Buscar

Fórum A - INT. ADM.parte II

Prévia do material em texto

Conceitos de Planejamento Estratégico, Tático e Operacional - (e suas aplicações dentro da empresa e suas dificuldades de construção por parte do Gestor).
O planejamento pode ser definido como um processo que visa alcançar melhores resultados futuros através das tomadas de decisão dos gestores no presente, fazendo a melhor utilização possível dos recursos disponíveis pela empresa. 
Existem diversos tipos de planejamento que podem ser implementados, que são eles: Planejamento estratégico, Tático e Operacional. Enquanto o planejamento estratégico engloba a empresa como um todo e é definido pela alta administração, o planejamento tático tem como foco a otimização de áreas específicas, através da utilização eficiente dos recursos dispiníveis, e é normalmente executado pelos níveis intermediários da organização, Já o planejamento operacional são ações definidas a curto prazo aplicadas pelos gestores de cada setor que realizam planos definidos. As principais diferenças dos três tipos de planejamento são os prazos de realização, os riscos das ações implementadas e a flexibilidade de mudanças das decisões tomadas. 
Estas são as formas que as empresas têm de realizar suas atividades de acordo com a situação do mercado, através da visão de futuro dos gestores, garantindo condições de uma relativa estabilidade do negócio.
As principais dificuldades na implementação desses planejamentos são: Interação inadequada dos gestores junto aos funcionários que resulta em 'falta de participação e envolvimento' e em 'falta de comprometimento'. Além desses dois focos tem tambem 'resistência às mudanças e deficiências' e 'ruídos ou bloqueios no processo de comunicação'. 
Referências
http://www.portal-administracao.com/
http://adm.esobre.com/planejamento-estratgico-ttico-operacional
http://lillian.alvarestech.com/Planejamento/Modulo2/Planejamento2.pdf

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes