Buscar

AS PRIMEIRAS EXPERIENCIAS DE VIDA DO BEBE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA DO BEBÊ.
 	No dia 16 do mês de maio do ano de 2015, compareci à palestra sobre “As Primeiras Experiências de Vida do Bebê ”, ministrada pela Professora Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini, com duração de 3 horas.
 	A Professora iniciou a palestra falando sobre Winnicott que é um pediatra e psicanalista Inglês que defende a tese de que o Bebe nasce com o potencial herdado e uma tendência inata ao amadurecimento, porem para que isso se realize e aconteça como uma vida humana, a criança precisa encontrar um ambiente suficientemente bom para que ela possa se desenvolver e realizar essa tendência.
 	Explanou sobre as funções ambientais e processos do bebê, como segurar, manipular, etc...
 	Falou sobre a experiência de amamentação (mamadeira ou seio), ser mãe é um comportamento natural que a mãe descobre junto com o bebê. O bebê necessita de outra pessoa cuidando dele, porque se não houver ele não sobrevive, sendo totalmente dependente e conforme vai vivendo vai armazenando experiências.
 	Falou sobre a experiência de invasão, pois se tudo corre bem, o bebê vai se desenvolver bem, mas o bebe também pode viver experiências de invasão, e esse ambiente que deveria ser suficientemente bom ele se torna um ambiente hostil e invasivo e coloca o bebê em sofrimento e angustias, essas experiências podem traumatizar, e impedir a continuidade de ser, necessitando de um acompanhamento profissional.
 	Explanou sobre a experiência de retorno a estabilidade, onde deve ser dado um tempo ao bebê para recuperar a estabilidade de ser. 
 	O bebê precisa confiar no ambiente e começa com os pais, para que ele possa se diferenciar como eu, com uma pessoa que seja independente, a confiança que vem de fora o tornará autoconfiante.
 	A criança na sua relação com o professor, é preciso que ele conte com um professor suficientemente bom, pois aquelas funções que eram exercidas pela mãe serão também ao professor, é o holding é a segurança que ele traz na sala de aula, nas atividades propostas que não atividades que coloquem em risco a criança, a questão do handling para que a criança vá se personalizando através das atividades que o professor oferece e cada vez mais ir integrando o seu psiquismo com sua corporeidade. 
 	O desenvolvimento humano saudável é emocionalmente maduro, tendo em vista sua idade no momento. A maturidade envolve gradualmente o ser humano em uma relação de responsabilidade para com o ambiente.
 	Concluindo, devemos estimular a capacidade de brincar da criança, um ambiente razoavelmente bom e estável permite o desenvolvimento de um modo de vida pessoal, possibilita tornar-se um ser humano integral, desejado como tal e favoravelmente acolhido pelo mundo geral.

Outros materiais