Buscar

Questões terceiro setor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As ONGs exercem um papel amplo de construção de alternativas nos diversos campos da sociedade. Ao trabalharem na promoção de atividades de caráter público, legitimam ações importantes que melhoram a qualidade de vida de pessoas e famílias. Nessa realidade atual, assinale a alternativa CORRETA que indique como as ONGs se configuram:
R: Organizações representativas em espaços públicos.
O Terceiro Setor não é público nem privado, mas uma fusão da sociedade com o privado para um fim público. Teve sua origem vinculada à caridade e à filantropia. Assinale a alternativa CORRETA que indique a que está relacionado ao Terceiro Setor em sua função social:
R: A problemas como fome, saúde, desemprego e exclusão social. 
Aparentemente, o Terceiro Setor é algo novo, mas na verdade já percorreu uma longa caminhada no Brasil desde o período de colonização, em que a Igreja Católica era a principal instituição que desenvolvia ações de assistência social, saúde e educação, permeadas por valores de cunho religioso cristão, ações que perduram até os dias atuais. Além desse panorama histórico, o Terceiro Setor incorpora uma grande variedade de instituições. Diante desse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
R: Entidades sem fins lucrativos é a terminologia correta para mencionar as entidades que estão fora do conjunto do Estado e do mercado, e assim formam o terceiro setor.
O voluntariado envolve ações que beneficiam o outro ou a comunidade. Consiste na doação do tempo e habilidades da pessoa que presta um trabalho voluntário com motivação livre, impulsionada pela vontade de fazer o bem e colaborar para a resolução de problemas locais. 
Partindo dessa proposição, analise as sentenças a seguir: 
I- A implementação de um programa de voluntariado empresarial inclui a disponibilidade de doação de tempo e conhecimento a uma causa que beneficie outros. 
II- O foco de atuação do trabalho voluntário deve ser estipulado com o objetivo de otimizar os esforços na atuação com o público-alvo. 
III- O trabalho voluntário oferece ótimos salários e traz benefícios tanto para a pessoa que oferece o serviço quanto a quem recebe. 
IV- Um dos benefícios do voluntariado é sentir-se motivado a continuar contribuindo. 
R: As sentenças I, II e IV estão corretas.
As relações de trabalho nas organizações do Terceiro Setor são complexas, visto que há uma diversificação nas demandas de profissionais em diferentes áreas de formação e funções. Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) A atuação predominante no Terceiro Setor é o trabalho voluntário, que corresponde a mais de 50% neste setor. 
( V ) Há elevada oferta de trabalho para cargos que exigem alto nível de qualificação, como gerente e superintendente no Terceiro Setor. 
( V ) Estudos indicam que há possibilidade de ascensão profissional no Terceiro Setor. 
( V ) A exigência de qualificação técnica (40%) é o principal fator para atuação no Terceiro Setor. 
De acordo com os autores Quazi e O'Brien (2000), existem dois eixos de classificação para a Responsabilidade Social (RS): responsabilidade ampla (RA) e a responsabilidade estreita (RE). Sobre elas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) Na visão moderna da RA, acredita-se que, a longo prazo, as iniciativas de RS não trazem benefícios às empresas. 
( V ) Na abordagem estreita da RS, a empresa tem como objetivo a multiplicação dos ganhos financeiros aos acionistas. 
( V ) A perspectiva socioeconômica da RE preconiza que as ações de RS podem agregar valor financeiro aos acionistas. 
( V ) Na visão filantrópica da RA, as ações de RS devem ser executadas mesmo que não resultem em benefícios financeiros à empresa. 
As pressões da sociedade, com relação às atitudes socialmente responsáveis das empresas, resultaram em iniciativas referentes à normalização dos modos de gestão relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança dos funcionários e à responsabilidade social como um todo. Com base nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Norma AA 1000. 
II- Norma SA 8000. 
III- Norma GRI (Global Reposting Iniciative). 
