Buscar

1ª POL DE TÉCNOLOGIA DOS MATERIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Tecnologia dos Materiais
Ligas de zinco, alumínio e cobre, são conhecidas como ZAMAC , e são ligas para fundição sob pressão. Podem conter também magnésio. Estas ligas possuem ponto de fusão em torno de 385ºC, boas propriedades mecânicas, boa usinabilidade. Podem ser niquelados e cromados, bem como permitem boa aderência de pinturas e vernizes em sua superfície. Tomando como base os dados da tabela abaixo, qual a liga ZAMAC mais adequada para uma aplicação que não permita uma deformação plástica.
	
	A
	Será a ZAMAC 3, pois terá um alongamento de 5-8%, que é maior se comparado com o da ZAMAC 5, que é de 3-6%.
	
	B
	Será a ZAMAC 3, pois terá um limite de elasticidade de 8500 kgf/mm2, que é menor se comparado com o da ZAMAC 5, que é de 9600 kgf/mm2.
	
	C
	Será a ZAMAC 5, pois terá um limite de elasticidade de 9600 kgf/mm2, que é maior se comparado com o da ZAMAC 3, que é de 8500 kgf/mm2.
	
	D
	Será a ZAMAC 5, pois terá um alongamento de 3-6%, que é menor se comparado com o da ZAMAC 3, que é de 5-8%.
	1C
	2B
	3B
	4C
	5C
Questão 2/5 - Tecnologia dos Materiais
Defeitos nas estruturas cristalinas dos materiais ocorrem espontaneamente em função do processo de obtenção. Interferem diretamente nas suas propriedades e são por vezes provocados intencionalmente.  Com relação à classificação dos defeitos, podemos afirmar que se dividem em defeitos pontuais, defeitos lineares e defeitos superficiais. Sobre estes defeitos temos que:
	
	A
	Defeitos pontuais são aqueles cuja dimensão se estende apenas no limite de um átomo de elemento no reticulado cristalino, Defeitos lineares se estendem  ao  longo de um plano de empacotamento atômico e  Defeitos superficiais se estendem ao longo de um vetor de esforço aplicado.
	
	B
	Defeitos pontuais são aqueles cuja dimensão se estende apenas no limite de um átomo de elemento no reticulado cristalino, Defeitos lineares se estendem ao longo de um vetor de esforço aplicado e  Defeitos superficiais se estendem ao longo de um plano de empacotamento atômico.
	
	C
	Defeitos pontuais são aqueles cuja dimensão se estende ao longo de um vetor de esforço aplicado , Defeitos lineares se estendem apenas no limite de um átomo de elemento no reticulado cristalino e Defeitos superficiais  se estendem ao longo de um plano de empacotamento atômico.
	
	D
	Defeitos pontuais são aqueles cuja dimensão se estende ao longo de um plano de empacotamento atômico , Defeitos lineares se estendem ao longo de um vetor de esforço aplicado e  Defeitos superficiais ou planares se estendem apenas no limite de um átomo de elemento no reticulado cristalino.
	1C
	2B
	3B
	4C
	5C
Questão 3/5 - Tecnologia dos Materiais
Curvas CCT (Transformações a Resfriamento Contínuo) são curvas que se inserem nas curvas TTT, representando transformações de fases para meios com diversas velocidades de resfriamento. Quanto maior o ângulo de inclinação da curva CCT, mais lento é o resfriamento. Nas curvas CCT se inserem duas novas fases que só ocorrem nas ligas ferrosas devido a choques térmicos nas estruturas cristalinas, que são a bainita e a martensita. Com relação a estas fases:
	
	A
	São fases dúcteis e de alta maleabilidade e resistência ao impacto. Bainita é a estrutura formada por um resfriamento rápido, de tal forma que parte dos cristais cúbicos da perlita sofrem deformação, passando de cúbicas para hexagonais compactas. A martensita é uma estrutura na qual há uma total clivagem da estrutura cristalina da perlita, que passa totalmente de cúbica para hexagonal compacta. 
	
	B
	
São fases duras e de baixa maleabilidade e resistência ao impacto. Bainita é a estrutura formada por um resfriamento rápido, de tal forma que parte dos cristais cúbicos da perlita sofrem deformação, passando de cúbicas para hexagonais compactas. A martensita é uma estrutura na qual há uma total clivagem da estrutura cristalina da perlita, que passa totalmente de cúbica para hexagonal compacta.
	
	C
	São fases duras e de baixa maleabilidade e resistência ao impacto. Bainita é a estrutura formada por um resfriamento rápido, de tal forma há uma total clivagem da estrutura cristalina da perlita, passando de cúbicas para hexagonais compactas. A martensita é uma estrutura na qual  que parte dos cristais cúbicos da perlita sofrem deformação, passando de cúbica para hexagonal compacta. 
	
	D
	São fases dúcteis e de alta maleabilidade e resistência ao impacto. Bainita é a estrutura formada por um resfriamento rápido, de tal forma há uma total clivagem da estrutura cristalina da perlita, passando de cúbicas para hexagonais compactas. A martensita é uma estrutura na qual  que parte dos cristais cúbicos da perlita sofrem deformação, passando de cúbica para hexagonal compacta. 
	Questão 4/5 - Tecnologia dos Materiais
Para os materiais metálicos ferrosos, podemos dividir as estruturas em estruturas de aços e estruturas de ferro fundidos. Para os Ferros fundidos, as estruturas cristalinas são mais complexas, pois envolvem estruturas de ferro, de Fe3C e de grafite. Para os aços, as estruturas cristalinas se dividem em:
	
	A
	Linear  e ramificada
	
	B
	Tetragonal, monoclínica e ortorrômbica
	
	C
	Cúbica de corpo centrado, cúbica de face centrada e hexagonal compacta
	
	D
	Cúbica, tetragonal e hexagonal
	1C
	2B
	3B
	4C
	5C
Questão 5/5 - Tecnologia dos Materiais
Defeitos nas estruturas cristalinas dos materiais ocorrem espontaneamente em função do processo de obtenção. Interferem diretamente nas suas propriedades e são por vezes provocados intencionalmente.  Com relação à classificação dos defeitos, podemos afirmar que se dividem em defeitos pontuais, defeitos lineares e defeitos superficiais. Defeitos pontuais são aqueles cuja dimensão se estende apenas no limite de um átomo de elemento no reticulado cristalino, mesmo havendo várias incidências. Defeitos lineares se estendem ao longo de um vetor de esforço aplicado. Defeitos superficiais ou planares se estendem ao longo de um plano de empacotamento atômico. Partindo desta premissa, o contorno de grão ode ser classificado como qual tipo de defeito?
	
	A
	Pontual
	
	B
	Linear
	
	C
	Superficial
	
	D
	Não se caracteriza como defeito

Outros materiais