A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
AVP PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Pré-visualização | Página 1 de 2

» de 50 min.	
Lupa		Calc.
Diminuir Letra	Aumentar Letra		Calculadora
Aluno: DURVANIA RODRIGUES DE SOUZA SILVA	Matrícula:
Disciplina: CEL0471 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 	Período Acad.: 2018.3 EAD (G) / SM
		
Quest.: 1
1.
	
O marco histórico da Psicologia como área da ciência foi em 1875, quando _________ (1832-1926) cria na Universidade de Leipzig, na Alemanha, o primeiro laboratório para realizar experimentos na área de Psicofisiologia. Por esse fato e por sua extensa produção teórica na área, ele é considerado o Pai da Psicologia moderna ou científica.
		Hegel
		Platão
		Darwin
		Wundt
		Comte
		
Quest.: 2
2.
	
Para Bock (2002), o termo psicologia é usado no cotidiano com diversos sentidos. Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos que ele usa de psicologia para vender seu produto; quando nos referimos à jovem estudante que usa seu poder de sedução para atrair o rapaz, falamos que ela usa de psicologia; e quando procuramos aquele amigo, que está sempre disposto a ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem psicologia para entender as pessoas. Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas, em geral, é denominada de psicologia:
		Crítica
		Do senso Comum
		Universal
		Verdadeira
		Científica
		
Quest.: 3
3.
Várias teorias foram elaboradas para explicar a existência de tantascrianças repetentes e o que tem levado tantos alunos a abandonar os estudos. Analise as colocações a seguir, e coloque Certo (C) ou Errado (E):
I. A teoria reprodutivista defende a ideia que o fracasso escolar é causado pela própria estrutura da escola. Aescola é vista como produtora de desigualdades, onde só se valorizam os padrões culturais das classes dominantes e se discriminam os conhecimentos dos menos afortunados. E
II. A teoria da privação ou carência cultural tem como consequências: 1. Marginalização na escola; 2. Rebaixamento do nível da educação; 3. Desenvolvimento da educação compensatória pré-escolar. E
III. Foram organizados, no Brasil, inúmeros projetos de educação compensatória, mas que não apresentaram resultados satisfatórios, servindopara marcar ainda mais a discriminação e a consequente seletividade social. Assinale a sequência correta.C
		E, E, C
		E, E, E
		C, C, E
		C,C, E
		C, C, C
		
Quest.: 4
4.
	
A Lei n° 5.792, de 20 de setembro de 2010, foi sancionada pelo governo do Estadodo Rio de Janeiro e obriga os estabelecimentos de Ensino a notificarem a polícia e o Conselho Tutelar da ocorrência de bullying no espaço escolar. Antes de entrarmos numa situação de controle das ações educativas pelo Estado, precisamos encaminhar soluções efetivas para melhorar os relacionamentos, dotando-os de respeito-mútuo, aceitação das diferenças e valorização da justiça. Pensando na ocorrência de bullying no espaço escolar, marque a única alternativa que representa uma medida preventiva para esse transtorno.
		Encaminhar para o Conselho Tutelar todos os jovens que realizarem bullying a fim de que sejam ressocializados e aprendam a respeitar seus semelhantes.
		Punir exemplarmente os casos de brigas, apelidos, perseguições ou injustiças que ocorram naescola.
		Suspender as aulas de Educação Física para utilizar o tempo na realização de uma palestra com representantes da secretaria de segurança pública e da polícia civil que falarão sobre as consequências de praticar o bullying com os seus colegas.
		Promoção de projetos para toda a comunidade escolar em que o tema bullying seja estudado e compreendido, bem como as habilidades sociais de resolução de conflitos.
		Produzir uma cartilha que apresente as características do bullying na escola e que traga como exemplo todos os jovens que se suicidaram ao serem vítimas de bullying.
		
Quest.: 5
5.
	
Marque a alternativa correta sobre os fatores ressaltados na concepção inatista sobre o desenvolvimento humano.
Fatores econômicos
		Fatores sócio afetivo ecultural
		Fatores exógenos
		Fatores sociais
		Fatores endógenos
		
Quest.: 6
6.
	
