Buscar

HISTÓRIA DA MÍDIA 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709451884)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A comunicação escrita acompanha a história das civilizações. Uma das técnicas que o homem desenvolveu para expressar seu pensamento foi a ESCRITA CUNEIFORME. Marque a alternativa correta a respeito da escrita cuneiforme.
		
	
	Também chamada de inscrições rupestres, a escrita cuneiforme eram pinturas quase sempre de animais deixadas nas paredes das cavernas e grutas.
	 
	Era a escrita registrada em placas de argila que depois secavam. Os regIstros eram feitos com objetos pontiaguados de forma triangular.
	
	Eram livros escritos por monges que durante a idade média se dedicavam a copiar livros e documentos.
	
	Eram registros produzidos em folhas molhadas e sobrepostas e depois se desfiavam as fibras internas.
	
	Eram registros feitos em couro curtido e guardados em rolo.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709462607)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a única alternativa verdadeira.
		
	
	d) As atas eram distribuídas em português e espanhol por todo o império. Elas serviam como fonte de informação, tal como os jornais da atualidade. Para isso, valia-se do sistema de correio e internet, introduzido pelo imperador Augusto.
	 
	c) Os gregos passaram a dar atenção às retóricas e, até o século III, a.C., a biblioteca de Alexandria concentrava os conhecimentos que chegavam ao Ocidente vindos do Oriente, traduzindo-se tudo para o grego e o latim. Os copistas eram responsáveis pela tradução desse conteúdo em pergaminho para posterior distribuição.
	
	e) A transmissão de informações e de comunicação para várias pessoas foi-se instalando ao longo dos séculos, até que se encontrou uma forma mais rápida e lenta ao mesmo tempo, porque as pessoas não queriam desenvolver o sentido da descoberta e da evolução, travando assim um avanço tecnológico.
	
	a) A raça animal e a raça humana sempre procuraram se comunicar através da escritas e transmitir informações de um para o outro. As antigas pinturas rupestres e as escritas cuneiformes demonstravam a tentativa de registrar acontecimentos e, sobretudo, contar a outras pessoas fatos que se ligam à vida daqueles que registravam e daqueles que liam essas informações orais e pictográficas.
	
	b) Com o início das civilizações, também temos o início dos processos de comunicação social, ¿ entendido como o processo de comunicação em sociedade, normalmente para um grupo de grande de admiradores da leitura e escrita, que geralmente usava dispositivos técnicos e mecânicos para o aprendizado desta comunicação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708472169)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, foi determinante para o surgimento da imprensa no país. Qual foi o primeiro jornal a circular de forma clandetisna pelo Brasil?
		
	
	Jornal de Portugal
	
	Gazeta do Rio de Janeiro
	
	O Independente
	 
	Correio Braziliense
	
	Os Brasileiros
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708472379)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre muitas discussões sobre o primeiro jornal impresso com periodicidade regular, sabe-se que, nesse primeiro momento, os jornais apresentaram-se numa fase de Imprensa Literária. Existia uma linguagem literária que, levando em conta uma certa concepção de mundo, preconizava:
		
	 
	Uma cultura de leitura e escrita da época.
	
	A primazia da imagem.
	
	A não informação dos acontecimentos.
	
	Ausência de narração dos fatos.
	
	Uma cultura atemporal.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201708525742)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O jornal Correio Braziliense mantinha os brasileiros informados sobre o que acontecia no mundo chamando a atenção do público para os ideais liberais. Suas páginas traziam críticas às autoridades portuguesas, aos monopólios e à administração pública. O Correio Braziliense defendia a monarquia constitucional inglesa como um modelo de governo mais eficiente para o Brasil. Com base nas informações acima, marque a opção que apresenta o fato da história política brasileira no qual a participação do Correio Braziliense se fez marcante:
		
	
	Proclamação da República do Brasil
	
	Campanha "Diretas Já""
	 
	Proclamação da Independência do Brasil
	
	Descobrimento do Brasil
	
	Golpe Militar de 1964
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709031241)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O século XIX é de profundas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais. Regido pelos ideais franceses de liberdade, igualdade e fraternidade, o homem moderno vê nesse período a consolidação não só do pensamento científico, mas da
		
	
	Teoria da mídia
	
	Cinematografia digital
	
	Fotografia digital
	
	Cibernética
	 
	Cultura de massas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201708679321)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A comunicação social contemporânea compõe parte substancial de um processo de globalização. Este fenômeno tem sido objeto de definições tais como "partilha democrática e generalizada de informações". A este respeito, aponte, entre as proposições abaixo, qual constitui um paradoxo:
		
	
	a nova mídia mundial é onipresente, permitindo a produção e a circulação de informações para todas as classes sociais, economicamente favorecidas ou não;
	
	a comunicação universal, à qual a globalização em última análise remete, resulta sobretudo de uma concentração de mercados, entre eles, o financeiro;
	
	fenômeno maior dos últimos anos do século XX, a mundialização muito deve ao desenvolvimento da tecnologia de redes, mais conhecida pelo nome de internet.
	 
	em um mundo globalizado, o livre acesso à informação esbarra em obstáculos de monta, tais como as desigualdades sociais ainda existentes em muitos países;
	
	o fenômeno da globalização comunicativa nada mais representa do que a hegemonia mundial de conglomerados de comunicação com sede nos EUA;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709048450)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como observa Vale: "(...) nos anos que seguem a Primeira Guerra Mundial, o consumo sofreu uma queda considerável em grande parte pela emergência de outras formas de comunicação massiva". O período entre guerras é marcado pela:
		
	
	Democratização da imprensa.
	 
	Reconstrução da imprensa.
	
	Fim da imprensa.
	
	Surgimento da imprensa.
	
	Liberdade da imprensa.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201708717987)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para estudarmos a expansão da fotografia devemos levar em conta curiosa história da relação da técnica fotográfica com nosso país. O daguerreótipo também chega ao Brasil em 1839. Antes, porém um nome muito tempo desconhecido fazia experimentos em fotografia. Seu nome era?
		
	 
	Hercule Florence.
	
	Paschoal Segretto
	
	Louis Lumiére
	
	Humberto Mauro
	
	George Eastman
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201708480518)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A fotografia é uma invenção de muitos pesquisadores e cientistas e patenteada posteriormente pelo governo francês. Marque o par em que aparece a dupla responsável pela invenção da fotografia:
		
	
	Wedgwood/ Lumiére
	 
	Niépce/Daguerre
	
	Lumiére/Bazin
	
	Niépce/Lumiére
	
	Daguerre/Lumiére
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando