Buscar

Caso concreto 7 Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
Prof.ª Ana Maria Aguiar
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso Concreto 7
 Equipe de segurança de Dilma é flagrada em blitz da Lei Seca. Natal. Policiais federais do Gabinete de Segurança da Presidência da República, policiais rodoviários federais, policiais militares do Rio Grande do Norte e oficiais do Exército e da Aeronáutica foram flagrados em uma blitz da Lei Seca em Natal na madrugada desta quinta. O grupo foi flagrado no bafômetro após comemorar o sucesso no esquema de segurança montado para a visita da presidente Dilma Rousseff ao Rio Grande do Norte.[...] A blitz foi montada em uma avenida da zona Sul de Natal pelo Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE). Ao todo, 79 carteiras de habilitação foram apreendidas e 17 pessoas acabaram presas. Além do grupo de policiais e militares, um motorista de ambulância e um homem que se apresentou como sendo sobrinho da governadora Rosalba também foram flagrados com teor etílico no hálito. (Jornal eletrônico Super notícia de 23.01.2014). A notícia acima apresenta, para muitos, um exemplo de norma eficaz que é a lei 11.705/2008, conhecida também como lei seca. 
 
a) O que se entende por eficácia primária e secundária da norma? Dê exemplos de leis que são consideradas eficazes em seu Estado.
A norma jurídica por ele designada "primária" contém a sanção, ao passo que a norma denominada "secundária" estabelece a conduta devida.
 
b) De acordo com a classificação do Prof. Sérgio Cavalieri em seu livro Programa de Sociologia Jurídica, que efeitos positivos podemos identificar na referida lei? Justifique. 
 
Questão objetiva - Considere as seguintes afirmações com relação à Teoria Tridimensional do Direito. 
I - A ciência do Direito tem por objeto o estudo do direito sob a ótica dos efeitos que a norma produz, isto é, se preocupa com a eficácia da norma. 
II - A sociologia jurídica analisa o direito enquanto norma, tendo como interesse de estudo, entre outros, a preocupação precípua com a vigência da norma jurídica. 
III - A Filosofia do Direito, apesar de se preocupar com o direito enquanto fato, tem preocupação precípua com a vigência da norma jurídica. 
IV - A Sociologia Jurídica preocupa-se com a eficácia das normas e seus efeitos na sociedade.
 
Somente é CORRETO o que se afirma na(s) alternativa(s):
 
a) II;
 
b) I e II;
 
c) II e III;
 
d) IV;
 
 e) I.

Outros materiais

Outros materiais