( I ) Essa norma tem o objetivo de assegurar a avaliação do desempenho ético e social, o envolvimento e o comportamento do público envolvido, os valores e administração corporativa, os impactos dos produtos e serviços e a preservação do meio ambiente. 
( III ) Estabelece diretrizes para elaborar um padrão internacional de balanço econômico, social e ambiental. 
( II ) É modelado a partir das normas ISO 9001 e ISO 14001, adicionando elementos necessários para auditoria social, incluindo requisitos mínimos de performance, entrevistas no trabalho e sistemas de reclamação e recursos. 
O Ecodesenvolvimento pressupõe uma solidariedade tanto com a geração atual quanto com as gerações futuras, no sentido de garantir as necessidades fundamentais da maioria da população e garantir a economia de recursos naturais para o desenvolvimento atual e futuro. Trata-se, portanto, do Ecodesenvolvimento, de um projeto de civilização, o qual aborda cinco dimensões da sustentabilidade. Sobre essas dimensões, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Sustentabilidade social. 
II- Sustentabilidade econômica. 
III- Sustentabilidade ecológica. 
IV- Sustentabilidade espacial. 
V- Sustentabilidade cultural. 
( I ) Baseada num processo de desenvolvimento que considera o bem-estar da sociedade. 
( III ) Tem como pano de fundo o equilíbrio na utilização dos recursos naturais, com a respectiva redução na produção de seus resíduos. 
( II ) Visa possibilitar uma gestão mais harmônica dos fluxos financeiros, não sendo enfocado somente na capacidade de lucro empresarial. 
( V ) Traduz-se na adoção de soluções que respeitam as especificidades de cada ecossistema. 
( IV ) É uma das mais novas e equilibradas configurações da ocupação do solo. 
A responsabilidade social é um conceito segundo o qual as empresas decidem contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Assim, a gestão das empresas não pode ser norteada apenas para o cumprimento de interesses de seus proprietários, mas também pelos de outros detentores de interesses, por exemplo, as comunidades locais, os trabalhadores, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas e a sociedade em geral. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: 
I- Com a responsabilidade social, a empresa deve buscar de forma estratégica soluções para atender às necessidades sociais para que tanto o lucro da empresa quanto o bem-estar da sociedade e a satisfação do cliente sejam atendidos, ou seja, tanto sociedade quanto empresa se comprometem, gerando um relacionamento sólido e repleto de benefícios e desenvolvimento da sociedade. 
II- Responsabilidade social empresarial é um dos novos fenômenos de mercado proveniente da globalização da economia. Assim, temos a empresa orientada sucessivamente para o produto, para o mercado e para o cliente. 
III- Responsabilidade social empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade, é uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. 
IV- A responsabilidade social empresarial é uma via de mão dupla, em que todos se beneficiam: a comunidade que ganha em ajuda, e as corporações, que, praticando a responsabilidade social, estão agregando valor ao produto que oferecem. 
R: As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
Muitas empresas investem em serviços e benefícios sociais organizados e implementam, dessa forma, o programa de responsabilidade social corporativa. Assim, requisitam profissionais, técnicos qualificados na área social para intervir nas relações entre capital, trabalho, qualidade de vida e sociedade. A responsabilidade social tem sido objeto de atenção de diversas profissões, tais como do Serviço Social, da Administração, da Psicologia, do Meio Ambiente,do Marketing, da Contabilidade, entre outras, visto que existem muitos aspectos que devem ser abordados e considerados quando se quer investir na área social. Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir: 
I- Sustentabilidade significa o sustento que a empresa deve fazer em projetos sociais, ambientais, éticos, educacionais de integração e inclusão social. 
II- A problemática socioambiental tem sido também um tema de preocupação do mundo corporativo. Assim, existem muitos investimentos na educação ambiental para propostas pedagógicas centradas na conscientização e mudança de comportamento. 
III- Quando se pensa em responsabilidade social, consequentemente, deve existir uma indissociável relação entre crescimento econômico, inclusão social e justiça ambiental. 
