Buscar

gestao qualidade e produçao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	É importante para as organizações a implantação de uma cultura de prevenção dos problemas, ao invés de apenas resolvê-los. Essa forma de abordagem dos problemas é contemplada em diversas ferramentas da qualidade. No que consiste o método Poka Yoke desenvolvido pelo engenheiro japonês Shigeo Shingo?
	 a)
	É um dispositivo criado para assegurar que a primeira peça que entra seja a primeira que saia, valendo-se, para isso, de mecanismos automáticos de controle de qualidade do produto acabado.
	 b)
	É uma ferramenta do Just-in-Time utilizada para ?puxar? a produção. Após a aplicação do método, é esperado um aumento na produtividade.
	 c)
	É uma ferramenta para identificar causas potenciais dos motivos de parada de um determinado processo. Utiliza um formulário específico ou papel milimetrado.
	 d)
	Aplicação de mecanismos para controlar a ocorrência, repetição ou reincidência do defeito, tendo como foco evitar a ocorrência de erros humanos.
	2.
	Uma empresa, quando considerada honesta, somente pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas, sendo este o seu objetivo principal. Sob este aspecto, a primeira prioridade da empresa são os consumidores. É necessário que eles estejam satisfeitos por um longo tempo após a compra do seu produto ou utilização do seu serviço. Sobre as ações de controle da qualidade, há quatro passos/formas de se alcançar o seu objetivo. Observe esses passos:
I- O custo é um critério importante a ser avaliado. Assim como os custos intermediários, custo de compras, onde o preço deve refletir a qualidade, pois cobra-se pelo valor agregado. 
II- Mede o nível de satisfação de um conjunto de pessoas, pode ser avaliado de tais maneiras, como o índice de absenteísmo, reclamações, comportamentos etc.
III- É um sistema gerencial, que parte do reconhecimento das necessidades das pessoas e estabelece padrões para o atendimento destas necessidades, está diretamente ligada à satisfação do seu cliente interno ou externo.
IV- Sobre uma análise dos critérios de qualidade total, são medidas as condições de entrega dos produtos ou serviços indicadores de atraso, de entregas e quantidades incorretas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência das quatro etapas de Qualidade, Custo, Entrega e Moral:
	 a)
	II - IV - I - III.
	 b)
	IV - III - II - I.
	 c)
	III - I - IV - II.
	 d)
	I - II - III - IV.
	3.
	Joseph Juran, um dos gurus da qualidade, é conhecido pela sua definição de qualidade sintetizada em ?adequação ao uso?. Definiu também o conceito de Gestão da Qualidade Total, ou do inglês TQM (Total Quality Management) como sendo a extensão dos planejamentos dos negócios da empresa para incluir o planejamento da qualidade. Com relação à Gestão da Qualidade Total, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se a Gestão da Qualidade Total está fundamentada no planejamento da qualidade, é óbvio que seu sucesso depende fundamentalmente do envolvimento da alta administração da empresa.
(    ) As principais mudanças ocorrem inicialmente a nível gerencial da área operacional, visto que a sua aplicação depende da diminuição dos custos e percentual de mão de obra indireta, com foco no planejamento da qualidade com o nível operacional.
(    ) A organização deve aplicar os recursos pré-existentes. Como se trata de um modelo estruturado e de fácil implantação, não é necessário dispor de pessoal especializado para o desenvolvimento das estratégias.
(    ) Após o desenvolvimento dos objetivos gerais da companhia para a qualidade (nível estratégico), ocorre um desdobramento através da atribuição de responsabilidades pela qualidade em todos os níveis da empresa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	4.
	De acordo com Calarge e Davanso (2004), o erro humano constitui um objeto de grande preocupação nos processos de fabricação, pois afeta desde a concepção dos sistemas produtivos até a parte operacional. Tendo como base essa observação, é interessante e importante a criação e utilização de dispositivos à prova de erros, o que envolve a aplicação da técnica Poka-Yoke. Qual dos gurus da qualidade foi o responsável pela criação desse método?
