Buscar

Caso 6 ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA E PRÁTICA DA NARRATIVA JURÍDICA
Prof.ª. Tatiana Paixão Queiroz
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
 Caso concreto 6
1 - A narrativa jurídica pode ser simples ou valorada. Sabemos que cada uma possui aplicação e características distintas. Numere os itens, associando as características apresentadas aos tipos de narrativas conforme numeração. Após, marque a opção CORRETA. 
I - Narrativa simples. II - Narrativa valorada.
(   ) Presença de modalizadores. (   ) Predomínio da imparcialidade. (   ) Obediência à cronologia linear. (   ) Seleção parcial dos fatos. (   ) Exigência da polifonia. (   ) Inclusa na Petição Inicial
a) I – I – I – II – I – II. b) I – II – II – I – II – II. c) II – I – I – II – I – II. d) II – I – II – I – II – I.
2 - Leia o Artigo 458 do CPC: são requisitos essenciais da sentença: 
I - o relatório, que conterá os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do réu, bem como o registro das principais ocorrências havidas no andamento do processo;
II - os fundamentos, em que o juiz analisará as questões de fato e de direito;
III - o dispositivo, em que o juiz resolverá as questões, que as partes lhe submeterem.
Agora leia o texto que se segue:
VISTO, ETC.
R.P.S. foi denunciado por infração ao artigo155, caput do c/c artigo 14, inciso II, ambos do Código Penal, porque, no dia 08 de julho de 2007, por volta das 05h 47min, na Avenida Santo Amaro, nesta Comarca, tentou subtrair para si uma garrafa de cachaça adoçada marca Rosa, de 490 ml, pertencente ao Supermercado Pão de Açúcar, somente não tendo consumado seu intento por circunstâncias alheias à sua vontade. O réu foi interrogado. As testemunhas arroladas pelo Ministério Público foram ouvidas. Em alegações finais, o Ministério Público pediu a condenação do réu. A Defesa pediu a absolvição por não constituir o fato infração penal.
É o relatório.
Relacione o artigo 458 do CPC com o texto e marque a assertiva CORRETA.
a) O texto contempla plenamente o inciso I do artigo 458. b) O texto contempla parcialmente o inciso I do artigo 458. c) O texto contempla plenamente o inciso II. d) O texto contempla parcialmente o inciso II. e) O texto contempla plenamente o inciso III.
3 - Leia o texto, analise sua estrutura e marque a assertiva INCORRETA: 
VISTO, ETC.
R.P.S. foi denunciado por infração ao artigo 155, caput do c/c artigo 14, inciso II, ambos do Código Penal, porque, no dia 08 de julho de 2007, por volta das 05h 47min, na Avenida Santo Amaro, nesta Comarca, tentou subtrair para si uma garrafa de cachaça adoçada marca Rosa, de 490 ml, pertencente ao Supermercado Pão de Açúcar, somente não tendo consumado seu intento por circunstâncias alheias à sua vontade. O réu foi interrogado. As testemunhas arroladas pelo Ministério Público foram ouvidas. Em alegações finais, o Ministério Público pediu a condenação do réu. A Defesa pediu a absolvição por não constituir o fato infração penal.
É o relatório. 
a) O texto apresenta a narrativa valorada dos fatos. b) O texto apresenta todos os elementos da narrativa jurídica: o quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Por isso... c) O texto insere-se na modalidade simples de narrativa. d) O texto apresenta fatos juridicamente relevantes. e) A sequência cronológica linear está marcada no texto.

Outros materiais