Buscar

AV Literatura Infanto Juvenil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV - Literatura Infanto-Juvenil
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A 
A leitura no contexto geral educacional vem ampliar a competência leitora, a percepção de mundo e sociedade no qual o sujeito esta inserido.  Para a melhor formação do leitor é necessário o contato com diversas leituras, diversos gêneros e tipos textuais como o texto narrativo ficcional, o texto poético, dentre outros que despertam no aluno a curiosidade e promove uma nova experiência de leitura. Nesse contexto explique em um texto de 10 a 15 linhas, a importância da obra ficcional no contexto da literatura Infantojuvenil.
  
Questão B
Fernanda é professora de português e trabalhar em uma escola pública com a turma de 7ª ano do ensino fundamental. Para cumprir o currículo educacional ela deve trabalhar com algumas obras da Literatura Infantojuvenil, mas a escola não tem biblioteca. Você na posição de educador como disponibilizaria o contato com a Literatura Infantojuvenil para seus alunos sem ter uma biblioteca? Quais estratégias poderiam ser desenvolvidas para que o estudante tivesse mais acesso a leitura? Pense em um plano de ação para resolver esse impasse e registre sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas.
 
Questão A 
Inicialmente podemos tratar a importância da obra ficcional no contexto da literatura Infanto juvenil considerando que essas obras são as grandes responsáveis por aproximar os jovens da literatura, o que textos densos sobre assuntos filosóficos, por exemplo dificilmente o fazem.
Entretanto, é justamente por atrair os jovens para a leitura que as obras infanto-juvenis acabam introduzindo os leitores a novas modalidades, como livros históricos e de diversas outras disciplinas.
Questão B
No contexto da escola não ter uma Biblioteca, seria interessante pensar em estratégias que poderiam ser desenvolvidas para que o estudante tivesse mais acesso a leitura justamente com o desenvolvimento de uma biblioteca na escola, por meio da doação de livros com campanha promovida nas redes sociais, comércios locais e nos aplicativos de mensagens utilizados.
Certamente a arrecadação de livros seria um sucesso, desde que ocorresse a ampla divulgação e adesão por parte da direção da escola, colegas de trabalho e alunos.

Outros materiais