FONTE: CALARGE, F. A. et. al. Conceito de Dispositivo à Prova de Erros Utilizados na Meta do Zero Defeito em Processos de Manufatura. Revista de Ciência e Tecnologia. Piracicaba, v. 11, n. 21, p. 7-18, Abr. 2004.
	 a)
	Willian Deming.
	 b)
	Josepf Juran.
	 c)
	Kaoru Ishikawa.
	 d)
	Shigeo Shingo.
	5.
	O PMI (Project Management Institute) oferece um programa completo de certificações para profissionais de projetos de todos os níveis de escolaridade e de qualificação. Atualmente, constituído por seis certificações, o programa demonstra tanto seu empenho em sua profissão quanto sua perícia por meio de educação, experiência e competência certificadas. A credencial mais reconhecida é a PMP (Project Management Professional) que é acreditado pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI) junto à Organização Internacional para Padronização (ISO) 17024. O padrão 17024 inclui requisitos vigorosos para o desenvolvimento e a manutenção do exame e para que os sistemas de gerenciamento de qualidade continuem garantindo a mesma. Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O PMI oferece seis certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais a de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP)®. Os salários e as oportunidades de carreiras dos profissionais certificados demonstram que os empregadores reconhecem o valor agregado por aqueles que possuem essas certificações.
(    ) A gestão da qualidade feita por profissionais com certificação PMI é sempre diferente do usual ou de metodologias aprendidas na faculdade e cursos já que são baseados na própria experiência profissional do indivíduo. 
(    ) Para o caso do profissional com bacharelado completo, as 4500 horas de certificação PMP devem ser atestadas por meio de gravação em Fita VHS dessas horas, resultando em um total de 2289 fitas.
(    ) PMP é um título de certificação na área de gerenciamento de projetos, concedido pelo PMI (Project Management Institute), que garante, no mínimo, que a pessoa detentora desse título possui qualidade profissional e acadêmica na área.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PMI. Disponível em: <http://brasil.pmi.org>. Acesso em: 20 ago. 2014.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	6.
	Uma das formas de estratificar os problemas identificando os mais importantes e os menos importantes é por meio da análise de Pareto. Este método foi aplicado na área da qualidade por Juran. Este pesquisador conseguiu demonstrar que poucos problemas são vitais, diferenciando-os dos muitos que são triviais. Com base no gráfico apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I- Para os problemas investigados, o mais adequado seria priorizar os defeitos parafuso solto e em seguida sujeira, pois reduzem 54% das não conformidades.
II- Somados as não conformidades sujeira e riscos totalizam 70 defeitos, maior que parafuso solto com 68 defeitos, portanto, devem ser analisados e resolvidos por primeiro.
III- Não existe possibilidade de priorizar as não conformidades, pois as quantidades de defeitos são proporcionais entre si, por isso devem ser resolvidos conjuntamente.
IV- Através da aplicação de Pareto, é admissível averiguar a quantidade de defeitos por não conformidade do produto e o seu percentual acumulado. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOUZA, Felipe Pires de. Engenharia da Qualidade. Centro Universitário Leonardo da Vinci - Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2010.
	
	 a)As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	7.
	O desenvolvimento da produção em larga escala envolveu a necessidade de um controle mais rígido dos processos de fabricação, culminando em um maior nível de padronização. De acordo com Carvalho e Paladini (2005), Henry Ford adotou a padronização das peças e o investimento na área de metrologia, visando à redução do número de paradas e das perdas no processo produtivo. O gerenciamento da qualidade envolve alguns aspectos, incluindo o controle e a garantia da qualidade. Assinale a alternativa CORRETA que melhor define o conceito de Gestão da Qualidade:
FONTE: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	 a)
	Gestão da qualidade é o processo de conceber, controlar e melhorar os processos da produção e controle da qualidade.
	 b)
	Gestão da qualidade é o processo de conceber, controlar e melhorar os processos de desenvolvimento de produtos, marketing e vendas da empresa.
	 c)
	Gestão da qualidade é o processo de conceber, controlar e melhorar os processos da empresa, tais como: produção, marketing, pessoal, vendas, cobrança etc.
	 d)
	Gestão da qualidade é o processo de apenas controlar os processos da empresa, tais como: produção, marketing, pessoal, vendas, cobrança etc.
	8.
	A criação de um conceito estratégico para a qualidade pode gerar situações críticas para o gerenciamento da organização, porém envolve também oportunidades de crescimento. Quando a empresa decidir criar conceitos específicos de qualidade, é importante tomar alguns cuidados. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os conceitos de qualidade não devem entrar em conflito com a forma como as pessoas os entendem. Além disso, é importante que esse desenvolvimento não entre em discordância com procedimentos já consagrados desenvolvidos a partir desse conceito.
(    ) A introdução de inovações que entram em conflito com as tecnologias atuais são sempre relacionadas com ganho de mercado. Um bom exemplo é o barbeador elétrico, que atualmente é preferência sobre as antigas lâminas de barbear.
(    ) É importante e factível criar limites com o intuito de restringir a interpretação das pessoas acerca do entendimento dos conceitos de qualidade. Dessa forma, atinge-se o objetivo primordial de disseminar a cultura organizacional através da qualidade.
(    ) Não existe forma de definir exatamente o que é qualidade para um dado grupo de pessoas. Além disso, quanto maior for esse grupo, mais diversa será essa percepção, sendo difícil delimitar o conceito de forma precisa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Uma das maiores contribuições de Willian Deming para a qualidade foi o desenvolvimento do ciclo PDCA.  De acordo com Lima (2006), a utilização do PDCA pode estar vinculada à aplicação de controles de processos, planejamento da qualidade, manutenção de padrões e implantação e execução da melhoria contínua. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma definição quanto aos componentes da sigla PDCA.
FONTE: LIMA, R. A. Como a relação entre clientes e fornecedores internos à organização pode contribuir para a garantia da qualidade: O caso de uma empresa automobilística. Projeto de Final de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) -  Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.
	 a)
	Programar, Divulgar, Comunicar e Avaliar.
	 b)
	Planejar, Fazer, Checar e Agir (fixar a rotina).
	 c)
	Pesquisar, Desenvolver, Controlar e Acompanhar.
	 d)
	Planejar, Desenvolver, Comunicar e Agir (fixar a rotina).
	10.
	Muitos dos chamados ?gurus? da qualidade propõem o direcionamento dos esforços para tratamento dos defeitos de forma preventiva. O conceito de ?zero defeito?, proposto por Philip Crosby, envolve uma visão que maximiza a importância de se iniciar o processo de forma correta desde a primeira vez. Desta forma, a qual setor da empresa compete o desenvolvimento da visão do ?zero defeito? e sua disseminação para a equipe de trabalho?
	 a)
	A visão ?zero defeito?, assim como o desenvolvimento de outras visões acerca da qualidade, parte normalmente de uma consultoria externa, visto que as empresas não apresentam capacidade de desenvolver os métodos de implantação e disseminação das diretrizes.
	 b)
	A visão ?zero defeito?, assim como o desenvolvimento de outras visões acerca da qualidade, sempre devem partir do departamento de recursos humanos, pois fazem parte da política de retenção de talentos.
	 c)
	A visão ?zero defeito?, assim como o desenvolvimento de outras visões acerca da qualidade, sempre devem partir do departamento da qualidade, visto que este é o setor que permeia e trata de problemas relacionados aos defeitos.
	 d)
	A visão ?zero defeito?, assim como o desenvolvimento de outras visões acerca da qualidade sempre devem partir da área de gestão da empresa. Dessa forma, é factível disseminar corretamente para toda a hierarquia as diretrizes adotadas.

Outros materiais