Buscar

Avaliação Parcial I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: CCJ0101_ 
	
	
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 08/11/2018 23:04:37 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201506958982)
	1a sem.: AULA 1
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Leia os seguintes tópicos: I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX. II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural. III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares. As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é: 
		
	
	Cubismo - Miró e Picasso
	
	Expressionismo ¿ Vicent Van Gogh e Edvard Munch 
	
	Impressionismo ¿ Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir 
	
	Pontilhismo ¿ Paul Signat e Georges Seurat
	
	Divisionismo ¿ Edgar Degas e Édouard Manet
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201507076042)
	1a sem.: Filosofia
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Sobre as origem da Filosofia Ocidental, é correto afirmar:
		
	
	Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma. 
	
	Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza. 
	
	Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos. 
	
	Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores. 
	
	Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona. 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201508825364)
	2a sem.: Aula 2: Democracia, ética, cidadania, exclusão e minorias
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Determinadas ações dos poderes públicos são forjadas especialmente por iniciativa de um dos poderes do Estado como executivo, ou legislativo, isolada ou conjuntamente, a partir das reivindicações e propostas derivadas da sociedade civil organizada. Essas ações pensadas, planejadas e executadas pelos poderes públicos são chamadas de:
		
	
	Políticas públicas
	
	Direitos humanos
	
	Ações afirmativas
	
	Medidas judiciais
	
	Ações instrumentavas
 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201507049101)
	2a sem.: Direitos Humanos
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
		
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	não é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201507003182)
	3a sem.: Globalização
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	(UFMA) São características da Globalização:
		
	
	A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
	
	A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
	
	A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
	
	A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
	
	O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201508893499)
	3a sem.: Globalização
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa que melhor corresponde ao conceito de neoliberalismo.
		
	
	Foi uma concepção de caráter revolucionário para a grande luta que varreu o feudalismo da face da Europa Ocidental entre os séculos XVII e XIX. Significava o fim das distinções de ¿sangue¿ e títulos. Concentrava em uma palavra a ideia radical de acabar com os privilégios da nobreza e do clero durante a Idade Média.
	
	É uma área da Geografia que tem como objetivo fazer a interpretação dos fatos da atualidade e do desenvolvimento político dos países usando como parâmetros principais as informações geográficas. Visa também compreender e explicar os conflitos internacionais da atualidade e as principais questões políticas da atualidade.
	
	Um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia. De acordo com essa doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
	
	É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
	
	Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo, de modo que as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201508844765)
	4a sem.: Políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, transporte, segurança, defesa
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Conforme entendimento de Elenaldo Celso Teixeira, as ações dos poderes públicos são aquelas pautadas em diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. Portanto, tais ações do Estado traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder político, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais. Nesse sentido, tais ações por parte dos poderes públicos são denominadas de:
 
		
	
	Políticas SociaisA
	
	Políticas Públicas
	
	Ações Públicas
	
	Políticas de Segurança
	
	Direitos Sociais
 
 
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201506959057)
	4a sem.: SEMANA 8
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	A Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída por lei federal,
		
	
	não inclui em suas disposições regramentos sobre o transporte privado coletivo e o transporte motorizado privado
	
	objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nas áreas urbanas.
	
	prevê a possibilidade de superávit entre o valor monetário da tarifa de remuneração da prestação do serviço de transporte público de passageiros e a tarifa pública cobrada do usuário.
	
	estabelece a obrigatoriedade da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana para todos os municípios obrigados ou não à elaboração do Plano Diretor Municipal.
	
	estabelece que o preço público cobrado do usuário pelo uso do transporte público coletivo deve cobrir os reais custos do serviço prestado pelo operador públicoou privado, além da remuneração do prestador.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201506959015)
	5a sem.: SEMANA 5
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Ciência de grande importância no mundo contemporâneo, porque estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem:
		
	
	ECONOMIA
	
	GEOPOLÍTICA
	
	ECOLOGIA
	
	METEREOLOGIA
	
	AGRONOMIA
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201508885446)
	5a sem.: RELAÇÕES DE TRABALHO E DE GÊNERO
	Acerto: 0,0  / 1,0 
	O machismo defende a superioridade do homem em relação às mulheres, portanto o machismo é discriminatório! Contudo, como contraponto ao machismo existe uma corrente de princípios que defende a igualdade entre os seres humanos. Isso é uma visão diferente do que sempre vivemos como senso comum, logo, nesse caso, essa corrente de princípios é denominada de:
		
	
	Liberalismo
 
	
	Feminismo
	
	Societarismo
	
	Socialismo
	
	Anarquismo