IV- O Balanço Social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, os benefícios e as ações sociais. 
R: As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Na década de 1980, difundiu-se o termo desenvolvimento sustentável, também traduzido como desenvolvimento durável, desenvolvimento viável, que procurou integrar a conservação da natureza com o desenvolvimento, satisfazendo as necessidades humanas fundamentais, procurando manter a integridade ecológica. Com relação à perspectiva histórica do desenvolvimento sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
R: A agricultura fez com que a humanidade desse um salto nas relações com a natureza, diferenciando-se dos animais.
O desenvolvimento sustentável pressupõe a continuidade e a permanência da qualidade de vida em todos os sentidos, compatibilizando o crescimento e a eficiência econômica, a conservação ambiental, a qualidade de vida e a equidade social. Nesse sentido, analisando aspectos do desenvolvimento sustentável, analise as sentenças a seguir: 
I- A qualidade de vida não se restringe somente ao acesso a bens e serviços, mas compreende o exercício pleno da cidadania e garantia de uma vida digna e segura. 
II- O desenvolvimento sustentável implica o crescimento da sociedade com relação aos conceitos de "progresso" e "crescimento econômico". 
III- Sem a conservação ambiental, não é possível assegurar qualidade de vida para as gerações futuras, isto implica poupar recursos naturais. 
IV- O desenvolvimento sustentável pressupõe a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural. 
R: As sentenças I, III e IV estão corretas.
A humanidade vem se defrontando com diversos problemas típicos da sociedade pós-industrial, dentre eles a dificuldade em compatibilizar o crescimento econômico com a proteção ao meio ambiente. Nessa perspectiva, abrange várias dimensões, tais como as dimensões sociais, econômicas, ecológicas, culturais, entre outras. Assim, verifica-se que a diversidade cultural é um aspecto fundamental do desenvolvimento sustentável. Partindo deste pressuposto, analise as sentenças a seguir: 
I- A diversidade cultural representa as distintas culturas que existem no planeta, são diferenças culturais que existem entre as sociedades, entre os grupos sociais humanos. 
II- A dimensão cultural está ligada ao problema demográfico mundial, por isso, desde a Antiguidade, vem atraindo as atenções de diversas áreas do conhecimento, devido às implicações sobre a produção e distribuição das riquezas entre os povos. 
III- A dimensão cultural visa à melhoria da qualidade do meio ambiente e à preservação das fontes de recursos energéticos e naturais, para a atualidade e para as gerações futuras. 
IV- A dimensão cultural faz com que as estratégias de desenvolvimento sustentável sejam culturalmente neutras, tornando-as sensíveis à interação dinâmica entre as diferentes culturas e civilizações que depredam o meio ambiente. 
R: As sentenças I e III estão corretas. 
Recurso natural pode ser compreendido como tudo que a espécie humana pode utilizar da natureza. Esta utilização abrange desde aquelas necessárias à sobrevivência (sede e fome), ao desenvolvimento de civilizações, até os que fornecem exclusivamente conforto (ar condicionado, máquina de lavar, secador de cabelo etc.). Nesse sentido, diversos autores classificam os recursos naturais em renováveis e não renováveis. Sobre estes conceitos, assinale a alternativa CORRETA que apresenta os exemplos de recursos naturais renováveis e não renováveis:
R: Como exemplos de recursos naturais renováveis pode-se citar a energia solar, a eólica e a hidrelétrica. Os não renováveis são o petróleo, o carvão mineral, o alumínio e o ferro, por exemplo.
De um ponto de vista econômico, a globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A superação de fronteiras gerou uma expansão capitalista que tornou possível realizar transações financeiras e expandir os negócios para mercados distantes e emergentes. O complexo fenômeno da globalização resulta da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas das telecomunicações e da informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado. Sobre globalização, analise as sentenças a seguir: 
I- É um fenômeno gerado pelo capitalismo, que impede a formação de mercados dinâmicos nos países emergentes. 
