A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Atualidades e Temas Emergentes   Modulo 2

Pré-visualização | Página 1 de 3

Iniciado em
	quarta, 17 Out 2018, 14:21
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 17 Out 2018, 14:46
	Tempo empregado
	24 minutos 39 segundos
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O Programa Garantia-Safra (GS) é um seguro de produção que garante renda para as famílias agricultoras pobres, com renda familiar mensal de até 1,5 (um e meio salário mínimo). O Programa é voltado para a agricultura familiar localizada majoritariamente na região Semiárida ― que sofrem perda das safras de milho, feijão, algodão, mandioca e arroz por motivo de seca ou excesso de chuvas. Muitas famílias do Garantia-Safra estão em situação de extrema pobreza e ao aderirem a essa política pública passam a contar com um importante instrumento de garantia de renda capaz de compensar as perdas de produção nos períodos de forte estiagem”. 
Disponível em: http://www.mda.gov.br/bsm_no_campo/#example2 (adaptado) 
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, implementa ações de estruturação produtiva, acesso ao crédito, seguro à produção e amparo ao pequeno produtor. Neste sentido o Programa Garantia de Safra:
Escolha uma:
a. Consiste em uma estratégia governamental para estimular o agronegócio.
b. Integra um programa de mecanização da produção agrícola e financiamento de insumos.
c. Uma linha de financiamento especial visando o aumento da produção.
d. Garante a subsistência deste trabalhador rural, frente a condições climáticas adversas que cause a perda da produção. 
e. Uma linha de financiamento de alto custo a partir de recursos privados.
Feedback
Sua resposta está correta.
Garante a subsistência deste trabalhador rural, frente a condições climáticas adversas que acarrete na perda da produção. 
Uma das funções desta Secretaria é exatamente amparar o trabalhador da agricultura familiar, o Programa Garantia de Safra, proporciona recursos para subsistência deste cidadão, diante da perda de sua produção.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento [...]”.
Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000.asp
A ISO 26000 é uma norma internacional publicada em 2010, que estabelece diretrizes em relação a Responsabilidade Social, duas ideias podem ser destacadas em relação a seus objetivos:
Escolha uma:
a. Progresso e Ciência.
b. Meio ambiente e sustentabilidade. 
c. Industrialização e agronegócio.
d. Produtividade e margem de lucro.
e. Cidadania e cultura de paz.
Feedback
Sua resposta está correta.
Meio ambiente e sustentabilidade. 
Na norma ISO 26000 coloca a Responsabilidade Social no eixo das discussões ambientais, além do comprometimento com o desenvolvimento sustentável, que concilia a ideia de progresso e preservação da natureza.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O impacto sobre São Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram à cidade no meio do século XX, foi tão grande quanto os efeitos produzidos pelos imigrantes que vieram da Europa, do Oriente Médio e da Ásia em décadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famílias (...). Entretanto, os efeitos sociais e políticos foram sempre mais difíceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da República, nascidos no Nordeste, e objetos em São Paulo de preconceitos nada sutis” (Fontes, Paulo Um Nordeste em São Paulo –Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.13.). 
Disponível em: http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/02/tipos-de-migracao-resumo.html (adaptado) 
O texto faz menção aos impactos que as migrações internas acarretam, e diante disto é possível considerar que :
Escolha uma:
a. Todos migrantes assumem a cultura local, portanto inexistem qualquer tipo de indisposição.
b. No Brasil o número de migrantes nunca causou nenhum impacto significativo.
c. Todos adotamos o mesmo idioma, assim a cultura é unificada.
d. Em se tratando de deslocamentos internos, não existem diferenças culturais.
e. O preconceito existe, e não devemos medir esforços para superá-lo. 
Feedback
Sua resposta está correta.
o preconceito existe, e não devemos medir esforços para superá-lo.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa. A preocupação dos pesquisadores daquela década era com a excessiva autonomia dos negócios e o poder destes na sociedade, sem a devida responsabilidade pelas consequências negativas de suas atividades, como a degradação ambiental, a exploração do trabalho, o abuso econômico e a concorrência desleal” (Fernanda Gabriela Borger, professora da Fundação Getúlio Vargas). 
Disponível em: http://www3.ethos.org.br/cedoc/responsabilidade-social-empresarial-e-sustentabilidade-para-a-gestao-empresarial/#.WajHt_OGPIU
Conforme trecho do texto da professora Fernanda Borger, a origem da Responsabilidade Social:
Escolha uma:
a. Aumentar a margem de lucro e diminuir os altos salários.
b. O objetivo inicial foi criar uma estratégia de marketing eficiente.
c. Estimular os empregados para cursos de qualificação profissional.
d. Visava atenuar os impactos negativos decorrentes das atividades empresariais, envolvendo este setor na melhoria das demandas sociais. 
e. Estimular a sociedade a conhecer melhor as práticas corporativas e diminuir o preconceito em relação às práticas de monopólio.
Feedback
Sua resposta está correta.
Visava atenuar os impactos negativos decorrentes das atividades empresariais, envolvendo este setor na melhoria das demandas sociais. 
Esta iniciativa se originou no mundo corporativo, hoje, porém, vários agentes estão envolvidos neste processo, uma vez que, sua prática, engloba toda a cadeia produtiva: consumidores, empresários, governo, comunidade e o meio ambiente.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na economia globalizada os países formam blocos econômicos para conseguir resistir aos desafios impostos por esse processo, assim é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A APEC possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de migração em comum. A moeda comum é o euro. 
b. O MERCOSUL consiste em um esforço de eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio. Foi cogitada a possibilidade da adoção de uma moeda única entre os países membros.
c. O poder econômico mundial se encontra dividido em vários polos. Os principais são: Estados Unidos, Japão e Venezuela.
d. A Aliança para o Progresso do Leste Europeu (APPLE) é o maior bloco econômico em atividade.
e. Após 2020 a formação de blocos econômicos ficará dependente da aprovação da ONU.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
O MERCOSUL consiste em um esforço de eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio. Foi cogitada a possibilidade da adoção de uma moeda única entre os membros. 
A implantação de uma moeda única é adotada na União Europeia, no MERCOSUL facilitaria as relações comerciais e fortaleceria a economia na região.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Constantes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.