A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Topicos interdiciplinares

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina: CCJ0101 - TÓP.INTERDISCIPLIN  
	Período Acad.: 2018.2 (G) / EX
	Deseja carregar mais 3 novas questões a este teste de conhecimento? 
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
	
		O Programa Nacional de Direitos Humanos
	
	
	
	
	identifica, desde a sua primeira edição, os órgãos estatais diretamente responsáveis pela realização das diretrizes ou ações nele previstas.
	
	
	encontra-se em sua terceira edição, que incorporou proposições oriundas da 11.ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos e de outras tantas conferências temáticas nacionais.
	
	
	não foi positivado quando de sua primeira edição, já que havia sido produzido exclusivamente por iniciativa da sociedade civil organizada.
	
	
	é atualizado respeitando-se a periodicidade estabelecida na CF.
	
	
	incorporou ações especificamente relacionadas à DP apenas a partir de sua segunda edição.
	
Explicação: 
GABARITO E  - encontra-se em sua terceira edição, que incorporou proposições oriundas da 11.ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos e de outras tantas conferências temáticas nacionais.
 
 
O PNDH 3 foi fruto de 137 encontros que envolveram cerca de 14 mil participantes, bem como de conferências livres, territoriais e regionais, estaduais e distrital.
- O PNDH 3 incorporou as proposições oriundas da 11ª Convenção Nacional de Direitos Humanos, na qual participação 1.200 delegados.
- Ademais, participou da elaboração do PNDH 3 a Sociedade Civil, Ministérios Públicos, Consultores e a Secretaria de Direitos Humanos.
	
	
	
	
		
	
		2.
	
		(TJ-AL)Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação, 
	
	
	
	
	a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho. 
	
	
	a pesquisa científica básica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional. 
	
	
	fica vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas atividades de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação desenvolvidas no país, ressalvados os casos previstos em lei complementar. 
	
	
	fica vedada a concessão de meios e condições especiais de trabalho àqueles que desenvolvam atividades de extensão tecnológica, assegurando-se condições e parâmetros similares de trabalho aos que se dediquem com exclusividade à ciência, tecnologia e inovação. 
	
	
	o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação − SNCTI será estruturado em lei federal, bem como organizado em regime de colaboração entre instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação. 
	
	
	
	
		
	
		3.
	
		O sociólogo inglês  Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna.
	
	
	
	
	Civil, política e social
	
	
	Política, social e econômica
	
	
	Econômica, trabalhista e política
	
	
	Civil, econômica e moral
	
	
	Social, trabalhista e mora
 
	
Explicação: 
Thomas Marshall fez um histórico do desenvolvimento da cidadania moderna a partir do universo europeu, especificamente inglês, dividindo-a em três partes, a saber: civil, política e social.
	
	
	
	
		
	
		4.
	
		Democracia é um sistema de governo em que as pessoas de um país podem participar da vida pública. Dentro de uma Democracia as pessoas possuem liberdade de expressão e, assim, podendo manifestar suas opiniões. Uma destas formas de participação popular neste sistema são as possibilidades de consulta ao povo para discutir assunto de relevância para Nação. Uma forma de consulta é feita antes da criação de um ato legislativo ou administrativo; esta consulta é conhecida como:
	
	
	
	
	Plebiscito.
	
	
	Lei de Iniciativa Popular.
	
	
	Participação no poder político.
	
	
	Democracia Direta.
	
	
	Referendo.
	
Explicação: 
Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Essa participação pode se dar por meio de eleições, plebiscitos e referendos. - O plebiscito é convocado previamente à criação do ato legislativo ou administrativo que trate do assunto em pauta. O referendo é convocado posteriormente, cabendo ao povo ratificar ou rejeitar a proposta.
	
	
	
	
		
	
		5.
	
		Como podemos diferenciar "moral" e "ética"?
	
	
	
	
	Ética é sinônimo de ¿moral aplicada¿.
	
	
	Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
	
	
	Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
	
	
	Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
	
	
	Moral é sinônimo de "ética aplicada".
	
Explicação: A palavra "ética" vem do grego éthikos e significa modos de ser. A ética pode ser entendida como a reflexão sobre o comportamento moral. Se existir um país onde usar guarda-chuva seja considerado imoral, compete à ética pensar a origem dessa norma e os pontos negativos de não se usar guarda-chuva, por exemplo.
	
	
	
	
		
	
		6.
	
		"A ética aborda, centralmente, nossa vida concreta, nossa prática cotidiana. Mesmo teorias éticas muito abstratas, como as de Platão e Kant, tiveram como ponto de partida o momento histórico em que esses filósofos viveram e buscaram dar respostas a questões e desafios que enfrentaram." Nesse sentido, o esforço teórico faz parte da: 
	
	
	
	
	Reflexão filosófica. 
	
	
	Reflexão ontológica. 
	
	
	Investigação teológica. 
	
	
	Reflexão metafísica. 
	
	
	Investigação científica. 
	
Explicação: É a reflexão filosófica a responsável pela investigação sobre os problemas da ética. 
	
	
	
	
		
	
		7.
	
		No sistema global, a Convenção sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, ratificada pelo Brasil em 1984, é um marco no tocante ao combate da discriminação contra a mulher e na afirmação de sua cidadania. Sobre essa Convenção é correto afirmar que
	
	
	
	
	a adoção pelo Brasil do Protocolo Facultativo à Convenção, em 2002, aperfeiçoou a sistemática de monitoramento da Convenção, com a possibilidade de apresentação de denúncias por mulheres, individual mente ou em grupos, em casos de violação.
	
	
	trouxe, quando de sua adoção pela ONU, um completo sistema de monitoramento, permitindo, inclusive, denúncias individuais por mulheres em casos de violação.
	
	
	consagrou a possibilidade de adoção de "ações afirmativas", ou seja, de medidas especiais de caráter definitivo destinadas a acelerar a igualdade de fato entre mulheres e homens.
	
	
	respeitou as diferenças culturais e a diversidade étnica ao permitir diferentes direitos e responsabilidades durante o casamento e por ocasião da sua dissolução, permitindo que cada Estado faça sua regulamentação interna.
	
	
	ao evitar impor muitas obrigações aos Estados-partes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.