Buscar

apol exercico fisico do envelhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“Foi evidenciado [...] [em uma] avaliação objetiva que o desempenho dos idosos não coincidiu com seus relatos subjetivos, assim como com os de seus cuidadores. Tal fato sinalizou para o quanto os idosos são capazes de autoavaliar sua capacidade na realização de suas atividades essenciais de vida diária e das atividades instrumentais, que são mais complexas”. 
De acordo com esse trecho de texto e conforme os conteúdos do livro-base Educação física e envelhecimento sobre as características de cada um dos níveis funcionais relativos às atividades da vida diária (AVDs) do idoso, assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	O nível II tem como característica a incapacidade física completa do idoso, o qual tem total dependência de auxílio.
	
	B
	Quando o idoso é considerado fisicamente frágil, seu nível é o III.
	
	C
	A classificação no nível III indica que o idoso é capaz de executar todas as atividades instrumentais da vida diária e algumas atividades básicas da vida diária.
	
	D
	No nível IV, o idoso executa todas as atividades avançadas da vida diária, inclusive tendo uma aparência física mais jovem.
	
	E
	O que caracteriza o idoso classificado no nível V é sua capacidade em executar todas as atividades avançadas da vida diária  e algumas atividades instrumentais da vida diária.
Questão 2/5 - Exercício Físico e Envelhecimento
Atente para a seguinte informação: 
“A prática de esportes deve ser incentivada em todas as idades, pois traz muitos benefícios para o corpo, para a mente e a socialização de todos os grupos etários. A pessoa idosa deve ser ainda mais estimulada, porque nessa etapa da vida a tendência é o isolamento, a solidão e a deterioração física. Mas, no formato original dos jogos coletivos praticados seria impossível para qualquer idoso praticar esportes, pois são necessários saltos, corridas, equilíbrio, força excessiva e muita flexibilidade, habilidades que os idosos vão perdendo ao longo da vida. O esporte adaptado vem resolver esse impasse”.  
Considerando essa citação e conforme os conteúdos do livro-base Educação Física e envelhecimento sobre a didática aplicada a esportes adaptados para idosos (gerontoesporte), analise as seguintes proposições: 
I. A prática de modalidades esportivas por idosos demanda adaptações nos fundamentos, regras e dimensões da quadra, por exemplo.  
PORQUE
II. Metodologicamente, o treinamento físico aplicado a equipes idosas competitivas objetiva fundamentalmente a potencialização de valências físicas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
“[…] a caminhada tem sido considerada a atividade aeróbica mais comum entre indivíduos sedentários e idosos, devido ao seu fácil acesso, baixo custo e reduzido risco de lesões [...]. No entanto, tem sido demonstrado que a maioria dos indivíduos seleciona uma intensidade de exercício abaixo da recomendada para promover benefícios fisiológicos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JACINTO, J. L.; BUZZACHERA, C. F.; AGUIAR, A. F. Efeitos da caminhada em ritmo prescrito e autosselecionado sobre a capacidade funcional de mulheres idosas. Journal of Health Sciences, v. 18, n. 4, p. 257-263, 2016. p. 258. <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/JHealthSci/article/view/4436>. Acesso em 01 out. 2018. 
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Educação Física e envelhecimento sobre a caminhada para idosos, é correto afirmar que:
	
	A
	A determinação do ritmo deve ser imposta pelo professor para que todos atinjam os níveis preconizados de intensidade.
	
	B
	Se o idoso sentir a necessidade de parar e descansar no meio do caminho, o professor deve pressioná-lo a continuar.
	
	C
	A recomendação para a caminhada do idoso frágil é em trajetos com paradas, como bancos em praças.
	
	D
	O envolvimento em caminhadas é suficiente para os idosos, não há a necessidade de o profissional incentivar a sua participação em outras modalidades.
	
	E
	O melhor horário para caminhadas de idosos é ao entardecer, e, para melhores resultados, ela deverá ser realizada de forma isolada e não supervisionada.

Outros materiais