Buscar

Avaliando Aprendizado - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

Prévia do material em texto

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	07/11/2018 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201709277964)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O conceito de comunicação pode ser investigado a partir de diferentes relações que acontecem na sociedade ¿ comunicação interpessoal, comunicação institucional e comunicação de massa. Assinale a alternativa em que há características da comunicação institucional.
		
	
	Duas pessoas conversam descontraidamente no ponto de ônibus.
	
	Comercial de um novo achocolatado exibido na TV.
	 
	Divulgação, no mural da faculdade, sobre uma exposição de fotografias que acontecerá na Semana da Comunicação.
	
	Notícia sobre reforma no ensino médio, exibida em diferentes jornais e revistas do país.
	
	Um e-mail para saber notícias de um parente que viajou para outra cidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709389854)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual contribuição de Walter Benjamin para os estudos da indústria cultural:
		
	
	Fez duras críticas a indústria do Rádio
	
	Criticou fortemente o crescimento das salas de cinema
	
	Desenvolveu forte crítica a indústria da música pop.
	
	Criou o termo indústria cultural.
	 
	Fez reflexões sobre a técnica de reprodução da obra de arte, no caso particular, o cinema.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708353984)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	[...] um conjunto homogêneo de indivíduos que, enquanto seus membros, são essencialmente iguais, indiferenciáveis, mesmo que provenham de ambientes diferentes, heterogêneos e todos os grupos sociais. [..] que não possui tradições, regras de comportamento ou estrutura organizativa. [...] pessoas que não se conhecem, que estão separadas umas das outras no espaço e que têm poucas ou nenhumas possibilidades de exercer uma ação ou uma influência recíprocas. Os trechos acima tratam do conceito de:
		
	
	Publicitários
	 
	Massa
	
	Líderes de Opinião
	
	Consumidores
	
	Eleitorado
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708938882)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O semiólogo italiano, Umberto Eco, classifica as teorias da Cultura de Massa em duas correntes: a dos ¿apocalípticos¿ e a dos ¿integrados¿. Em relação ao pensamento sobre estes conceitos, marque VERDADEIRO ou FALSO:
		
	 
	Os apocalípticos representam os teóricos pessimistas em relação aos meios de comunicação, os que consideram os meios como importante mediação de integração dos sujeitos na sociedade de massa.
	 
	Umberto Eco critica tanto os apocalípticos quanto os integrados, já que tal dicotomia impossibilita um entendimento mais complexo sobre os meios de comunicação de massa.
	 
	A Escola de Frankfurt é um exemplo de pensamento apocalíptico sobre a Cultura de Massa, já que considera os meios como instrumentos de dominação que levam à alienação.
	 
	Os integrados são os receptores alienados e os apocalípticos são os emissores que pretendem utilizar os meios de comunicação como uma ferramenta de dominação ideológica.
	 
	Os Estudos Culturais representam um meio termo entre os dois conceitos, pois ao mesmo tempo que tem como referência o pensamento frankfurtiano, considera a possibilidade de usos alternativos dos meios.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708303303)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os tempos modernos criaram a ideia de que não apenas somos seres livres e distintos como podemos construir sociedade capaz de permitir a todos uma vida justa e realização individual. Noutros termos, a modernidade concebeu um projeto coletivo cujo sentido original era libertar o homem das autoridades míticas e das opressões sociais, ao postular sua capacidade de autodeterminação. Essa passagem refere-se:
		
	 
	Dialética do Iluminismo
	
	Teoria Hipodérmica
	
	Semiótica Americana
	
	Estudos Culturais
	
	Funcionalismo

Continue navegando

Outros materiais