Buscar

GESTÃO SISTEMAS. tema 17

Prévia do material em texto

IRTUALA - GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 2018/2
	Iniciado em
	sexta, 9 novembro 2018, 16:23
	Estado
	Finalizadas
	Concluída em
	sexta, 9 novembro 2018, 16:24
	Tempo empregado
	48 segundos
	Avaliar
	5,00 de um máximo de 5,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A alta gerência de uma grande empresa verificou que, após a conclusão de um projeto de sistema de informação para a automatização de seus processos de negócios utilizando as soluções da IBM de software, como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS), pôde economizar um montante de R$700.000,00 anuais que eram gastos para atualização de roteadores, servidores, licenças de sistemas operacionais proprietários, licenças intermediárias de softwares aplicativos, além de contratos com empresas terceirizadas de prestação de serviços sobre os softwares aplicativos.
A partir da descrição, pode-se dizer que, dentro da relação custo x benefício esperada em projetos de sistemas de software, a alta gerência da referida empresa identificou:
Escolha uma:
a. benefícios tangíveis e intangíveis.
b. custos de infraestrutura e benefícios tangíveis.
c. custos de implementação e custos de infraestrutura. 
d. benefícios intangíveis e custos de implementação.
Feedback
Sua resposta está correta.
Pelo menos três benefícios tangíveis podem ser inferidos do exemplo fornecido: 1) custo de infraestrutura reduzido pela substituição de elementos dispersos e variados de software, hardware e telecomunicações por recursos análogos fornecidos por uma única empresa; 2) custos operacionais reduzidos pela terceirização de diversas tarefas internas, além da centralização dos serviços em apenas uma empresa terceirizada; 3) força de trabalho reduzida. Entre os benefícios intangíveis, é possível identificar melhoria na gestão de recursos e de planejamento organizacional pela simplificação dos processos de negócios.
A resposta correta é: custos de implementação e custos de infraestrutura..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Para que o desenvolvimento de sistemas pudesse ser realizado com qualidade e dentro de prazos e orçamentos determinados, a indústria de software promoveu a elaboração de processos de desenvolvimentos nos quais foram estabelecidas diversas atividades, métodos e práticas.
De acordo com os métodos apresentados nesta aula, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
	Métodos de desenvolvimento de software
	Características
	(1)      Ciclo de vida de sistemas tradicional
	(              )   Transferência da atividade de desenvolvimento de sistemas para equipes externas à organização.
	(2)      Prototipagem
	(              )   Construção de modelos de software para facilitar captura de requisitos.
	(3)      Pacotes de software aplicativos
	(              )   Sistemas de software que atendam a especificações padronizadas nas empresas, como folha de pagamentos.
	(4)      Terceirização
	(               )   Elaboração de grande volume de documentação.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a. A sequência correta é 4 – 2 – 3 – 1. 
b. A sequência correta é 3 – 2 –1 – 4.
c. A sequência correta é 1 – 4 – 2 – 3.
d. A sequência correta é 2 – 3 – 1 – 4.
Feedback
Sua resposta está correta.
A terceirização reduz o gasto na contratação de equipe técnica especializada em TI nas empresas, transferindo o valor deste investimento para a contratação de serviços de terceiros nacionais ou internacionais. Maior engajamento e satisfação dos usuários podem ser obtidos por meio da prototipação de sistemas, que permite maior percepção dos requisitos e maior qualidade na construção de interfaces mais amigáveis. Os softwares de prateleira, ou aplicativos, são utilizados em rotinas comuns e sem grandes variações empresa-a-empresa, no entanto, podem demandar pequenas customizações. No desenvolvimento em cascata, os requisitos são rigidamente definidos e documentados, sendo que qualquer mudança durante o desenvolvimento demanda grande esforço para reconstrução de artefatos documentais.
A resposta correta é: A sequência correta é 4 – 2 – 3 – 1..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Trello é um aplicativo baseado na web, disponível para uso a partir de desktops ou dispositivos móveis, oferecido em uma versão gratuita e outra paga, esta com maiores recursos funcionais. A ferramenta permite a organização de ideias, atividades ou conjunto de atividades que você ou um grupo de trabalho precise realizar. É possível estabelecer o período completo em que as atividades devam ser realizadas, as pessoas que deverão executá-las, checklists de acompanhamento, além da possibilidade de anexar artefatos relacionados, como: documentos, imagens, gráficos etc. Essa ferramenta moderna permite a organização de qualquer tipo de trabalho, para qualquer tamanho de equipe, favorecendo e simplificando as iniciativas de colaboração.
A partir da descrição dessa tecnologia, podemos identificá-la como:
Escolha uma:
a. uma ferramenta para mensuração de custos x benefícios em projetos de sistemas.
b. uma ferramenta para gestão de projetos. 
c. uma metodologia de gestão de mudanças organizacionais.
d. um processo de desenvolvimento de software.
Feedback
Sua resposta está correta.
pois as ferramentas de gestão de projetos permitem o planejamento das atividades que compõem um projeto, dos prazos e recursos necessários à sua execução. Os membros das equipes de desenvolvimento são cadastrados na ferramenta, alocados aos projetos e às atividades específicas dentro da especialidade ou disponibilidade de cada um. Os artefatos produzidos podem ser compartilhados durante sua produção para discussão entre os membros, que poderá ocorrer por meio de recursos da própria ferramenta, como as salas de bate-papo (do tipo hangouts do Gmail). As ferramentas mais modernas, como o Trello, permitem sua utilização em dispositivos mobile, o que contribui para aumentar a produtividade das equipes.
A resposta correta é: uma ferramenta para gestão de projetos..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O Scrum surgiu da comparação entre desenvolvedores de sistemas e jogadores de Rugby, já que o termo representa a rápida reunião que ocorre quando os jogadores de Rugby vão iniciar um lance. Em função de estudos científicos terem comprovado que pequenos projetos com equipes pequenas e multifuncionais obtêm os melhores resultados, a analogia foi empregada buscando a organização de equipes que agem em conjunto, como uma unidade integrada, assim como os times de Rugby, onde cada membro desempenha um papel específico e todos se ajudam em busca de um objetivo comum. Algumas características do Scrum podem ser citadas, como: flexibilidade dos resultados, flexibilidade dos prazos, times pequenos, revisões frequentes e colaboração.”
CARVALHO, Bernardo Vasconcelos de; MELLO, Carlos Henrique Pereira. Aplicação do método ágil scrum no desenvolvimento de produtos de software em uma pequena empresa de base tecnológica. Gest. Prod. São Carlos, v. 19, n. 3, p. 557-573, 2012. Disponível em: <http://scielo.br/pdf/gp/v19n3/09.pdf>. Acesso em: mar. 2017.
A utilização do Scrum será adequada para realização das atividades de:
Escolha uma:
a. gerenciamento do projeto de sistema de informação.
b. mensuração de custos operacionais e benefícios tangíveis de projetos de software.
c.
gestão da mudança organizacional para acomodação do novo sistema de software.
d. estabelecimento de estratégias de desenvolvimento de sistemas de software. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Pois os processos de desenvolvimento de software foram desenvolvidos para auxiliarem as empresas desenvolvedoras a estabelecerem estratégias que garantissem maior sucesso no desenvolvimento de sistemas, alcançando maior qualidade na entrega de produtos que atendessemaos requisitos do cliente, dentro de prazos e orçamentos pré-definidos. A agilidade das mudanças tecnológicas e de mercado demandou a criação de metodologias ágeis, como o Scrum, por viabilizarem entregas mais rápidas de soluções, em detrimento de processos mais lentos, como o ciclo de vida tradicional, no qual o cliente recebia o produto apenas após sua completa codificação.
A resposta correta é: estabelecimento de estratégias de desenvolvimento de sistemas de software..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O departamento de suprimentos de uma empresa de Pouso Alegre/MG relatou a necessidade de informatização de seus processos de negócios para otimizar o relacionamento entre os stakeholders de sua cadeia de suprimentos. Os funcionários desse setor foram ouvidos em todas as suas necessidades, quando forneceram à equipe técnica o detalhamento de suas atividades diárias. A solução implantada contou com suporte técnico especializado de uma equipe localizada em São Paulo, que também é responsável pelas melhorias no sistema, novamente relatadas pelos membros do departamento de suprimentos.
Observando a interação entre os usuários do sistema e a equipe técnica responsável por ele, é possível inferir que o método escolhido para desenvolvimento do sistema foi...
Escolha uma:
a. terceirização. 
b. prototipação.
c. desenvolvimento pelo usuário final.
d. pacote de software aplicativo.
Feedback
Sua resposta está correta.
Levando-se em conta que há um suporte técnico disponível para a equipe interna, podemos supor a existência de um contrato de prestação de serviços, o que é confirmado pela afirmação de que a equipe externa, residente em São Paulo, também é responsável por novas demandas sobre o sistema. A relação entre usuários e equipe técnica também confirma o método, já que eles só se relacionam no início do desenvolvimento, para repasse dos requisitos, e após a implantação, para validação, ajustes e novas demandas.
A resposta correta é: terceirização..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
3

Outros materiais