II- É um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial, que aprofunda a integração econômica, social, cultural e política. 
III- Atinge as relações e as condições de trabalho decorrentes da mobilidade física das empresas. 
R: As sentenças II e III estão corretas.
O Terceiro Setor tem sido um grande empregador no Brasil e no mundo, porém conceituar o Terceiro Setor não é uma tarefa muito fácil, pois existe uma variedade de conceitos, além do que são utilizadas diversas denominações de acordo com sua aplicação. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) Embora exista grande variedade de conceitos na literatura, é muito fácil entender sua conceituação. 
( V ) Existem diversos elementos que são utilizados na conceituação do Terceiro Setor, que são considerados muito importantes para a aproximação jurídica do termo. 
( V ) Embora as organizações do terceiro setor não sejam novas, o termo Terceiro Setor, juridicamente, ainda não alcançou um conceito próprio. 
( V ) O surgimento do Terceiro Setor foi marcado pela lacuna existente nas ações do governo, o que não o exime de suas responsabilidades enquanto Estado. 
No cooperativismo, o empreendimento caracteriza-se por uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente e constituem uma empresa, de propriedade comum para satisfazer aspirações econômicas, sociais e culturais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a característica do cooperativismo:
R: O cooperativismo é uma forma jurídica séria, que estimula a inclusão social, distribui renda, pratica a democracia, defende a honestidade e age com responsabilidade.
A criação de uma entidade de caráter social, como é o caso de uma associação, tem origem no entusiasmo de uma, duas ou mais pessoas que, não se conformando com determinada situação, resolvem se unir e agir objetivando alcançar determinados fins. Assim, a respeito de uma associação, assinale a alternativa CORRETA que condiz com a forma de contrato:
R: Contrato pelo qual certo número de pessoas, ao se congregarem, colocam em comum serviços, atividades e conhecimentos em prol de um mesmo ideal. 
A assistência social busca reflexão sobre políticas, programas, práticas, intervenções e ações que possibilitem a todo ser humano ter condições necessárias para viver com o mínimo de dignidade, o que significa negar qualquer iniciativa que se restrinja meramente à sobrevivência. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Os mínimos sociais diferem de sociedade para sociedade, pois expressam valores e assumem características próprias que vão se adequando aos diferentes momentoshistóricos pelos quais passa determinada sociedade em seu desenvolvimento. 
II- Quando se fala em direitos ou cidadania, precisa-se questionar se em uma sociedade democrática seria válido pensar que os bens e serviços produzidos por ela só possam ser consumidos ou estejam acessíveis a uma parcela privilegiada da população. 
III- A provisão dos mínimos sociais, então, deve ser entendida pela sua capacidade de excluir aqueles que vivem abaixo do patamar considerado inadequado e insuficiente. 
IV- Os países mais subdesenvolvidos estabelecem patamares mais elevados, que possibilitam o acesso a uma qualidade de vida melhor. 
R: As sentenças I e II estão corretas.
Podemos considerar que a grande desvantagem para as associações é que o patrimônio/capital é engessado, pois suas ações não visam ao lucro e ao crescimento patrimonial, mas sim, a benefícios sociais. Todavia, em contrapartida, sua grande vantagem é a facilidade administrativa de gestão, pois é mais fácil de registrar a organização. Sobre o processo de gestão das associações, analise as seguintes sentenças: 
I- Associação é uma sociedade de pessoas sem fins lucrativos e com especificidade de atuação na atividade produtiva/comercial. 
II- A associação tem por finalidade viabilizar e desenvolver atividades de consumo, produção, prestação de serviços, crédito e comercialização.
III- Associação é uma sociedade de pessoas sem fins lucrativos. 
IV- A finalidade de uma associação é representar e defender os interesses dos associados, estimulando a melhoria técnica, profissional e social dos associados. 
R: As sentenças III e IV estão corretas. 
O novo Código Civil, de 2002, estabeleceu uma nomenclatura jurídica para as organizações do terceiro setor. De acordo com essa nomenclatura, é um tipo especial de pessoa jurídica, pois pode ser constituída a partir da decisão de um só indivíduo. De que tipo de instituição estamos falando?
R: Fundações.
O assistente social pode atuar em empresas privadas, públicas, ONGs, desenvolvendo programas de assistência dirigidos a crianças em risco, populações com poucos recursos financeiros, idosos, entre outros. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A todo o momento, o profissional se vê diante de desafios ocasionados pelas mudanças em nossa sociedade. 
( F ) Todos os processos públicos que ocorrem nos municípios estão articulados a um pensamento includente da sociedade. 
( V ) É um desafio para o profissional atuar em questões que envolvem a exclusão. 
( F ) Após o contato com os problemas sociais, devemos nos acostumar a eles. 
O primeiro setor, que é representado pelo Estado, perante o atendimento das inúmeras demandas, principalmente na área social, educacional e cultural, é insuficiente. Assim, a sociedade vem se organizando de forma tal, fazendo emergir o contexto do chamado terceiro setor, que é definido como o conjunto das organizações sem fins lucrativos. Sobre as características das organizações do terceiro setor, analise as afirmativas a seguir: 
I- Desde que as organizações do terceiro setor cumpram requisitos específicos, são obrigadas a pagar os impostos subsequentes obrigatórios conforme o SUAS, visto que podem pagar os seus dirigentes. 
II- São entidades que procuram promover ações voltadas para o bem-estar comum da população, demandas e necessidades de modo geral da coletividade. 
III- As organizações do terceiro setor são caracterizadas legalmente como de personalidade jurídica adequada aos fins sociais, que procura desenvolver e que são especificamente propostos. 
IV- Atividades das organizações do terceiro setor podem ser financiadas por subvenções do primeiro setor (poder público) e doações do segundo setor (empresas) e de particulares. 
R: As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Os movimentos sociais têm como função pressionar a sociedade política para apropriar-se dos direitos que lhes são negados e mudar a história da sociedade. Podemos dizer que os movimentos sociais possuem características bem marcantes. Partindo dessa proposição, analise as sentenças a seguir: 
I- Os movimentos possuem uma identificação própria. 
II- Visam à organização e à gestão de serviços sanitários e educativos. 
III- Surgem em resposta de uma necessidade da sociedade. 
IV- Têm por objetivo o desenvolvimento de atividades agrícolas, industriais, comerciais e de serviços. 
R: As sentenças I e III estão corretas.
De acordo com a lei que regulamenta a profissão do assistente social, algumas atividades nas entidades do terceiro setor são atribuições específicas deste profissional. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Desenvolver pesquisas junto aos usuários da instituição, definindo o perfil político desta população, obtendo dados para a implantação de políticas sociais partidárias. 
II- Elaborar critérios para a seleção socioeconômica, de usuários habilitáveis, considerando o atendimento integral e de qualidade. 
III- Intensificar a relação instituição x família, objetivando minimizar os danos e facilitar estratégias de ação integralizadas. 
IV- Realizar perícia, laudos e pareceres técnicos relacionados à viabilidade econômica da instituição. 
R: As sentenças II e III estão corretas. 
Na Filosofia, discute-se muito sobre aquilo que é considerado "correto" e "errado", principalmente com relação à conduta humana. Desta forma, temos algo que se refere a um elemento integrante de uma visão filosófica da realidade. De certa forma, pode ainda ser definido como a reflexão acerca dos valores e critérios que determinam a escolha de uma conduta assertiva. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta maior proximidade aos conceitos descritos:
R: Ética.
A responsabilidade social está relacionada a um conjunto de saberes, normas e funções elaboradas, envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos para a efetivação de ações sociais, por isso ela permeia e está entrelaçada com termos e aspectos sociais do mundo humano, ou melhor, da vida social de pessoas e grupos. Por fazer parte e permear aspectos das ciências sociais, procura estar associada a diversos temas sociais. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Cidadania. 
II- Sociedade civil. 
III- Terceiro setor. 
IV- Globalização. 
( II ) Ela é constituída por diversos componentes, como as instituições cívicas, sociais e organizações que formam os alicerces de uma sociedade em funcionamento, sua presença é essencial para garantir a democracia, a paz, a segurança e o desenvolvimento humano na sociedade. 
( IV ) A partir dela, o mundo atual está marcado pelo processo de interação global, ou seja, pela crescente gravitação dos processos econômicos, sociais e culturais de caráter mundial sobre aqueles de caráter nacional e regional. 
( I ) Ela expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo; assim, quem não a tem está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões. 
( III ) Constitui-se na esfera de atuação pública não estatal, é formado por associações e entidades sem fins lucrativos. 
Para que ocorra o desenvolvimento sustentável, é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza, principalmente da água. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: 
I- O desenvolvimento sustentável tem como lógica a preocupação, não unicamente com a prosperidade econômica, e sim com o meio ambiente e com a qualidade de vida na sociedade e preservação do planeta. Isso envolve aspectos sociais, culturais, ecológicos, representando a busca por um equilíbrio entre todas as áreas. 
II- O desenvolvimento sustentável é o tipo de desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. 
III- O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, coma redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem. 
IV- O desenvolvimento sustentável é um tema específico e exclusivo ligado à preservação ambiental especificamente. 
R: As afirmativas I, II e III estão corretas.
A expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente e à complexidade das atuais demandas ambientais que a sociedade repassa às organizações induz a um novo posicionamento por parte das organizações, por isso a busca de procedimentos, mecanismos, arranjos e padrões comportamentais desenvolvidos pelas empresas delimita aquelas que são mais ou menos capazes de responder aos anseios da sociedade. Sobre o conceito de stakeholder, analise as afirmativas a seguir: 
I- Stakeholders são os acionistas que se relacionam, afetam e lucram com a organização e suas atividades de comercialização, procuram influenciar de forma construtiva todas as ações empresariais, inclusive as de responsabilidade social. 
II- Stakeholder em uma organização é, por definição, qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos dessa empresa, inclui aqueles indivíduos, grupos e outras organizações que têm interesse nas ações de uma empresa e que têm habilidade para influenciá-la. 
III- Os stakeholders podem ser acionistas, clientes, colaboradores, funcionários, parceiros de negócios, governos, ONGs, sindicatos, órgãos ambientais, autoridades, comunidade local, o público e sociedade em geral. 
IV- Os stakeholders são atores importantes, eles podem repercutir positivamente no processo de sustentabilidade da empresa. A ideia de mapear os stakeholders de acordo com suas influências vem sendo utilizada por empresas, pois conseguem visualizar o poder e a sua influência no sucesso ou fracasso de um projeto. 
R: As afirmativas II, III e IV estão corretas.
A partir da contextualização histórica do conceito de competitividade e responsabilidade social, é necessário que as empresas envolvam-se mais em cadeia complexa de agentes, tomando decisões em processos interdependentes, o que acarretará em novos posicionamentos, habilidades e estratégias organizacionais. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: 
I- As empresas, atualmente, são agentes transformadores que exercem uma influência muito grande sobre os recursos humanos, a sociedade e o meio ambiente. Assim, vários projetos são criados, atingindo principalmente os seus funcionários e, em algumas vezes, seus dependentes e o público externo, contemplando a comunidade a sua volta ou a sociedade como um todo. 
II- A junção entre qualidade socioambiental e desenvolvimento socioeconômico, por meio de uma gestão do desempenho baseada na responsabilidade social empresarial, torna iniciativas empresariais marcos fundamentais. 
III- Ao incorporar o conceito de sustentabilidade, o desempenho de uma empresa deve ser medido também, baseando-se na sua contribuição para a qualidade ambiental e capital social, tendo como objetivo o de reduzir os danos resultantes das suas atividades de forma a criar valor econômico, social e ambiental. 
