Buscar

Caso concreto 8 Sociologia

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
Prof.ª Ana Maria Aguiar
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso Concreto 8
Três dias depois da rebelião ocorrida na Penitenciária de Pedrinhas, que resultou na morte de três detentos, a família de uma das vítimas, o borracheiro Elson de Jesus Pereira, de 43 anos, que foi decapitado, denuncia que o crime poderia ter sido evitado, uma vez que a vítima deveria ter sido conduzido até um setor condizente com sua pena, que foi por receptação, após ter comprado pneus roubados, no ano de 2009. O borracheiro, no entanto, foi transferido para a penitenciária, sendo que, duas semanas antes, ele estava preso no Centro de Triagem, naquele Complexo Penitenciário. [...] A mulher da vítima, Tereza de Jesus Furtado, revelou que o marido não era um criminoso, sendo condenado apenas por uma mera fatalidade, já que não tinha conhecimento da origem ilícita do produto adquirido, quatro pneus roubados.[...] Elson de Jesus Pereira tinha três filhas, sendo que o nome da borracharia foi escolhido em homenagem a uma delas, Vitória, a caçula, de 12 anos, que sofre de paralisia cerebral. (Jornal eletrônico Maranhão da Gente de 04.10.2013). No Brasil foi editada a lei 7.210/1984 que regula as execuções penais, um dos objetivos encontrados no artigo 1º desta lei é a ressocialização do indivíduo, mas o que verificamos no atual sistema carcerário é um pouco diferente. No caso em tela, podemos encontrar efeitos negativos da Lei de Execuções Penais? Quais? Explique cada um deles.
Sim. Sendo considerados por Cavalieri Filho como um dos efeitos negativos da lei quando o Estado não se propõe a cumprir o que está prescrito em lei, dessa forma, a conduta omissiva da autoridade na aplicação prejudica a eficácia da norma.
Outras formas descritas como negativas para Cavalieri Filho são pela ineficácia da lei, ou seja, quando esta não tem força para governar os fatos sociais e os efeitos negativos pela falta de estrutura adequada, não havendo para isso os recursos humanos e materiais necessários.
Questão Objetiva - O maior preço da atual proibição legal do aborto é a quantidade de mortes ou de sequelas graves impingidas desnecessariamente às mulheres, notadamente às mais pobres. É inacreditável que as pessoas que não admitem o aborto, por convicções morais e religiosas, destruam o direito daquelas que desejam optar pelo procedimento. Antônio Celso K. Ayub, Médico e Professor Universitário. (Revista Super interessante, jan. 2001). Considerando o acima narrado, aponte as causas de ineficácia da norma:
 
a) antecipação da lei à realidade social;
 
b) anacronismo;
 
c) misoneísmo;
 
d) atualização da norma e efetividade de seu cumprimento;
 
e) desatualização da norma.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes