Buscar

Questionário de Adm de marketing

Prévia do material em texto

A análise de marketing começa muito antes de pensarmos em como fazer uma propaganda persuasiva. O marketing define quem é a empresa, quem é seu cliente, quais os diferenciais dos produtos/serviços, entre outros. Como parte de qualquer boa estratégia, o marketing exige a definição de : 
 
 R: Objetivos, priorização de ações e definição de indicadores de sucesso.
Quais são os elementos presentes no Composto de Marketing?
R: Distribuição, preço, produto e promoção.
Segundo Weiss (1988) citado por Dias (2004), ¿o lugar em que se vive determina a maneira como se vive. Conhecendo onde e como as pessoas vivem, fica mais fácil atender às suas necessidades, com mais chance de sucesso nessa empreitada¿. Qual o tipo de segmentação de mercado que o texto aborda ?
R: Geográfica
Desde o momento que o produto é lançado no mercado até a sua retirada total ele passa por algumas fases. 
São estas as fases:
R: introdução, crescimento, maturidade e declínio. 
Considerando as afirmativas abaixo sobre o Composto de Marketing podemos afirmar que: 
(I) Produto: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem. 
(II) Preço: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento. 
(III) Praça: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda. 
(IV) Promoção: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte. 
 
Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s): 
R: Alternativas I e II
A organização que pretende desenvolver produtos que agreguem valor para o cliente deve: 
 
 
R: Promover a valorização dos benefícios obtidos pelos clientes sobre os custos percebidos.
O conjunto de estratégias e ações que proveem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor descreve o que chamamos de?
R: Marketing
Havia uma demanda praticamente certa para tudo o que as empresas produziam. Não havia preocupação com maiores esforços de venda, pois tudo o que era produzido, era vendido. O trabalho do marketing era entregar produtos em locais onde eles pudessem ser comprados. Considerando o enunciado acima é correto afirmar que: 
I. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, 
desde que seja o modelo T na cor preta". Este era o pensamento de marketing da época. 
II. O lema dessa época era "Produzir para Vender", e o maior trabalho da Administração era tornar mais 
eficiente os meios de produção. 
Qual opção analisa corretamente as afirmativas acima?
.
R: Ambas são verdadeiras e ambas se complementam.
Um dos conceitos que estudamos em administração de marketing, refere-se a um termo genérico que designa o que satisfaz a necessidade e/ou o desejo de um cliente, seja um bem tangível (roupa, alimentos, etc), ou um bem intangível (serviço), que pode ser entendida como uma ação ou desempenho que cria valor para o cliente por meio de uma mudança desejada o cliente ou em benefício dele. De que conceito falamos?
R: Produto
Inclui a propaganda, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, boca a boca, venda pessoal e 
refere-se aos diferente métodos de promoção do produto, marca ou empresa. Para seu cliente, sua promoção 
deve ser a mais agradável e presente. De que conceito falamos? 
R: Promoção
Assinale a alternativa que descreve as principais variáveis de segmentação utilizadas em Marketing:
R: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental
Os meios de propaganda têm forças diferentes em relação a seu impacto sobre o público. Cada um deles adapta-se melhor a determinados papéis dentro de um planejamento de comunicação. Sendo assim, em relação à mídia impressa, na utilização do jornal como meio de comunicação, deve-se considerar como 
DESVANTAGEM
R: sua vida útil de leitura
Qual autor que em seu conceituado artigo "Miopia em Marke ting", publicado em 1960, explicou sobre essa falta de visão, visão curta ou obstruída das empresas, impedindo a adequada definição das reais possibilidades de mercado. Essa fase ficou marcada por uma frase proferida por Henry Ford: "O consumidor pode ter qualquer carro, desde que seja o modelo T na cor preta". Esse era o pensamento de marketing da época. 
R: Theodore Levitt
Que tipo de estratégia concentra suas atenções em um grupo específico de compradores, ou em um egmento da linha de produtos, ou ainda em uma determinada área geográfica, além de buscar o tendimento eficiente de um alvo específico?
R: Enfoque
O grupos de indivíduos que partilham de uma mesma necessidade ou desejo e estão aptos a engajar-se em um processo de trocas para satisfazerem estas necessidades ou desejos relata o conceito de?
R: Grupo de afinidade
Os canais de Distribuição ou "Praça" constituem-se no quarto elemento do composto de Marketing. Por distribuição entende-se aspectos como a localização física de pontos de varejo, a localização física de produtores de bens e serviços, a cadeia de intermediários utilizada desde o fabricante até o consumidor final e os aspectos de logística envolvidos na distribuição. 
Considerando as afirmativas abaixo sobre as Estratégias de Distribuição, podemos afirmar que: 
(I) A distribuição exclusiva se dá quando o produtor necessita ter total controle sobre a sua distribuição, como no caso de revendedores autorizados de veículos ou franquias, onde o fabricante exerce controle total sobre o agente de comercialização. 
(II) A distribuição intensiva ocorre quando o produto é colocado em apenas uns poucos pontos de varejo, normalmente de prestígio, de modo a transmiti -lo ao produto. Exemplos são a perfumaria fina e relógios de luxo, que contam com poucos pontos de venda selecionados. 
(III) A distribuição seletiva normalmente ocorre com bens de consumo de massa, que devem estar em tantos pontos de varejo quanto possível. É o caso de produtos de uso popular. 
Está(ão) correta(s) somente:
R: a afirmativa I
O composto "Preço", integrante do Marketing Mix tem como característica a sua natureza variável e uma relação direta com o nível de vendas na margem de contribuição propiciada pelo produto e, principalmente, na posição estratégica que ocupa no mercado. Com base nessas caraterísticas, as empresas apresentam e buscam atender objetivos quanto à formulação e fixação do preço que são:
R: lucratividade, volume de vendas, concorrência, posicionamento.
O modelo chamado de composto de marketing, ou marketing mix pode ser explicado através do que? 
R: O marketing mix é explicado através dos 04 ponstos chaves: Produto, preço, promoção e praça. Produto: é o bem ou serviço disponibilizado. Preço: é o preço praticado em comparação com as variáveis internas e externas, como custo de produção, preço da concorrência, etc. Promoção: é a divulgação e promoção do produto. Praça: é o mercado alvo ou localidade onde este produto será comercializado e oferecido.
De que é constituído um Sistema de Informação de Marketing?
R: O SIM é constituído por um banco de dados, que é alimentado com as informações de consumidores e produtos, onde há o cruzamento destes dados para uma análise do mercado consumidor e pontos chaves para melhor posicionamento de um produto ou serviço no mercado alvo. Este sistema tem suma importância quando se fala em estratégia de marketi ng e posicionamento de uma organização em relação à um produto específico ou um mercado específico. 
Segundo Kotler, o conceito de ciclo de vida do produto (CVP) pode ser utilizado para analisar a categoria de um produto, a forma de um produto, um produto ou uma marca. Através da análise do produto cachaça, o gráfico a seguir foi traçado e tem a finalidade de ilustrar o CVP dacachaça no Brasil. Podemos notar que o produto Cachaça no Brasil passou por dois ciclos. O 1º Ciclo representa todo o período de introdução da cachaça no mercado brasileiro até sua comercialização nos bares e botecos do Brasil, enquanto o 2º Ciclo refere -se ao período que engloba a mudança da imagem da cachaça nacionalmente e sua comercialização no mercado externo até os dias de hoje.
De acordo com o enunciado e com o gráfico, analise estas afirmativas: 
I - a fase I do primeiro ciclo representa o período de introdução do produto no mercado, caracterizado por lucratividade negativa devido a altos investimentos na linha de produção e nível elevado de promoção. 
II - a fase II do primeiro ciclo representa o período de introdução do produto no mercado, caracterizado pelo aumento da produção e vendas da bebida, em função do aumento da demanda pela cachaça devido à difusão de suas qualidades. 
III - a fase I do segundo ciclo representa o início de uma nova Introdução do produto no mercado, caracterizado por um reposicionamento do produto com uma nova imagem para a cachaça e sua consolidação como Bebida Nacional do Brasil ou Bebida Mundial do Brasil devido a diversos incentivos. 
IV - a fase II do segundo ciclo representa o período de maturidade do produto demonstrado pelo crescimento das vendas da cachaça, especialmente no mercado externo, em função da organização das empresas do setor e da melhora na qualidade do produto.
Após esta análise, pode se concluir que:
R: I e III estão corretas
É correto afirmarmos que a PROPAGANDA INFORMATIVA não encoraja o consumidor a adotar sua Marca? Justifique sua resposta
R: Sim. Pois ela não está direcionada/focada a persuadir o consumidor a adotar/comprar a marca.
Apresente e comente uma vantagem e uma desvantagem da propaganda.
R: Peça Publicitária/Propaganda em rede nacional de televisão. VANTAGEM: Tem um alcance muito amplo, atingindo uma quantidade enorme de consumidores. DESVANTAGEM: O alto custo e o pequeno tempo de exposição.
Sobre os modelos de respostas do consumidor, é INCORRETO afirmar que:
R: O ato da compra se refere ao estágio afetivo (em que o consumidor deseja o produto) 
Dentre as opções a seguir, assinale aquela que identifica corretamente a fase de Maturidade do CVP.
R: Período de venda com volumes altos, lucros estáveis e produto mantido inalterado em relação ao projeto original.
Leia com atenção e assinale a alternativa certa. Você só deverá considerar correta a frase que estiver 
verdadeira em sua completude.
R: Os produtos são definidos como produtos de consumo e produtos organizacionais. O que define cada um é a finalidade da utilização.
Um deles é o responsável por mais de 80% da decisão de compras nos PDVs
R: Visão

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes