Buscar

Exercício de cálculos 2018.1

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE
Unidade Curricular: 
	CURSO: BIOMEDICINA
	ALUNO (A):
	DATA:
EXERCÍCIO DE CÁLCULOS
(UFC CE) O gráfico mostra a curva de solubilidade de um sal em água 
Considerando que em uma determinada temperatura 40g deste sal foram dissolvidos em 100g de água. Indique:
 
a) a característica desta solução, quanto à concentração, nos pontos A, B e C do gráfico;
b) a quantidade de sal que será possível cristalizar, resfriando a solução até 30°C;
c) a quantidade de sal que será cristalizada quando se evapora 20g de água a 40°C.
Calcule a concentração de uma solução aquosa de nitrato de sódio que contém 30g de sal em 400 mL de solução.
Ao dissolver 100g de NaOH em 400 mL de água destilada, obtiveram-se 410 mL da solução. Qual a concentração dessa solução?
Calcule a massa de NaOH correspondente a 0,025 mol, sabendo que sua massa molar é 40 g/mol
Calcule a molaridade de uma solução que foi preparada dissolvendo-se 18 gramas de glicose em água suficientes para produzir 1 litro da solução (Dado: massa molar da glicose = 180 g/mol)
Uma cozinheira bem informada sabe que a água contendo sal de cozinha dissolvido ferve a uma temperatura mais elevada que a água pura e que isso pode ser vantajoso em certas preparações. Essa cozinheira coloca 117g de NaCl em uma panela grande. Qual o volume de água necessário para a cozinheira preparar uma solução de 0,25 mol/L de cloreto de sódio (NaCl). (Dado: massa molar do NaCl = 58,5 g/mol)
Qual a massa de permanganato de potássio (KMnO4) que deve ser dissolvida em água até completar o volume da solução de 200 mL, de modo a obter-se uma solução de 0,01 mol/L? (Dado: massa molar do KMnO4: O = 16, K = 39; Mn = 55).
Considere que um estudante, durante certa atividade laboratorial, necessita preparar uma solução de ácido sulfúrico 3 mol/L em 0,3 L a partir da diluição de uma solução de ácido sulfúrico 10 mol/L. Nessa situação, qual é o volume necessário para preparar a solução de ácido sulfúrico 3 mol/L?
A concentração de íons de potássio na água do mar é, em média, igual a 390 mg/L. Assim sendo, qual a concentração em mol/L desse sal na água do mar? (Dado: K = 39).
Sabendo-se que a massa molar do lítio é 7 g/mol, a massa de lítio contida em 250 mL de uma solução aquosa de concentração 0,160 mol/L de carbonato de lítio é: (Dado: Li2CO3 = 67g/mol).
Calcule o número de mols presentes em 20 mL da solução de HCl a 0,1 mol/L.
Calcule o volume do soluto e de solvente necessário para preparar uma solução de 5L de hipoclorito de sódio a 1%. Na embalagem, o fabricante fornece a informação de que o hipoclorito encontra-se concentrado a 20%. 
Um frasco de laboratório contém 2L de uma solução aquosa de NaCl. A massa do sal dissolvida na solução é de 120g. Que volume, em L, deve ser retirado da solução inicial para que se obtenham 30g de sal dissolvido?
Que volume de água devemos adicionar a 120 mL de solução 0,6mol/L para torná-la 0,15 mol/L?
Um frasco de 20 mL contém 2 mL de NaCl e 18 mL de H2O. Qual o fator de diluição dessa solução?
Qual o fator de diluição se você adicionar 0,1 mL de uma amostra a 9,9 mL de diluente?
Em um balão volumétrico de 200 mL, foram pipetados 20 mL de um determinado reagente. Em seguida, o volume do balão foi completado com 180 mL de água. Qual a diluição obtida para o reagente? 
Um técnico de um laboratório diluiu 2 mL de um determinado composto em 18 mL de água destilada, e da solução resultante retirou 2 mL e diluiu novamente em 18 mL de água destilada. A solução final se encontra diluída quantas vezes? 
Em vários tubos numerados de 1 a 6, pipetou-se 0,5 mL de tampão em todos eles. No 1º tubo pipetou-se 500 L de azul de metileno e homogeneizou-se. Transferiu-se do tubo nº 1 para o tubo nº 2, 500 L. Este procedimento foi realizado até o 6º tubo. Sabendo-se que não houve perda de volume, qual o volume de todos os tubos e o fator de diluição?
Fazer uma diluição seriada de razão 2 a partir de uma solução de azul de metileno diluído ½ em água até a diluição 1/64. O volume em cada tubo deve ser 0,7 mL.

Outros materiais