Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
Psicologia Institucional

Pré-visualização | Página 7 de 16

deve ser dialógico e prático, o professor deve estimular o aluno a explorar conjuntamente as diversas possibilidades na experiência cotidiana; o material didático precisa estar organizado para encorajar a reflexão. O conhecimento deve ser produzido continuamente por meio de ações reflexivas. III- a escola deve promover uma formação técnica aos seus alunos, para que eles possam alcançar o mercado de trabalho. Marque a alternativa correta.
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
Explicação:
I- Não se pode mais pensar em uma educação voltada apenas para a questão da escolaridade em termos de conhecimento e saberes específicos e sim numa educação com objetivos na formação de um cidadão mais crítico e consciente. VERDADEIRO,ESSA É A PROPOSTA DE UMA ESCOLA PROGRESSISTA. QUANDO SE FALA EM TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DEVEMOS LEVAR EM CONTA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO MAIS CONSCIENTE E REFLEXIVO PARA QUE POSSA PARTICIPAR E CONTRIBUIR COM A MUDANÇA SOCIAL.
II- O modo de ensino deve ser dialógico e prático, o professor deve estimular o aluno a explorar conjuntamente as diversas possibilidades na experiência cotidiana; o material didático precisa estar organizado para encorajar a reflexão. O conhecimento deve ser produzido continuamente por meio de ações reflexivas. VERDADEIRO, QUANDO SE PRETENDE FORMAR CIDADÃOS EMANCIPADOS SOCIALMENTE, QUE TRANSFORMEM SUAS REALIDADES E ROMPAM COM O STATUS QUO E TRANSCEDAM O MATERIAL DIDÁTICO PARA A PRÁTICA.
III- A escola deve promover uma formação técnica aos seus alunos, para que eles possam alcançar o mercado de trabalho.  FALSA, NÃO APENAS O MERCADO DE TRABALHO, MAS, FORMAR VALORES, COM ÊNFASE NA COLETIVIDADE E NÃO NO INDIVIDUALISMO PRÓPRIO DE UMA SOCIEDADE CAPITALISTA; A PROPOSTA É QUE OS PROFISSIONAIS QUE REPRESENTAM A ESCOLA PAUTEM SUAS AÇÕES NUMA LÓGICA MAIS HUMANA E MENOS MERCADOLÓGICA, COMPETITIVA E IMEDIATISTA, ASSIM TAMBÉM COMO VALORIZAR AS HABILIDADES DOS INDIVÍDUOS, POIS APENAS A TÉCNICA NÃO OS FAZ BONS PROFISSIONAIS.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois muita coisa mais que a uma informação mútua:este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos.Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se a uma divisão de responsabilidades [...] (PIAGET,2007,p.50) A partir dessa citação, qual das afirmativas a seguir vai ao encontro do que foi dito pelo autor:
		
	
	Embora a escola ainda não sustente a posição de substituta da família na função educadora, não lhe cabe assumir uma postura de resistência e rivalidade nesta interação, pois isso se deve a uma possível incapacidade ou ignorância da família para educar.
	
	É necessário se ter em mente que há um conflito histórico de fronteiras entre as instituições família e escola, cujas funções educativas se confundem e se sobrepõem e comprometem o processo de ensino-aprendizagem, já que a escola deve atuar desvinculadamente da família.
	
	As condições favoráveis à participação dos pais na escola dos filhos, apontam para um modelo de família, onde um adulto, com tempo livre e conhecimento, deve ter uma disposição especial para educar;
	
	A família entende que a escola deve ser total responsável pela educação de seus filhos, para compensar os momentos de sua ausência e não prejudicar a formação do indivíduo.
	 
