Buscar

Atualidades e Temas Emergentes - Modulo 2 - Supere-se

Prévia do material em texto

Iniciado em
	quarta, 17 Out 2018, 14:21
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 17 Out 2018, 14:46
	Tempo empregado
	24 minutos 39 segundos
	Avaliar
	8,00 de um máximo de 10,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O Programa Garantia-Safra (GS) é um seguro de produção que garante renda para as famílias agricultoras pobres, com renda familiar mensal de até 1,5 (um e meio salário mínimo). O Programa é voltado para a agricultura familiar localizada majoritariamente na região Semiárida ― que sofrem perda das safras de milho, feijão, algodão, mandioca e arroz por motivo de seca ou excesso de chuvas. Muitas famílias do Garantia-Safra estão em situação de extrema pobreza e ao aderirem a essa política pública passam a contar com um importante instrumento de garantia de renda capaz de compensar as perdas de produção nos períodos de forte estiagem”. 
Disponível em: http://www.mda.gov.br/bsm_no_campo/#example2 (adaptado) 
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, implementa ações de estruturação produtiva, acesso ao crédito, seguro à produção e amparo ao pequeno produtor. Neste sentido o Programa Garantia de Safra:
Escolha uma:
a. Consiste em uma estratégia governamental para estimular o agronegócio.
b. Integra um programa de mecanização da produção agrícola e financiamento de insumos.
c. Uma linha de financiamento especial visando o aumento da produção.
d. Garante a subsistência deste trabalhador rural, frente a condições climáticas adversas que cause a perda da produção. 
e. Uma linha de financiamento de alto custo a partir de recursos privados.
Feedback
Sua resposta está correta.
Garante a subsistência deste trabalhador rural, frente a condições climáticas adversas que acarrete na perda da produção. 
Uma das funções desta Secretaria é exatamente amparar o trabalhador da agricultura familiar, o Programa Garantia de Safra, proporciona recursos para subsistência deste cidadão, diante da perda de sua produção.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento [...]”.
Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000.asp
A ISO 26000 é uma norma internacional publicada em 2010, que estabelece diretrizes em relação a Responsabilidade Social, duas ideias podem ser destacadas em relação a seus objetivos:
Escolha uma:
a. Progresso e Ciência.
b. Meio ambiente e sustentabilidade. 
c. Industrialização e agronegócio.
d. Produtividade e margem de lucro.
e. Cidadania e cultura de paz.
Feedback
Sua resposta está correta.
Meio ambiente e sustentabilidade. 
Na norma ISO 26000 coloca a Responsabilidade Social no eixo das discussões ambientais, além do comprometimento com o desenvolvimento sustentável, que concilia a ideia de progresso e preservação da natureza.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O impacto sobre São Paulo dos migrantes nordestinos, que chegaram à cidade no meio do século XX, foi tão grande quanto os efeitos produzidos pelos imigrantes que vieram da Europa, do Oriente Médio e da Ásia em décadas anteriores. Nos dois casos, os que dominavam a cidade incentivaram a vinda desses trabalhadores e suas famílias (...). Entretanto, os efeitos sociais e políticos foram sempre mais difíceis de digerir como demonstram os casos recentes de uma prefeita da cidade e de um presidente da República, nascidos no Nordeste, e objetos em São Paulo de preconceitos nada sutis” (Fontes, Paulo Um Nordeste em São Paulo –Trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista (1945-66). Rio de Janeiro: FGV, 2008. p.13.). 
Disponível em: http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br/2013/02/tipos-de-migracao-resumo.html (adaptado) 
O texto faz menção aos impactos que as migrações internas acarretam, e diante disto é possível considerar que :
Escolha uma:
a. Todos migrantes assumem a cultura local, portanto inexistem qualquer tipo de indisposição.
b. No Brasil o número de migrantes nunca causou nenhum impacto significativo.
c. Todos adotamos o mesmo idioma, assim a cultura é unificada.
d. Em se tratando de deslocamentos internos, não existem diferenças culturais.
e. O preconceito existe, e não devemos medir esforços para superá-lo. 
Feedback
Sua resposta está correta.
o preconceito existe, e não devemos medir esforços para superá-lo.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa. A preocupação dos pesquisadores daquela década era com a excessiva autonomia dos negócios e o poder destes na sociedade, sem a devida responsabilidade pelas consequências negativas de suas atividades, como a degradação ambiental, a exploração do trabalho, o abuso econômico e a concorrência desleal” (Fernanda Gabriela Borger, professora da Fundação Getúlio Vargas). 
