específicos, conteúdo, tempo provável (número de aulas do período), desenvolvimento metodológico, recursos tecnológicos, formas de avaliação e referencial teórico.
O plano de ensino, por conter componentes que o detalham, também pode ser denominado de:
Escolha uma:
a. plano de curso, plano anual ou plano de unidades didáticas
Gabarito Comentado: A resposta encontra-se no Livro da Disciplina, Noções de Administração e Supervisão Escolar, no assunto: Gestão Escolar, subtema: Planejamento de ensino. O plano de ensino pode ser denominado de plano de curso, plano anual ou plano de unidades didáticas.
b. plano plurianual
c. plano didático, plano dos objetivos ou planos dos estudantes
d. plano de tarefa ou plano das tarefas
e. plano anual, plano semestral, plano mensal ou ainda plano diário
Feedback
A resposta correta é: plano de curso, plano anual ou plano de unidades didáticas.
Questão 6
Os efeitos da aprendizagem são guardados em nossa memória, onde poderá permanecer até um certo tempo dependendo do estímulo ou necessidade de fixação, podendo depois ser sucedido por uma mudança duradoura. No processo de memorização, há dois mecanismos distintos capazes de fixar a memória, são eles:
Escolha uma:
a. Memória de médio prazo e memória de longo prazo
b. Memória interna e memória superficial
c. Memória de curto prazo e memória seletiva
d. Memória de curto prazo e memória de longo prazo
Gabarito Comentado: Os mecanismos de fixação da memória são as memórias de curto e longo prazo. A resposta está na Unidade VI, tópico: O papel da memória na aprendizagem, do Livro da Disciplina: Noções de Administração e Supervisão Escolar.
e. Memória