	Reconhecendo que a aprendizagem é construída a partir da interação de conhecimentos, na realidade e vivência social e familiar, as instituições, escola e família, fazem parte e dividem o processo de ensino-aprendizagem;
	
Explicação:
A família e escola devem manter uma relação de reciprocidade no que diz respeito à educação dos filhos/alunos.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.Com relação a esses pontos podemos considerar: I- A comunicação entre família e escola deve ser pautada na confiabilidade, na credibilidade transmitida pelos valores envolvidos, pelo respeito e pela integração. A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Um caminho de cooperação que só será efetivo se os pais compreenderem que à escola não cabe exercer a função moral da família. II- A inversão dos papéis da escola e da família junto à sociedade é muito nítida, por exemplo, antes de um processo alfabetizador, a escola precisa integrar esse aluno, advindo de uma família que o criou até então como centro do universo. Essa não deveria ser apenas responsabilidade da escola, devendo ter sido trabalhada pela família. III- O diálogo entre família e escola tem sido tema de muitos debates educacionais nos últimos anos. Todos nós, de certa forma, já refletimos sobre de quem é a responsabilidade de educar as crianças e os jovens.A escola tem o papel único de ensinar para não distorcer o conhecimento. Estão CORRETAS as afirmativas
		
	
	II
	
	I
	
	II e III
	 
	I e II
	
	I, II e III
	
Explicação:
I- A comunicação entre família e escola deve ser pautada na confiabilidade, na credibilidade transmitida pelos valores envolvidos, pelo respeito e pela integração. A escola nunca educará sozinha, de modo que a responsabilidade educacional da família jamais cessará. Um caminho de cooperação que só será efetivo se os pais compreenderem que à escola não cabe exercer a função moral da família. VERDADEIRO, PARA QUE SE ESTABELEÇA UMA RELAÇÃO  PEDAGÓGICA, É PRECISO CONFIABILIDADE E CREDIBILIDADE PARA QUE O PROCESSO DE APREDIZAGEM OCORRA COM TRANQUILIDADE, TRATA-SE DE UMA PARCERIA ENTRER ESCOLA E FAMILIA QUE, ESTA ULTIMA NUNCA DEVERIA DEIXAR DE ASSUMIR SUA RSPONSABILIDADE NO ATO DE EDUCAR SEUS FILHOS, NÃO PASSANDO A RESPONSABILIDADE APENAS PARA A ESCOLA
II- A inversão dos papéis da escola e da família junto à sociedade é muito nítida, por exemplo, antes de um processo alfabetizador, a escola precisa integrar esse aluno, advindo de uma família que o criou até então como centro do universo. Essa não deveria ser apenas responsabilidade da escola, devendo ter sido trabalhada pela família. VERDADEIRO, FAMILIA E ESCOLA ENVOLVIDOS COM A FORMAÇÃO DOS ALUNOS
III- O diálogo entre família e escola tem sido tema de muitos debates educacionais nos últimos anos. Todos nós, de certa forma, já refletimos sobre de quem é a responsabilidade de educar as crianças e os jovens.A escola tem o papel único de ensinar para não distorcer o conhecimento. FALSO, A ESCOLA TAMBÉM FORMA VALORES E NÃO APENAS NO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Segundo o autor Faria, Filho (2000).."A escola deve completar a tarefa do lar, o aperfeiçoamento do caráter, encaminhando as tendências individuais para a harmonia e a estabilidade sociais" diante dessa afirmativa do autor, marque a resposta correta.
		
	
	A família é que deve sozinha dar conta de educar o indivíduo, formar seu caráter e encaminhá-lo para que tenha um bom desempenho na sociedade.
	 
	A família inicia a tarefa de educar o indivíduo, socializando-o, participando na formação de seu caráter e a escola continua essa tarefa conjuntamente com a família.
	
	A família apenas socializa o indivíduo, forma o seu caráter e determina aqueles que serão produtivos para a sociedade.
	
	A escola deve sozinha dar conta de educar o indivíduo, formar seu caráter e encaminhá-lo para que tenha um bom desempenho na sociedade.
	
	A escola forma o caráter do indivíduo e determina os que irão
Página1...34567891011...16