Buscar

Prova 1 Avaliação I (Redação) Prova 6257300 Projeto de Produto e Processo (EPR08) (Uniasselvi) Com Gabarito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Projeto de Produto e Processo (EPR08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Redação Individual ( Cod.:402743) ( peso.:1,50)
	Prova:
	6257300
	Nota da Prova:
	9,50
Parte superior do formulário
	1.
	Conceitos e técnicas da área de planejamento estratégico, projeto de produtos e marketing são desenvolvidas por vários autores e disponíveis em literaturas específicas. Eles apresentam processos para o desenvolvimento de novos produtos no qual se pode perceber que, salvo algumas particularidades, todos apresentam as mesmas etapas do processo. Com base no exposto, escreva uma redação com o tema: OS PROCESSOS E AS ETAPAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS.
	Resposta Esperada:
As etapas envolvidas em um processo de desenvolvimento de um novo produto podem ser descritas da seguinte maneira:
- Identificação de oportunidades de novos produtos: envolve uma análise da condição competitiva da empresa e dos competidores, das necessidades e dos desejos dos consumidores e das condições macroambientais.
- Brainstorming e ideias de novos produtos: geração de ideias de novos produtos. Após a verificação e a filtração, uma ideia será adotada para constituir o cerne do novo produto. Esta etapa envolve pesquisas de mercado.
- Análise da viabilidade das oportunidades e ideias propostas: triagem das várias ideias sugeridas na fase anterior, a partir do cruzamento com a missão da empresa, seus propósitos estratégicos gerais, suas condições de produzir o produto e da sinergia com outros produtos e outras linhas de produtos.
- Testes de conceito: as ideias aprovadas na fase anterior devem ser transformadas em projetos conceituais, algo que possa ser percebido pelo consumidor como elemento de satisfação de suas necessidades e devem ser testadas por meio de pesquisas com protótipos.
- Definição de viabilidade: os produtos aprovados na fase anterior devem ser submetidos a uma análise econômica para avaliar a possibilidade de produção em grande escala.
- Desenvolvimento do produto: o conceito de produto estipulado anteriormente passa para um produto de fato, fruto de investimento em pesquisa e desenvolvimento.
- Pesquisas e testes de mercado: o produto desenvolvido é submetido ao mercado consumidor, que revelará sua aceitação e necessidades de adaptações.
- Plano de marketing do novo produto: objetivos, estratégias e táticas de marketing para o produto definitivo e sua exposição ao mercado consumidor.
- Produção, comercialização e distribuição.
- Controle e ajustes: acompanhamento do desempenho de vendas e objetivos propostos. Sinalização de equívocos e redirecionamentos.
Parte inferior do formulário

Outros materiais