Disponível em: http://www3.ethos.org.br/cedoc/responsabilidade-social-empresarial-e-sustentabilidade-para-a-gestao-empresarial/#.WajHt_OGPIU
Conforme trecho do texto da professora Fernanda Borger, a origem da Responsabilidade Social:
Escolha uma:
a. Aumentar a margem de lucro e diminuir os altos salários.
b. O objetivo inicial foi criar uma estratégia de marketing eficiente.
c. Estimular os empregados para cursos de qualificação profissional.
d. Visava atenuar os impactos negativos decorrentes das atividades empresariais, envolvendo este setor na melhoria das demandas sociais. 
e. Estimular a sociedade a conhecer melhor as práticas corporativas e diminuir o preconceito em relação às práticas de monopólio.
Feedback
Sua resposta está correta.
Visava atenuar os impactos negativos decorrentes das atividades empresariais, envolvendo este setor na melhoria das demandas sociais. 
Esta iniciativa se originou no mundo corporativo, hoje, porém, vários agentes estão envolvidos neste processo, uma vez que, sua prática, engloba toda a cadeia produtiva: consumidores, empresários, governo, comunidade e o meio ambiente.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Na economia globalizada os países formam blocos econômicos para conseguir resistir aos desafios impostos por esse processo, assim é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. A APEC possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de migração em comum. A moeda comum é o euro. 
b. O MERCOSUL consiste em um esforço de eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio. Foi cogitada a possibilidade da adoção de uma moeda única entre os países membros.
c. O poder econômico mundial se encontra dividido em vários polos. Os principais são: Estados Unidos, Japão e Venezuela.
d. A Aliança para o Progresso do Leste Europeu (APPLE) é o maior bloco econômico em atividade.
e. Após 2020 a formação de blocos econômicos ficará dependente da aprovação da ONU.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
O MERCOSUL consiste em um esforço de eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio. Foi cogitada a possibilidade da adoção de uma moeda única entre os membros. 
A implantação de uma moeda única é adotada na União Europeia, no MERCOSUL facilitaria as relações comerciais e fortaleceria a economia na região.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Constantestransformações ocorreram nos meios rural e urbano, partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio” (Santos, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988). 
Disponível em: http://bancodasrespostas.blogspot.com.br/2015/08/ (adaptado) 
A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX:
Escolha uma:
a. Surgiram novas tecnologias aplicadas à indústria e produção agrícola, mudando o panorama urbano e também rural.
b. A grande massa de migrantes na realidade, foi em direção a região norte, esse período foi o apogeu do ciclo da borracha.
c. Poucas mudanças ocorreram na prática em relação ao século XIX.
d. A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis. 
e. Os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitam manter inalterada sua cultura.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Surgiram novas tecnologias aplicadas a indústria e produção agrícola, mudando o panorama urbano e também rural. 
A paisagem do campo e da cidade foram profundamente modificadas, dinamizando a exploração dos recursos naturais. Acarretou também mudanças nos padrões culturais, decorrentes do processo migratório.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“[...] Aqui, na lógica do “é melhor ensinar a pescar, do que dar o peixe”, entende-se responsabilidade social como um processo contínuo e de melhoria da empresa na sua relação com seus funcionários, comunidades e parceiros. Não há viés assistencialista uma vez que, há uma lógica embutida de desenvolvimento sustentável e crescimento responsável. A maior parte das empresas que adotam postura socialmente responsáveis, auferem um crescimento mais sustentável, ganhos de imagem e visibilidade e são menos propícias a litígios ou problemas judiciais” (EON, Fábio. O que é responsabilidade social? Revista ResponsabiliadeSocial.com, 2015.). 
Disponível em: http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/ 
Além de aprimorar a relação da empresa com os funcionários, clientes e comunidade, no trecho citado existe a ideia de benefícios financeiros para a corporação?
Escolha uma:
a. Talvez, somente é possível saber após análise do Balanço Financeiro Anual.
b. Não, as empresas que adotam as práticas socialmente responsáveis, passam a ter prejuízos.
c. Sim, a adoção destas práticas pode gerar uma visão positiva no mercado e ampliar os negócios, porém, o objetivo primordial é contribuir para o bem-estar da sociedade. 
d. Não, a imagem da empresa não reflete nos negócios, tudo depende de uma estratégia de vendas eficiente.
e. Sim, o importante é a ação de marketing, deste modo, a empresa aumenta a margem de lucro.
Feedback
Sua resposta está correta.
Sim, a adoção destas práticas pode gerar uma visão positiva no mercado e ampliar os negócios, porém, o objetivo primordial é contribuir para o bem-estar da sociedade. 
O desenvolvimento sustentável beneficia toda sociedade, a ideia de “é melhor ensinar a pescar, do que dar o peixe” significa ir além das práticas assistencialistas, e que todos são responsáveis pela edificação de uma sociedade igualitária e com o meio ambiente equilibrado.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“De acordo com o Ibase, o balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pelas empresas que reúne um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. Este instrumento, que deve ser resultado de um amplo processo participativo que envolva comunidade interna e externa, visa dar transparência às atividades das empresas e apresentar os projetos efetivamente. Ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente”. 
Disponível em: http://www.institutoatkwhh.org.br/compendio/?q=node/66 
O balanço social, conforme definição do Ibase, se constitui em um importante instrumento para as práticas socialmente responsáveis porque:
Escolha uma:
a. Proporciona uma visão ampla para permitir a diminuição de gastos assistenciais.
b. Proporciona transparência em relação a estas práticas, aumentando o grau de confiabilidade, ao demonstrar compromisso com as causas sociais e ambientais. 
c. Através de sua manipulação, as empresas podem ter maior margem de ação.
d. Através de sua divulgação as empresas podem pleitear financiamento público.
e. Cumpre com as exigências administrativas e legais apenas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Proporciona transparência em relação a estas práticas, aumentando o grau de confiabilidade, ao demonstrar compromisso com as causas sociais e ambientais. 
Este relatório consiste em um demonstrativo numérico sobre as atividades sociais da empresa, além de possibilitar o levantamento de dados, permite comparar as ações desenvolvidas em cada corporação
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Os bairros da Chapada, Dom Pedro e Alvorada, na Zona Centro-Oeste, são 'ilhas de calor' na cidade, por terem uma temperatura maior que a de regiões próximas. Nessas áreas de Manaus a temperatura chega a até oito graus acima das demais, revela o estudo denominado 'Ilhas de calor e saúde em Manaus: abordagem com geoprocessamento', feito pelo doutor em Etnobiologia e Biogeografia, Sylvain Desmoulière, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Amazônia. […]” (OSSAME, A. C. Bairros da Zona Centro-Oeste são ‘ilhas de calor’ em Manaus. A Crítica – Manaus.). 
Disponível em: http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-problemas-urbanos.htm#questao-1820 (adaptado) 
Assinale a alternativa que indica os fatores potencialmente responsáveis pela existência das “ilhas de calor” nas grandes cidades:
Escolha uma:
a. Remoção da mata ciliar e poluição sistemática da rede fluvial.
b. Crise hídrica e carência de ventos.
c. Remoção da mata nativa, impermeabilização do solo (asfalto e concreto), concentração de edifícios. 
d. Excesso de arborização e sistema de refrigeração inadequado.
Feedback
Sua resposta está correta.
Remoção da mata nativa e a falta da arborização, impermeabilização do solo (asfalto e concreto), concentração de edifícios. 
Este fenômeno envolve a ação humana, que contribui para o aumento do calor, decorrente da retirada da vegetação urbana, impermeabilização do solo e diminuição da circulação do ar, em função da verticalização (construção indiscriminada de prédios).
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com respeito ao conceito de subdesenvolvimento é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Todos os países da América Latina são subdesenvolvidos, com economia similar a todos.
b. Os países subdesenvolvidos da América Latina possuem altos índices de Desenvolvimento Humano.
c. Com o fenômeno da mundialização as economias subdesenvolvidas foram extintas.
d. A América Latina possui economias emergentes, com realidades distintas, o Brasil por exemplo tem a 9ª economia do mundo. 
e. Os países subdesenvolvidos da América Latina formam um único bloco econômico denominado ALAMO.
Feedback
Sua resposta está correta.
A América Latina possui economias emergentes,com realidades distintas, o Brasil por exemplo tem a 9ª economia do mundo. 
Com a crise econômica, todas as economias foram afetadas em maior ou menor grau, a América Latina passa também por uma crise política.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes