Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
50 pág.
Psicologia Institucional

Pré-visualização | Página 9 de 16

dos alunos, potencializando práticas educativas nos momentos de produção de conhecimento, de partilhas coletivas e cooperativas organizacionais, que são também de natureza social. II- O ato de educar exige práticas próprias das relações humanas, pois no cotidiano escolar lidamos com sujeitos de diferentes formas de agir, influenciados por diversos fatores (habitação, crenças, classe social, ambiente familiar, entre outros), por isso é importante que o espaço escolar seja um lugar onde predomine a prática democrática, que em sua abrangência, abarca o respeito às diferenças, a consciência ética, a ocorrência da participação e o incentivo da mesma etc. III- a escola deve se planejar de acordo com as características e necessidades da população atendida; por exemplo, os currículos e programas escolares devem ser elaborados, respeitando-se o repertório inicial da população, as diferenças culturais e direcionados numa perspectiva de formação do comportamento crítico, além disso, os professores, alunos, coordenadores e diretores devem estabelecer uma comunicação dialógica, certamente isso terá um efeito de grande relevância para a formação da cidadania.
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
Explicação:
I- A relação escola-comunidade oportuniza a melhoria da qualidade da experiência escolar e do desempenho dos alunos, potencializando práticas educativas nos momentos de produção de conhecimento, de partilhas coletivas e cooperativas organizacionais, que são também de natureza social. VERDADEIRO PORQUE A ESCOLA DEVE VALORIZAR E LEVAR EM CONTA AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS E O CONTEXTO ONDE ESTÁ INSERIDO, SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA COMUNIDADE, POIS ASSIM PROPICIARÁ MELHORIA NO DESEMPENHO DOS MESMOS.
II- O ato de educar exige práticas próprias das relações humanas, pois no cotidiano escolar lidamos com sujeitos de diferentes formas de agir, influenciados por diversos fatores (habitação, crenças, classe social, ambiente familiar, entre outros), por isso é importante que o espaço escolar seja um lugar onde predomine a prática democrática, que em sua abrangência, abarca o respeito às diferenças, a consciência ética, a ocorrência da participação e o incentivo da mesma etc. VERDADEIRO, É PRECISO CONHECER A COMUNIDADE ESCOLAR, A REALIDADE DO EDUCANDO PARA QUE AS ATIVIDADES ACADÊMICAS POSSAM TER RELAÇÃO COM SUAS VIVÊNCIAS
III- a escola deve se planejar de acordo com as características e necessidades da população atendida; por exemplo, os currículos e programas escolares devem ser elaborados, respeitando-se o repertório inicial da população, as diferenças culturais e direcionados numa perspectiva de formação do comportamento crítico, além disso, os professores, alunos, coordenadores e diretores devem estabelecer uma comunicação dialógica, certamente isso terá um efeito de grande relevância para a formação da cidadania VERDADEIRO, ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE O CURRÍCULO DISCIPLINAR E O CURRÍCULO REAL, VIVIDO, UMA FORMA DE FAZER COM QUE OS EDUCANDOS SE SINTAM REPRESENTADOS NESSE UNIVERSO ESCOLAR
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Política de Integração Escola-Comunidade, o Programa Escola da Família visa: I- promover a qualidade de vida e ampliar os horizontes culturais de crianças, jovens e adultos; II- tornar as escolas um espaço de convivência familiar nos fins de semana; III- aproximar educadores (voluntários, universitários e profissionais), a fim de que possam conduzir as atividades em escolas nos finais de semana;
		
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
Explicação:
Quando se está em "jogo" a relação, a integração escola comunidade, dentre outras finalidades, a ideia é promover a qualidade de vida dos envolvidos com a escola, pais e alunos; tornar a escola um espaço de convivência familiar nos fins de semana, abrir a escola com essa finalidade e aproximar os sujeitos da comunidade escolar, voluntários que podem ser os próprios pais, universitários tais como professores em formação que se interessam em conhecer esse contexto mais de perto e os próprios profissionais da escola para administrarem essas atividades na escola.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	"A relação escola-comunidade oportuniza a melhoria da qualidade da experiência escolar e do desempenho dos alunos, potencializa práticas educativas, nos momentos de produção de conhecimento, de partilhas coletivas e cooperativas organizacionais, que são também de natureza sociais" (ROSSI; HÖFLING, 2009, p.1). A escola passou a ser compreendida como uma instituição importante, não apenas para os filhos das elites, mas também para os filhos das camadas trabalhadoras. Entretanto, o que se observou foi um aumento do fracasso escolar por parte das camadas socioeconomicamente desfavorecidas, sendo fundamental para amenizar esse quadro melhorar a qualidade do ensino, a infraestrutura das escolas públicas, a formação docente, bem como disseminar a ideia de escola cidadã. Sobre a Escola cidadã, marque a alternativa correta:
		
	
	As decisões pedagógicas e administrativas são tomadas pela direção da escola, cabendo aos profissionais da educação se ajustar para aumentar a qualidade do ensino.
	
	Iniciativas voltadas para as estatísticas, visando apresentar o índice de reprovações na escola pública e comparar com o índice de aprovação das escolas particulares.
	 
	Uma concepção aberta do sistema educacional em que estão presentes a autonomia e a participação dos vários segmentos da comunidade escolar.
	
	Um modelo de ensino em que o aluno deve ser atendido em suas necessidades cognitivas referentes as disciplinas do currículo escolar, visando a aprovação. 
 
	
	Espaço educativo designado para alunos, filhos de trabalhadores, cujo objetivo é prepara-los para a inserção no mercado de trabalho de modo que eles correspondam as demandas de mão de obra especializada.
	
Explicação:
Para a autora, esta é "a noção da escola cidadã, fundamentada em uma concepção aberta do sistema educacional, em que estão presentes a autonomia e a participação dos vários segmentos da comunidade escolar" (ASSUNÇÃO, 2005, p. 61).
 
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No Brasil, o artigo sexto da Constituição Federal de 1988 reconhece a educação como um direito fundamental de natureza social, que pertence à comunidade e representa uma forma de inserção no mundo da cultura. No âmbito da lei, a relação escola-comunidade oportuniza: I- a melhoria da qualidade da experiência escolar e do desempenho dos alunos; II- práticas educativas, nos momentos de produção de conhecimento, de partilhas coletivas e cooperativas organizacionais, que são também de natureza sociais; III- enseja trazer a comunidade para dentro da escola, fazendo da escola um ponto de encontro social.
		
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
Explicação:
Esse é o papel da escola, oferecer um ensino de qualidade, incentivar práticas coletivas no ambito escolar, incentivar trabalhos em equipe, visando contribuir para a socialização do indivíduo e abrir as portas para a comunidade, o entorno escolar para que participe das atividades escolares.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A parceria entre escola e comunidade é indispensável para uma Educação de qualidade e depende de uma boa relação entre familiares, gestores, professores, funcionários e estudantes.
Página1...5678910111213...16