IV- O desafio da sustentabilidade, bem como a complexidade de gerenciar uma organização, exige que os dirigentes sejam capazes de fundamentar os projetos ambientais com empréstimos a curto prazo, a fim de visualizar e analisar o desempenho dos colaboradores voluntários que se colocam à disposição para atuar na responsabilidade social empresarial. 
R: As afirmativas I, II e III estão corretas. 
A responsabilidade corporativa constitui um objeto de pesquisa amplo e complexo, é uma prática nova e típica do capitalismo globalizado, basicamente são ações que agregam valor, colaborando com a construção da imagem pública da empresa. A reputação de uma empresa somente será sustentável à medida que refletir a sua realidade. Assim, mostrar valores já não basta mais, deve-se colocá-los em prática. Sobre a responsabilidade social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) As empresas estão escolhendo estratégias que possam garantir uma posição de destaque na sociedade, como também de melhoria da qualidade de vida da coletividade, sendo que estas estratégias têm por base o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social. 
( V ) Geralmente, as ações e os recursos são destinados a setores como fomento de arte e cultura, retaguarda educacional, patrocínio ao esporte e lazer, apoio ao trabalho de pessoas portadoras de deficiências e necessidades especiais, à ação de minorias étnicas e sociais, entre outros diversos setores. 
( F ) É importante frisar que a responsabilidade social empresarial é, primeiramente, uma atitude que reflete a ética da empresa, principalmente quando seu principal e único objetivo é o lucro acima de qualquer coisa. 
( V ) A estratégia no campo da propaganda, marketing e visibilidade ocorre também por meio da aquisição de certificados e selos, que as empresas almejam e recebem pelo seu desempenho com a responsabilidade social. 
Ao voltarmos a atenção para a percepção de nosso cotidiano, seja pessoal ou profissional, no âmbito da vida humana, percebemos que a educação e a cultura na qual estamos inseridos influenciam extraordinariamente nosso pensar e agir. Nesse sentido, o que teoricamente a ética busca esclarecer?
R: O certo e o errado na conduta humana.
O associativismo procura desenvolver suas atividades de forma coletiva em prol da mobilização de um projeto societário e na promoção do desenvolvimento local sustentável, buscando constantemente superar dificuldades e atingir objetivos e a melhor qualidade de vida para seus associados. Sobre associativismo, analise as seguintes sentenças: 
I- As atividades do associativismo são geridas por um conselho administrativo eleito democraticamente por seus integrantes. 
II- O movimento associativista vem sendo compreendido como uma forma de juntar pessoas com interesses comuns, para assim defender coletivamente seus interesses individuais e coletivos. 
III- Esta forma de organização vem se constituindo como mais um mecanismo de exercício de cidadania, pois proporciona a melhoria de qualidade de vida de seus integrantes e familiares. 
IV- Numa associação, permeia a cooperação e a colaboração, mas não existem relações de respeito mútuo, basta que todos aceitem a opinião de um líder. 
R: As sentenças I, II e III estão corretas. 
Com a fragilidade apresentada pelo Estado e a responsabilização, repassadas ao terceiro setor, é possível identificar que as empresas começaram a reformular suas estratégias de responsabilidade social, deixando de lado ideais assistencialistas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as novas práticas de responsabilidade social adotadas pelas empresas:
R: Iniciativas para preservação do meio ambiente, gestão ética e obras sociais.
É considerada uma empresa socialmente responsável aquela que incorpora a sua conduta a honestidade e o cumprimento de seus deveres com a sociedade. Apesar de nem todas as empresas de fato o fazerem, por realmente acreditarem nesse ideal, o fato é que atualmente há uma pressão externa para que a responsabilidade social seja realidade em todas as corporações. Assinale a alternativa CORRETA que indica o motivo que leva as empresas a praticarem a responsabilidade social:
R: As empresas relacionam-se com diferentes grupos de interesse, os chamados stakeholders, que afetam e são afetados pelas atividades empresais e acabam pressionando essa postura frente à sociedade.

Continue navegando