A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Diferença Entre Comunidade e Rede. O Equilíbrio Entre Liberdade e Segurança.

Pré-visualização | Página 1 de 1

Universidade Luterana do Brasil
Curso de Licenciatura em Física
Professor Tutor Daiane Klein John – Professora Regente Everton Rodrigo Santos
Sociedade e Contemporaneidade: Discursiva 1
Cezar Augusto Santos Neto
_______________________________________________________________________
 Sociedade e Contemporaneidade. Minha opinião sobre as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais. Fundamentadas no conhecimento e formação pessoal. A historia das comunidades é vinculada as tecnologias disponíveis em cada época, bem como, as rupturas causadas por elas. 
 Hoje vivemos na Era Digital, é a Terceira Revolução Industrial, estamos em rede. A comuni-cação, que antes era passiva, agora é interativa, global e veloz.Categorizadas como, um-todos, um-um e todos-todos. Os Estados Independentes sofrem influência ou pressão do extraterritoral ciberespaço, assim as instituições “modernizam-se” e as identidades nacionais desintegran-se. Tornamos cyborgs , indivíduos hibridos, protagonistas das práticas sociais, processando a Edu-cação para se constituir como emergente, aberta, contínua, em fluxos, não lineares, onde cada um ocupa uma posição singular e evolutiva.
 A sociedade informacional amplia exponencialmente as ações humanas e seus alcances, quaisquer que sejam essas ações, boas ou ruins. Hoje, o mundo esta em rede, esta é a diferença entre comunidade, que são as relações humanas, e rede-social, sua atual ferramenta. A informa-ção, hoje socializada, democrática, sem um controle central, é a cultura da autonomia, em relação às instituições e aos poderes instituídos da sociedade, é a Primavera Árabe. 
 As Fake News podem até causar o linchamento de uma pessoa, como no caso da inocente Fabiane Maria de Jesus, vítima de um boato de uma página do Facebook. Então o paradigma, do desequilíbrio liberdade-segurança, mostrou-se, comunitariamente, danosa . O conceito de comunidade agora tem o seu equivalente virtual, uma forma de desenvolvimento do mundo da informática . A segurança e a liberdade, num melhor equilíbrio possível, são os dois valores essenciais para uma vida digna e feliz. A comunidade precede você, são laços humanos. Já a rede virtual é mantida viva, sendo fácil fazer e desfazer amigos. Esta é a diferença entre comunidade e rede virtual.
 Concluindo, precisamos dar mais atenção a construção da presença online, vigilantes da liberdade, mas com justiça, para termos segurança. O bom senso nas comunidades, como na antiga Grécia, com seus filósofos, precisam estar no ciberespaço. Porque a globalização está mudando as identidades culturais nacionais, raça, gênero, etnia. As comunidades se aproxi-mam, eliminando o tempo e o espaço entre elas, As relações sociais são aceleradas, com-plexibilizadas e flexibilizadas. Como a, recente sancionada, lei de proteção de dados dos brasileiros na internet.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.