Buscar

Caso concreto 13 Sociologia ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
Prof.ª Ana Maria Aguiar
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso Concreto 13
Caso Concreto - CNJ autoriza casamento gay em cartórios. O Conselho Nacional de Justiça aprovou, na manhã desta terça-feira (14/5), uma resolução que determina aos cartórios de todo o país que convertam a união estável homoafetiva em casamento civil. A proposta partiu do próprio presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, e foi aprovada por maioria de votos dos conselheiros. A justificativa do presidente do CNJ foi tornar efetiva a decisão do STF que reconheceu, em 2011, a legalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Barbosa qualificou como contrassenso ter de esperar que o Congresso Federal estabeleça a norma e afirmou também que os cartórios estão descumprindo a decisão do STF. "O conselho está removendo obstáculos administrativos à efetivação de decisão tomada pelo Supremo, que é vinculante”, afirmou. [...] De acordo com a resolução aprovada nesta terça pelo CNJ, “é vedada às autoridades competentes” a recusa em celebrar casamento civil ou em converter união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em caso de o cartório deixar de cumprir o que dispõe a resolução, caberão providências pelo devido juiz corregedor. A decisão do CNJ passa a valer a partir de sua publicação no Diário de Justiça Eletrônico. (Jornal Eletrônico Consultor Jurídico, publicado em 14.05.2013, por Rafael Baliardo). 
a) De acordo com o texto, podemos afirmar que o modelo de família idealizado no Código Civil de 1916 se mantêm intacto nos dias atuais? Justifique. Não mais, pois, a própria constituição tem que ser revista, pois a constituição não trata sobre a união entre pessoas do mesmo sexo.
Questão Objetiva – Bancada evangélica atua no Senado para barrar propostas que possam legalizar aborto e drogas no Novo Código Penal. A bancada evangélica vem dando bastante atenção ao texto do novo Código Penal e promete agir para evitar que propostas que sejam favoráveis ao aborto ou permitam uma flexibilização da lei em relação à pedofilia, legalização da eutanásia ou descriminalização do consumo de determinadas drogas sejam aprovadas. Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel [...] O relator do novo Código Penal, senador Pedro Tarques (PDT-MT), aceitou os argumentos dos parlamentares ligados à bancada evangélica e retirou do texto do projeto a possibilidade de legalizar o aborto nas 12 primeiras semanas de gravidez por alegada incapacidade psicológica da mãe de levar adiante a gestação.[...] O senador Magno Malta (PR-ES) rebateu a ideia de que a posição contrária a essas questões seja exclusividade dos evangélicos: “Isso não coisa só de evangélico não, como se fossem só os evangélicos contra o resto do mundo. Tem católico, tem pessoas de várias religiões. Nossa atuação é em favor da família”.( Jornal Eletrônico Gnotícias, publicada em 07.01.2014, por Tiago Chagas). A partir da leitura do texto, identifique os principais fatores de transformação do Direito presentes nessa dinâmica. 
a) político e econômico;
b) político e religioso;
c) religioso e cultural;
d) político e cultural;
e) cultural e econômico.

Outros materiais

Outros materiais