A concepção na educação que gera imobilismo, pois acredita que diferenças não podem ser superadas, uma vez que o meio não interfere no desenvolvimento do indivíduo, e percebe que o resultado da aprendizagem é unicamente do aluno, retirando toda responsabilidade do professor e da escola, é:
		Sociointeracionista
		Inatista
		Interacionista
		Ambientalista
		Pedagógica
		
Quest.: 7
7.
	
Jean Piaget pesquisou o desenvolvimento da inteligência, observando as interações que caracterizam cada etapa do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria afirma que o nível de maturação é muito importante para a interação que a pessoa pode estabelecer com o meio social. Para ele, é preciso considerar o estagio de desenvolvimento em que o individuo se encontra para que sejam oferecidos estímulos adequados ao desenvolvimento de sua inteligência.
Assim, considerando as características apresentadas por Piaget para a primeira etapa do desenvolvimentocognitivo, analise as afirmativas e localizando os aspectos que devem ter brinquedos estimuladores para essa fase do desenvolvimento, assinale a alternativa correta.
1. Os brinquedos para essa fase devem ser bem macios para que não machuquem a criança,pois ela ainda não possui capacidade motora.
2. Os brinquedos para essa fase devem apresentar múltiplas texturas, pois isso vai provocar diferentes interações com a realidade sensorial.
3. O colorido dos brinquedos deve ser calmante e suave para não causarmuitos desequilíbrios cognitivos sensoriais.
4. As cores dos brinquedos devem ser bem vivas e chamativas para aguçar o sentido da visão e favorecer a percepção e interação com as formas.
5. Os brinquedos devem estar relacionados com as atividades de leitura e cálculos. Letras e números devem ser introduzidos desde cedo no cotidiano da criança.
		Apenas as alternativas 2 e 4 são falsas.
		As alternativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
		As alternativas 2, 3 e 5 são falsas.
		As alternativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
		
As alternativas 1, 3 e 5 são falsas.
		
Quest.: 8
8.
	
Quando uma criança de quatro anos diz ¿eu odio comer verdura¿, ela está conjugando um verbo irregular (odiar) como se fosse um regular. De acordo com Piaget, essa criança:
		elaboroua noção simbólica.
		construiu a noção de qualidade.
		entrou no período operatório formal.
		cometeu um erro construtivo.
		acabou de entrar na fase anal.
		
Quest.: 9
9.
	
Uma professora de educação infantil fez um contrato com sua turma de alunos de 4anos que precisavam estar mais concentrados no momento da rodinha, pois todos queriam falar ao mesmo tempo e não estavam conseguindo ouvir os colegas. Depois de conversar sobre essa necessidade da escuta e da participação mais organizada no momento da rodinha, ela resolveu utilizar a seguinte estratégia: Cada vez que uma criança ouvia seu colega e esperava a sua vez de falar, a professora fazia um elogio público, balançava a cabeça positivamente e sorria. Qual tipo de condicionamento que a professora estavautilizando para ensinar uma habilidade social para as suas crianças? Marque a resposta correta.
		Reforço de comportamento por punição, pois as crianças falavam ao mesmo tempo por não terem educação.
		Reforço positivo para aumentar a incidência de comportamentos adequados
		Extinção de comportamento por punição
		Reforço negativo para desencorajar a fala em conjunto
		Reflexos respondentes, pois eram feitos apenas com o corpo humano.
		
Quest.: 10
10.
	
A Escola de Psicologia Behaviorismo foi criada nosEstados Unidos, no século XIX, e tinha como objeto estudar o comportamento humano e as possibilidades de aprendizagem. Muitos conceitos importantes fazem parte dessa escola teórica que tem forte aplicação na prática educativa. Dentre eles, destacamos o conceito de reforço positivo. Das alternativas abaixo,marque a definição correta para reforço positivo.
		É um estímulo que utiliza algumas sanções para o aumento da produtividade nas empresas e para a aprendizagem de comportamentos