A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
45 pág.
Psicologia socialq

Pré-visualização | Página 7 de 14

Gabarito Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um pesquisador social está estudando grupos e sua formação. A partir da descrição a seguir, marque a resposta correta para o tipo de grupo do estudo em questão: O grupo tem as seguintes características: ¿ Número de membros reduzido; ¿ Interações mais estreitas; ¿ As interações se mantém por mais tempo; ¿ Conservam perspectivas futuras compartilhadas.
		
	
	Grupo de controle
	 
	Grupo social
	 
	Grupo experimental
	
	Grupo de coorte
	
	Grupo de quase-experimento
	Num grupo, há a crença de que os demais membros não estão cumprindo suas metas, pela dispersão da responsabilidade, uma vez que os resultados não são mensurados de forma individual e, sim, grupal. Nessa situação os membros tendem a ser oportunistas. Isto caracteriza:
		
	
	Igualdade de status
	
	Responsabilidade social
	
	Contribuição individual
	 
	Vadiagem Social
	
	Facilitação Social
	
Explicação:
 Tendência de membros de um grupo a despender menos esforços quando trabalham em grupo do que quando trabalham sozinhos;
 Os membros de uma equipe podem se sentir menos motivados quando desempenham tarefas aditivas, isto é, aquelas tarefas em que a realização do grupo depende da soma dos esforços individuais;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Existem várias razões que podem atrair os membros de um grupo. Back (1951) demonstrou que várias formas de atração grupal conduzem a resultados comportamentais semelhantes por parte de seus membros e sua motivação em permanecer no mesmo.. De acordo com a afirmativa anterior, identifique o processo grupal a qual o autor se refere:
		
	
	Liderança.
	
	Coalizão.
	 
	Coesão.
	
	Status e papel.
	 
	Comunicação.
	
Explicação:
A coesão refere-se à atração mútua entre os membros dos grupos e sua motivação em permanecer no mesmo. 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Paulo, sua família, os vizinhos e o grupo de lazer trabalham juntos em prol de um projeto social. Assim eles são exemplos do tipo de grupos considerado como:
		
	
	Social e secundário
	
	Não social e primário
	 
	Social e primário
	
	Não social e secundário
	
	Social e intermediário
	
Explicação:
Um grupo primário geralmente é o grupo que nos propiciará os primeiros contatos, tal como o grupo social ¿família¿. Mas não é apenas essa a característica de um grupo social primário. Tal grupo caracteriza-se também por relações estreitas, afetivas, educadoras e duradouras. Um grupo primário geralmente mantém uma relação altruísta, muitas vezes realizando sacrifícios para o bem estar dos demais membros do seu grupo ou de todos os seus membros. O exemplo de família é sempre mencionado como grupo primário por ter (quase sempre) todas essas características. O grupo primário tem função educadora no sentido de preparar o indivídua para relacionar-se com outros grupos.
Grupo secundário, ao contrário, caracteriza-se pela relação impessoal de trocas de interesses. As relações se dão mais por racionalidade do que por emoções, baseando-se na reciprocidade. Nos grupos sociais secundários, as relações são geralmente temporárias e muitas vezes anônimas. Exemplos seriam os colegas de trabalho e colegas de sala de aula.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que a presença dos outros afeta nosso desempenho. O conceito de que a presença de outros melhora o nosso desempenho em tarefas simples e piora em tarefas complexas é conhecido como:
		
	 
	Facilitação Social
	 
	Vadiagem Social
	
	Polarização grupal
	
	Indolência Social
	
	Pensamento Grupal
	
Explicação:
A facilitação social, ocorre quando o comportamento de um indivíduo é influenciado pela mera presença de outras pessoas no ambiente. Dezenas de estudos foram realizados sobre os efeitos da mera presença de outros expec‐ tadores no ambiente, envolvendo não só seres humanos, mas outras espécies, como formigas e aves; e há uma notável consis‐ tência nos resultados desses estudos. Enquanto a tarefa era relativamente simples, a simples presença de outros melhorou o desempenho. Já, em situações mais complexas, o desempenho piorou quando na presença de outras pessoas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O fenômeno da facilitação social, estudado tanto por Triplett quanto por Allport, que o batizou desta forma, refere-se à:
		
	
	Fator explicativo para o surgimento de determinados tipos de atitudes sociais.
	
	Identificação com uma classe social na formação de atitudes valorizadas e compartilhadas por todos.
	
	Efeito de diferentes meios de comunicação sobre a formação de crenças.
	 
	Influência da presença de outras pessoas no desempenho de um indivíduo.
	
	Processo de mudança de atitudes como resultado da participação em um determinado grupo social.
	
Explicação:
A facilitação social é a influência que a mera presença de uma plateia exerce sobre a nossa capacidade de executar uma tarefa. 
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O ser humano se desenvolve na relação que estabelece com os demais sujeitos. É através dessas relações que ele adquire a linguagem e a cultura. O homem é um ser social e, ao longo de sua vida, participa de diferentes grupos sociais. As relações em grupo possuem diversos fenômenos que podem ser estudados, um deles é a vadiagem social. Acerca desse fenômeno podemos afirmar
		
	 
	É o fenômeno onde o sujeito realiza menos esforço na execução de tarefas quando está em grupo do que quando está sozinho.
	
	Ocorre nos grupos constituídos por sujeitos que depredam bens públicos.
	
	É um fenômeno que ocorre nas relações grupais onde um membro, líder do grupo, influencia outros a não cumprir às regras.
	
	Ocorre quando a tarefa é realizada em grupo e refere-se à dispersão dos membros e não a execução da tarefa grupal.
	
	Ocorre nos grupos constituídos por adolescentes que não freqüentam a escola.
	
Explicação:
A vadiagem social refere-se a uma tendência a trabalhar menos quando se está em grupo do que quando está trabalhando individualmente. 
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A respeito do conceito de grupo são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V se verdadeiras e F se falsas e assinale a opção que adequadamente analisa o conjunto das afirmações: -I- O que difere um grupo social de um grupo não social é especialmente a qualidade da relação entre os membros do grupo. -II- Um grupo social se caracteriza pelo fato de que nele não ocorrem pressão exercida sobre os membros de um grupo a fim de que nele permaneçam. -III- Num grupo não social os membros compartilham um espaço mas não se relacionam. -IV- Num grupo não social há a tendência a que se produza pressões para a conformidade entre os membros. -V- Os grupos sociais, em busca de coesão, sobre os dissidentes do grupo, busca persuadi-los a permanência, contudo, não havendo sucesso nisso, tende a marginalizar os membros não conformistas.
		
	
	V-V-F-V-F
	 
	V-F-V-F-V
	 
	F-F-V-F-F
	
	V-V-F-V-V
	
	V-V-V-V-V
	
Explicação:
Podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa CORRETA. Conforme ARONSON, AKERT & WILSON (2002), facilitação social pode ser definida como:
		
	
	O fenômeno em que o indivíduo, quando na presença de outros, se sai melhor em tarefas complexas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.